21 março 2008

PRENSA DE BRIQUETES para recuperadores de calor

Ainda ando a "carburar" sobre este assunto, mas vou já dar-vos uma introdução a respeito deste tema:

Uma amiga minha, a Beatrice da Energialivre.com.pt, enviou-me um mail intitulado "50 PEQUENAS ACÇÕES PARA PROTEGER O AMBIENTE"...Mail esse que me deixou a pensar... (aliás, tudo, em mim, funciona como pedra de toque).


Algures no meio das 50 pequenas acções falava em reciclar papel através do fabrico de briquetes para lareiras e recuperadores de calor. Naveguei na net, telefonei para uma ou duas lojas de venda de lareiras à procura desta Prensa para Briquetes e fiquei altamente frustrada por chegar à conclusão que em Portugal já não se vende nada disto. O Miguel ainda sugeriu passarmos com o carro por cima da biomassa para compactar (ahahahah).


Consequentemente, lá fui eu, procurar em Inglês e em Francês na internet: "Newspaper Briquette Maker" e "Frabriquez vos propres briquete pour la cheminée". Acredito que se soubesse falar Alemão ou Chinês encontraria algo mais.

Resumindo, encontrei a tal prensa. Com portes de envio fica em 50 euros (ira!!). Sai cáro ser ecológica.

Aqui na foto, os briquetes são apenas de papel de jornal. Mas de preferência convém fazer briquetes mais elaborados. Tudo começa com papel cortado, de molho em água. Quando já estiver pápa, junta-se, serradura e aparas de madeira, folhas secas de jardim, agulhas de pinheiro e folhas de eucalipto secas, para dar cheiro ao queimar... Tudo migadinho.


Por fim é só colocar a massa na prensa, comprimir, e tirar os tijolos que serão postos ao sol a secar.

É uma óptima maneira de aproveitar as toneladas de jornais gratuitos que invadem a nossa caixa de correio diariamente. Ou de aproveitar o lixo do nosso escritório :-)) E esta hein?????

Estes briquetes funcionam melhor em lareiras fechadas com recuperados, para não largar fumo. Não é aconselhável utilizá-los em churrasqueiras. São passiveis de deixar algum gosto desagradável na comida.


Aproveito esta publicação para dar umas ideias... Enquanto utiliza a lareira pode sempre aproveitar o lume para cozinhar qualquer coisa: Umas castanhas assadas com sal embrulhadas em prata; uma batata doce com canela embrulhada em prata; aquecer água em chaleira fechada para chá; assar legumes em papelote, batatas, bananas, etc... Pipocas em tacho de ferro...

Raramente ligo a lareira, mas quando o faço, não desperdiço nada. Até a cinza serve para adubar os canteiros da varanda :-)) Faz-te esperto (a)!!

15 comentários:

  1. Muito bem, boa matéria e uma ótima Páscoa. minha amiga.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada :-)) Beijinhos aí pró Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Oi Gustavo!

    Não sei se já está à venda aí no Brasil.

    Aqui em Portugal já se vendeu faz tempo! Depois a fábrica fechou e neste momento não encontro em lado nenhum :-(

    Só importando.
    Abraço além-mar (como fala uma amiga minha dai).

    ResponderEliminar
  4. Alguém pode informar onde se pode encomendar a tal prensa? Agradeço resposta para afonso2002@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Também procuro em Portugal/Porto esse equipamento de fazer Briquetes, por isso se alguem souber, estou como o Afonso, P.F. enviem-me.
    "carlosstcp@gmail.com"
    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Caso não seja possivel enviar o fornecedor, pelo menos mandem mais fotos desta que assim talvez lá se chegue.
    "carlosstcp@gmail.com"
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Caro Afonso e Rogério,

    Julgo que cá em Portugal, terminaram o fabrico destas prensas de briquetes.

    Procurei em todo o lado e não encontrei.

    No entanto se pesquisarem no google por "Newspaper Briquette Maker" ou "Frabriquez vos propres briquete pour la cheminée", acredito que encontraram sites ingleses ou franceses que vendem esta ferramenta. E provavelmente enviam para Portugal.

    Caso queiram apenas ver imagens, pesquisem no google imagem.

    Um abraço,
    Desejo-lhes sucesso.

    ResponderEliminar
  8. Bom post interessante. Veja o blog http://aquecimentosalamandras.blogspot.com/ informação acerca dos pellets

    ResponderEliminar
  9. UAU!
    Mil agradecimentos pela informação.
    Deixo aqui no post o link directo para quem precisar :)
    http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=219495-C474

    Fiquei super contente com a novidade!
    Abraço,
    Rute

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, Rute!! Faço parte de uma associaçao de catadores e procuro uma maneira de agregar um melhor valor aos jornais que coletamos. Voce conseguiu a briqueteira.Por favor me ajude. Grato!!
      Antonio Marcos

      Eliminar
    2. Olá António Marcos,
      sim, eu consegui a briqueteira aqui em Portugal. Você é de onde?
      Veja neste link: Compressor de Papel - Briquetes
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  10. sou serralheiro e estou a pensar em fazer uma prensa de forma a fazer briquetes quer seja de papel ou de serradura o projecto ja esta na cabeça se por acaso os resultados forem bons deixo aqui a minha esperiencia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A Alves, aguardo os resultados da prensa de madeira. Tudo o que é criação original é muito bem vinda aqui no PublicarParaPartilhar. Abraço.

      Eliminar