02 outubro 2007

SELECÇÃO Comédia da 8ª Festa

A 8ªFesta do cinema francês começa, amanhã, 4ª feira. O preço dos bilhetes é de 3,50 euros. Existe ainda um preço especial de 3 euros para estudantes (menos de 25 anos) e reformados.

Este filme que seleccionei como um dos que quero assistir, vai ser exibido no Cinema S.Jorge, 6ª feira, dia 5 Out, pelas 22.00 horas. Em Coimbra a dia 16, em Faro a dia 24 e no Porto a dia 28 Out.

Sinopse - MAUVAISE FOI:

"Há quase quatro anos que Ismaël e Clara formam um casal feliz e harmonioso. Ismaël é professor de música. Clara trabalha num Centro Médico. Juntos, partilham apenas o melhor. Cada um mora na sua casa e faz a sua vida. Mas Clara é judia e Ismaël é árabe e quando Clara descobre que está grávida, o dia mais feliz das suas vidas vai transformar-se num pesadelo!"

Como é que toda esta harmonia e todo este amor entre pessoas de credos e nacionalidades tão diferentes pode ser afectado quando a sociedade e os familiares não aceitam a união destas duas pessoas?

Parece um filme light, daqueles de sábado à tarde, mas acredito que poderá ser uma comédia brilhante que utiliza o humor como antidoto para a intolerância e para os costumes enraizados.

O realizador, argumentista e actor deste filme é filho de emigrantes marroquinos. De nome Roschdy Zem recebeu em 2006 o prémio de Interpretação Masculina no Festival de Cannes pelo seu papel em Indigènes.

O filme Mauvaise Foi estreou em França em DEZ/2006. Em Portugal vai ser distribuido pela Lusomundo. Não consegui descobrir para que data está prevista a estreia nas salas de cinema portuguesas. No entanto vários filmes desta 8ª Festa (onde podemos assistir às ante-estreias) serão estreados em todas as salas Lusomundo entre Outubro e Dezembro de 2007.
Portanto, não fiquem tristes se falharem a alguma sessão da 8ª Festa. Mas fiquem atentos às estreias Lusomundo até ao final do ano corrente.
Boas pipocas!!

9 comentários:

  1. A Festa do Cinema Francês está mas com um programa distribuido por várias cidades.
    Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Faro e Almada receberão entre os dias 3 e 15 de Outubro alguns dos melhores filmes franceses estreados este ano, mas também obras de referência, ora para um público «mainstream», ora para um público mais exigente... O ciclo pretende abordar todos os géneros e torna-se numa excelente oportunidade para tomar contacto com a cinematografia francesa, uma das mais interessantes do mundo.
    Sexta tou lá

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo complemento de informação Sr.Anónimo.
    Sexta também tou lá. Até já comprei os bilhetes ;-)
    Em breve publicarei mais uma SELECÇÃO do publicarparapartilhar. A próxima é SELECÇÃO Drama.

    ResponderEliminar
  3. Como efectuou comentários sobre videojogos sabia que segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, os videojogos de acção são benéficos para as capacidades espaciais femininas, tidas como inferiores às masculinas. Tal, dizem os cientistas, deve-se à maior dificuldade que as mulheres têm em alternarem a sua atenção entre vários objectos.

    O estudo mostra que depois de algumas horas de jogo, os genes que produzem os neurónios responsáveis por esta funcionalidade são activados e que o efeito se mantém durante meses.

    Trocando por miúdos, as gamers terão mais propensão para geometria, leitura de mapas e interpretação de desenhos técnicos

    ResponderEliminar
  4. Não esquecer que em Outubro, o mundo e o documentário voltam a passar por Lisboa...
    www.doclisboa.org

    ResponderEliminar
  5. Não sabia desse estudo da universidade de Toronto mas já tinha reparado que as consolas alteraram algumas capacidades em mim.
    E já sabia que saiu uma PS3 mais barata? Menos 100 euros!!

    ResponderEliminar
  6. A PS3 de 40 GB tem menos 20 GB do que a actual e não dará para jogar os jogos da PS2. Estará à venda a partir de hoje por 399 euros.

    A de 60 GB também baixou de preço. Passará a custar 499 euros sem extras.

    ResponderEliminar
  7. Rute, te adicionei sim, só que no meu outro Blog, o Porto Feminino (www.portofeminino.blogspot.com). Achei que tinha mais coisa em comum com aquele, do que o Vivendo Verde. Obrigada pelo interesse. Carolina.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada carolina. Vou visitar teu portofeminino assim que puder.
    Aparece quando puder também.

    ResponderEliminar
  9. MAUVAISE FOI é delicioso! Está super super bem conseguido. As interpretações estão fantásticas.

    Roschdy Zem não só é um excelente realizador como também é um actor de muita qualidade:irrepreensivel no papel de Ismaël.
    Para além da problemática religiões opostas, surge-nos aqui a temática aborto como consequência ao corte forçado desta relação amorosa.

    Mas tudo é apresentado com muita leveza, embora com alguma carga emocional. O humor foi optimammente bem escolhido para nos servir este contraste de tradições. E não posso esquecer a ternura de certas cenas do filme... Puro mel.

    ResponderEliminar