03 junho 2007

Q.I.E.- Quociente de Inteligência Emocional

Qual é o seu Q.I.E? Pásso a explicar: A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, analisar, avaliar e controlar as emoções de si mesmo, de outro ou de um grupo. Resumidamente, é a habilidade de se auto-conhecer e lidar bem consigo mesmo, lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, como sociais ou profissionais.
Porém para nos conhecermos temos de forçar-nos a sair do modo de piloto automático em que gerimos as nossas vidas. Passar a piloto manual e diminuir a velocidade, travar a fundo para podermos observar tudo o que nos rodeia. Numa condução ao relantie é possivel catalogar os pensamentos, criar uma lista de prioridades das nossas necessidades e objectivos, procurar com método, soluções, deixando para trás indecisões e hesitações.
Mas fundamentalmente há que definir o que nós queremos e o que nos faz sentir bem (o prazer verdadeiro, autentico). Só depois de sabermos qual o caminho a escolher é que podemos depositar todas as nossas energias, na busca do que sonhamos.
Entretanto, para reflectir e analisar, proponho umas caminhadas silênciosas em locais onde o barulho dos carros não nos incomoda. Paisagens com extensos horizontes. Ambientes de ar limpo carregados de iões negativos que nos ajudam a equilibrar e neutralizar a carga positiva dos nossos corpos. Respirem fundo, é importante oxigenar o cerebro para tranquilizar emoções e pensamentos. Deixem-se levar pelo som do vento, do mar..... E focalizem a vossa vida e o que gostariam de mudar nela.
Lembrem-se que somos seres criativos, destinados a nos recriarmos sem cessar a nós próprios e à realidade que nos rodeia. Existe um novo e melhor modelo de existência, um processo de equilibragem que só depende da autodeterminação para criar alterações na nossa vida.

5 comentários:

  1. Rute querida,

    Excelente postagem.
    Com inteligência Emocional podemos tomar as rédeas de nossa vida, sempre procurando pelo Bem Maior e olhando tudo e todos com novas perspectivas.
    Sua dica da caminhada é Maravilhosa!
    Sabe que minha esteira quebrou, e já faz uns 20 dias que estou caminhando cedinho numa praça na esquina da minha casa.
    Vou te falar a verdade, é uma grande terapia.
    É uma praça com muitas árvores e aves, e enquanto caminho minha mente faz grandes reflexões, estou adorando... acho que vou deixar para arrumar a esteira daqui alguns meses.
    Obrigada querida por sua grande ajuda que você sempre deixa no meu espaço através do comentário, estou aprendendo muito contigo.
    Um grande beijo em seu coração!!!

    ResponderEliminar
  2. Rute amiga,

    Acabei de ler sobre a “Inteligência Espiritual”....FANTÁSTICO!!!
    A Inteligência Espiritual (na minha opinião) tem tudo a ver com Integridade.
    Integridade do caráter é a fidelidade à consciência e à sociedade.
    Integridade vem da nossa natureza de que somos seres espirituais.
    Espiritualidade e caráter duvidoso não andam de mãos dadas.
    Infelizmente está faltando muito para o ser humano, principalmente para os brasileiros.
    Um grande beijo em sua ALMA!!!

    ResponderEliminar
  3. Querida Lú,
    faz tempo que não passeio na Praia, era a esse sitio que me referia no texto. O mar possui esses tais iões negativos que neutralizam a carga do stress (positiva). Se juntarmos um menos, com um mais, neutralizamos.

    Mas toda a caminhada é benefica, especialmente no meio de verde (cura) e com sons da natureza. A motrocidade incentiva à reflexão. É bom demais estruturar o plano de vida enquanto caminhamos em frente. Deixa-nos mais seguras e confiantes.

    Fico feliz que tenha gostado das dicas de IE e IS (spiritual intelligence). Há ainda quem diga que há um quociente de inteligência ecológica, leia o que dizem acerca:

    Inteligência Ecológica - O impacto do que consumimos

    Mas esse eu não li. Porém, li um outro que adorei/recomendo:

    Porque nossas escolhas alimentares fazem a diferença

    Beijo em sua alma.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Rute querida,

    Agora entendi!!!
    O Mar nem te falo, como uma boa pisciana e com ascendente também em Peixes, não poderia deixar de AMAR e me sentir muito ligada á ele.
    O Mar para mim desde criança significou muito mais do que brincar na água e nadar.
    Sempre me senti Renovada e Energizada com sua vibração.

    Puxa, sobre consciência ecológica é ótima, vou entrar no link e ler com calma, e depois novamente entro em contato com você para trocarmos idéias.

    Beijos querida e muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá, querida Rute
    Estou já (na atualidade) catalogando uma lista de prioridades... incrível!!!
    E, buscando forças em mim mesmo para canalizar toda minha energia para a realização dos meus sonhos...
    Bjm de paz e obrigada por essa excelente fonte de leitura e reflexão!!!

    ResponderEliminar