03 junho 2007

Q.I.E.- Quociente de Inteligência Emocional

Qual é o seu Q.I.E? Pásso a explicar: A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber, analisar, avaliar e controlar as emoções de si mesmo, de outro ou de um grupo. Resumidamente, é a habilidade de se auto-conhecer e lidar bem consigo mesmo, lidar bem com os outros, seja nos relacionamentos familiares, como sociais ou profissionais.
Porém para nos conhecermos temos de forçar-nos a sair do modo de piloto automático em que gerimos as nossas vidas. Passar a piloto manual e diminuir a velocidade, travar a fundo para podermos observar tudo o que nos rodeia. Numa condução ao relantie é possivel catalogar os pensamentos, criar uma lista de prioridades das nossas necessidades e objectivos, procurar com método, soluções, deixando para trás indecisões e hesitações.
Mas fundamentalmente há que definir o que nós queremos e o que nos faz sentir bem (o prazer verdadeiro, autentico). Só depois de sabermos qual o caminho a escolher é que podemos depositar todas as nossas energias, na busca do que sonhamos.
Entretanto, para reflectir e analisar, proponho umas caminhadas silênciosas em locais onde o barulho dos carros não nos incomoda. Paisagens com extensos horizontes. Ambientes de ar limpo carregados de iões negativos que nos ajudam a equilibrar e neutralizar a carga positiva dos nossos corpos. Respirem fundo, é importante oxigenar o cerebro para tranquilizar emoções e pensamentos. Deixem-se levar pelo som do vento, do mar..... E focalizem a vossa vida e o que gostariam de mudar nela.
Lembrem-se que somos seres criativos, destinados a nos recriarmos sem cessar a nós próprios e à realidade que nos rodeia. Existe um novo e melhor modelo de existência, um processo de equilibragem que só depende da autodeterminação para criar alterações na nossa vida.