27 abril 2008

NOVO CINEMA ROMENO - Homenagem IndieLisboa 2008 - Secção Heroi Independente

Em cada edição do festival é prestada uma pequena homenagem, com a apresentação da retrospectiva da obra de uma personalidade desde sempre associada ao cinema independente, que poderá ser um cineasta, actor/actriz, produtor ou outro.

Este ano (2008), o Indie dedica a secção Heroi Independente aos realizadores JOHNNIE TO (Hong Kong) e JOSÉ LUIS GUERÍN (Barcelona). E ainda, ao NOVO CINEMA ROMENO.


Em 2007 foi homenageado SHINJI AOYAMA (Japão) e o NOVO CINEMA ALEMÃO.


Em 2006, os realizadores Michael Glawogger (Áustria), Jay Rosenblatt (EUA), Nobuhiro Suwa (Japão) e Edgar Pêra (o 1º heroi independente português que o Indie presta homenagem).


Em 2005, JIA ZHANG-KE (China) e o NOVO CINEMA ARGENTINO.


Em 2004, homenagearam o Festival de Cinema de Sundance (o maior festival de filmes independentes dos EUA criado em 1978 como U.S. Film Festival.

Paralelamente, em 1985, nasceu a Fundação Sundance pela mão de Robert Redford, com o intuito de ajudar novos cineastas dirigindo o U.S. Film Festival para produções independentes, adoptando o nome de SUNDANCE FILM FESTIVAL).



Mas vamos voltar ao proposito deste artigo: O NOVO CINEMA ROMENO. Quem é que não viu 4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/11/4-meses-3-semanas-e-2-dias.html, ou 12:08 A ESTE DE BUCARESTE http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/12/1208-este-de-bucareste.html, A MORTE DO SR. LAZARESCU ou CALIFORNIA DREAMIN (endless)?



Estes são 4 bons filmes de cinema romeno, aclamados pela crítica e premiados pelos melhores festivais de cinema internacional. 4 nomes de referência do panorama Romeno: CRISTIAN MUNGIU (40 anos), CORNELIU PORUMBOIU (33 anos), CRISTI PUIU (41 anos) e CRISTIAN NEMESCU (morreu com 27 anos em 2006).


Porém não são estas longas metragens que poderá assistir no IndieLisboa 2008. O que o Indie oferece é uma retrospectiva da obra destes realizadores, argumentistas e produtores dos seus próprios filmes. Com maior número de curtas, uma vez que em alguns casos, a sua filmografia apresenta apenas 1 longa.


Se não viu as longas que eu referi uns parágrafos em cima, pode alugar os que já sairam para dvd, ou no caso do CALIFORNIA DREAMIN http://www.californiadreaminnesfarsit.ro/, assistir no cinema Nimas, esta semana, até dia 1 Maio.


Aviso já que é um filme extremamente longo de 2 horas e meia!!Um disparate! Só porque o realizador morreu sem terminar o filme não quer dizer que os espectadores tenham de levar com tantas horas de filmagem. A minha opinião é que o filme é bom mas torna-se aborrecido por demorar tanto. E tem partes que conduzem à má disposição pela deslocação excessiva e abrupta da câmara de filmar. No mínimo acho que deviam existir duas versões deste filme baseadas no tamanho: longa e extra-longa.


Voltando a falar no INDIE e na sua programação referente ao NOVO CINEMA ROMENO, destaco o filme OCCIDENT (2002) de Cristian Mungiu, STUFF AND DOUGH (2001) de Cristi Puiu, entre outras curtas de Porumboiu e de Nemescu http://www.indielisboa.com/amit/pt/page.php?55.

Sem comentários:

Enviar um comentário