12 maio 2008

MOCKUMENTÁRIO [REC] - 1º PRÉMIO FANTASPORTO 2008

Mockumentário (também conhecido como pseudo-documentário), é a junção de duas palavras MOCK e DOCUMENTÁRIO. Mock significa simulação, portanto um mockumentário é um documentário simulado para televisão ou para cinema. O mockumentário é-nos apresentado como um documentário da vida real, mas, efectivamente é ficção. Grande parte dos mockumentários são comédias, como BORAT por exemplo. Embora haja também mockumentários mais sérios, como este REC espanhol.

O REC cá em Portugal ganhou o Grande Prémio Melhor Filme Fantasporto 2008 e também o Prémio do Público do mesmo festival que decorreu entre 25 Fev a 9 Mar, já depois de ter angariado prémios na Catalunya - Festival Cine de Sitges e em França - Fantastic´Arts festival of Gérardmer.
Opinião pessoal sobre o filme:

A simulação de realismo está quase perfeita. E digo quase porque não compreendo como é que numa situação de vida ou morte o camaraman continua sempre a filmar sem se sentir incomodado por transportar aquele objecto para todo o lado e nas situações mais estranhas possíveis.

Mas por outro lado o realismo é tanto que o filme não pára de tremer cada vez que o camaraman e a reporter sobem e descem escadas! Só vos digo, acabei o filme com uma valente dor de cabeça por a imagem não parar quieta.

De resto não é um filme previsivel, as situações vão-nos surpreendendo, especialmente as cenas finais em que a luz da câmara deixa de funcionar e vemos as restantes imagens através da visão noturna da câmara de video.

O que já se esperava:

O que já se esperava é que os americanos fossem logo fazer um remake deste REC espanhol. Ah pois é!! Os americanos estão piores que os chineses com esta mania de roubar a ideia aos outros e depois venderem-na com melhor imagem, mais efeitos especiais, com linguagem mais universal, etc etc... Invejosos!! não podem ver nada que também querem logo a mesma coisa. E onde andam os direitos de autor???? Ó faz favor, estes americanos não podem ser multados!!??

Enfim... O REC americano chama-se QUARANTINE e estreia em Outono 2008. Segundo parece é uma cópia fiel do filme espanhol mas começa de maneira diferente: de trás para a frente. Ou seja, no Quarantine entram no edificio já depois do massacre e encontram a câmara de filmar com todo o REC :-)


Aqui ficam alguns videos relacionados:

REC - TRAILER




QUARANTINE - TRAILER




REACÇÃO DO PÚBLICO




VISÃO NOTURNA [REC] - versão italiana


3 comentários:

  1. É um dos filmes que quero ver urgentemente assim que saia no mercado de DVD.

    ResponderEliminar
  2. Quando esse filme vai entrar para DVD no brasil?

    ResponderEliminar
  3. Oi Ricardo.

    No Brasil não sei não. Aqui em Portugal já foi lançado em DVD.

    Faz uma pesquisa rápida no google.

    Como é um filme Europeu julgo que ainda nem estreou nas salas de cinema brasileiras (só em Agosto/08).

    Em contra partida o Quarantine deve de estrear aí, primeiro do que em Portugal. Segundo li, o Quarantine tem data marcada para 5/DEZ/08 nas salas brasileiras.

    Não esquece de comentar aqui quando você assistir ao Quarantine.

    Té mais.

    ResponderEliminar