27 fevereiro 2008

ECOMOVE - International Environmental Film Festivals

ECOMOVE internacional,
é uma organização activa, tanto na Alemanha como a nivel internacional, que suporta e promove a media audio-visual ligada a questões ambientais e de desenvolvimento sustentável.


ECOMOVE tem a sua sede em Freiburg (Alemanha) e baseia-se na cooperação de vários festivais internacionais de cinema ambiental. O primeiro proposito da criação desta organização foi utilizar os filmes para fazer passar a mensagem a uma escala mundial.
Assim sendo, fornece a informação necessária às pessoas, por forma a que possam mudar os seus hábitos de acordo com uma consciência mais ecológica e sustentável.

A media audio-visual tem cada vez mais, um papel central na vida de cada um de nós. As imagens determinam, crescentemente, o nosso estilo de vida. Ecomove preocupa-se em apresentar filmes sofisticados, reais e de muita qualidade.


O Ecomove 2001 e 2003 realizou-se em Berlim, 2002 em Joanesburgo e em 2005 em Tokyo. A partir de certa data começou a patrocinar outros festivais em Italia, Polónia, República Checa, Rússia, Eslováquia e Japão. Passou a dedicar-se à mecanica da organização e a facilitar a troca de informação entre os seus membros organizadores de festivais sobre esta temática.

Membros fundadores:
  • EARTH VISION (Japan)

  • EKOFILM (Czech Republic)

  • ENVIROFILM (Slovakia)

  • GREEN VISION (Russia)

  • PUCHALSKI NATURE FILM FESTIVAL (Poland)
  • SONDRIO - INTERN. DOC. FILM FESTIVAL ON PARKS (Italy)


Já no próximo dia 7 de MAR terá lugar o 16º Earth Vision em Tokyo (http://www.earth-vision.jp/). No site oficial é possivel ver a programação e as respectivas sinópses.

No EkoFilm 2007 da República Checa estiveram presentes 2 documentários portugueses já nossos conhecidos:

Ainda há pastores? / Are There Still Any Shephers? - 72´




"A história dum pastor da Serra da Estrela, um rapaz novo numa terra de velhos. Uma aldeia onde não há água canalizada, nem electricidade. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido.Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer.Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para longe de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes.Distantes e próximos.Na sociedade moderna o futuro de Hermínio é inquietante.Até quando o jovem Hermínio será pastor? Até quando estas paisagens manter-se-ão imaculadas?"


Este documentário já passou na televisão portuguesa mas pode agora ser alugado no home video da smartv da clix.


Praia de Monte Gordo / Monte Gordo Beach - 30´



"A vida da Praia de Monte Gordo desde o tempo em que era aglomerado piscatório até aos nossos dias, transformada num local de turismo. Muitos hábitos mudaram. Uns por força da necessidade de mão de obra para construir os empreendimentos hoteleiros, outros por motivo de escassez de peixe naquelas águas. O Algarve já não é o que era. Mudou a paisagem, mudaram os barcos tipicos, mudaram as gentes... Tudo mudou... "

Este documentário foi exibido no DocLisboa 2007 e na mostra PANORAMA 2008.



Em Portugal também já existem uns quantos festivais sobre o tema ambiente e ecologia mas não fazem parte da organização internacional ECOMOVE.

O Festroia - Festival Intern. de Cinema, por exemplo, tem uma secção intitulada "O HOMEM E A NATUREZA" dentro da área competitiva. Convido a visitarem o site ( http://www.festroia.pt/) e a assistirem aos filmes do festival de 6 a 15 Junho.

Aqui fica a ideia: organizar um fim-de-semana em Setúbal, ir à praia a Troia e assistir ao festival ao entardecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário