04 julho 2008

DEHYDRATED CARROT - CARROTE DÉSHYDRATÉ - Cenoura desidratada

Srs e Sras,

apresento-vos a minha nova aquisição
EXCALIBUR Desidratador de Alimentos.
Há que tempos que andáva a namorá-lo. Vi inúmeros sites, comparei preços, marcas, potências, constatei que em Portugal apenas vendem o STOCKLI e decidi-me a importar do Reino Unido: http://www.detoxyourworld.com/acatalog/excalibur_sheet.html

Neste pack o desidratador inclui já 5 folhas para líquidos, caso contrário teria que as pagar à parte, o que tornou o artigo mais económico. Reparem que o preço está em libras. Os custos de expedição são mais 25 £. Apesar de vir do Reino Unido, a entrega foi rápida, numa semana chegou o produto.


Convém avisá-los do seguinte:
O Excalibur é americano. Embora a versão que é vendida em Inglaterra, seja uma versão europeia. Ou seja, como existem voltagens diferentes na América (100 V) e na Europa (220 V) cuidado se decidirem adquirir o Excalibur num site americano.
Mas para além da voltagem temos ainda o problema da tomada de 3 pinos! Dai que mesmo adquirindo o Excalibur na Europa, temos de comprar um adaptador de tomada UK para PT por forma a conseguirmos alimentar o Excalibur com energia eléctrica :-) Um adaptador destes vende-se em qualquer loja de material eléctrico. O meu adaptador custou 1 euro e 40 cêntimos.


Caso compre o Excalibur com voltagem americana, também não há crise. Porém vai ter de adquirir um transformador de corrente. Não pode, de todo, utilizar 220 V num motor de 100 V. A duplicação de voltagem rebentaria com o motor!!

Aqui ficam as fotos da minha primeira experiência:

Estiveram no desidratador desde 00.30 até às 08 da manhã. Portanto levaram 7h 30 m a desidratar. Claro que a primeira providência que tomei, antes de começar a usar o desidratador, foi alterar para tarifa bi-horária. Mas suponho que o consumo seja relativamente aceitável.

Provei a cenoura desidratada e é deliciosa, para além de ter um cheiro intenso e agradável a cenoura fresca (incrível)! De cor e textura bonita esta cenoura desidratada até fica bem para decoração.

Embora o objectivo não seja esse, o da decoração. As ideias começam a surgir na minha cabeça... vou experimentar reduzir a cenoura a pó (farinha) e utilizar em várias confecções como: pão de cenoura, bolo de cenoura, massa fresca de cenoura, etc, uma infinidade de aplicações.

O ideial é utilizar sempre cenoura fesca nos cozinhados mas há confecções que ficam melhores se não tiverem excesso de líquido. Assim como por vezes é preciso engrossar um molho qualquer e podemos usar o pó de cenoura para atingir a consistência necessária, aumentado ao mesmo tempo o sabor.


Para além de todas estas dicas, há um aspecto muito importante para pessoas como eu, que querem cultivar os seus proprios vegetais e que estão sujeitas a excessos de produção agricola. A desidratação é um dos processos mais antigos de conservação. Segundo o manual do Excalibur e outros textos que encontrei na net, os alimentos desidratados aguentam cerca de 2 a 3 anos conservados em recipientes herméticos, guardados em local escuro, seco e fresco.

E já agora vou contar um segredo: Eu não tenho congelador. Ou melhor, tenho, mas está desligado há 1 ano. Porque prefiro produtos frescos e como não cozinho nem carne, nem peixe, o congelador não me faz falta nenhuma.

Muita gente pergunta: E as ervilhas? Como fazes com as ervilhas? Quando não é época delas frescas, utilizo as desidratadas, tal e qual como os feijões. E o gelo? Não uso gelo. Se quero bebidas frescas, refresco no frigorifico. E os gelados? Como muito de vez em quando e prefiro comprar gelados individuais em cafés. Evito os gelados porque são muito calóricos e "gordos". Enfim, são apenas pequenos exemplos.

Convém referir que apesar do processo de desidratação consumir energia, a armazenagem dos produtos desidratados não consome energia nenhuma, enquanto que os congelados sim. E tudo o que é desidratado encolhe e ocupa menos espaço. Depois é só hidratar para voltar ao tamanho normal :-)))))

15 comentários:

  1. Olá, meu nome é Paula e estou procurando comprar um excalibur pequeno. Você importou o seu ou trouxe de lá?
    obrigada pela informação,
    paula

    ResponderEliminar
  2. Olá Paula,

    neste artigo "Cenoura desidratada" eu explico que importei do Reino Unido. Verifique o primeiro paragrafo. Tem lá a informação do site onde eu comprei online.

    Nesse site DetoxYourWorld tem vários tamanhos.

    ResponderEliminar
  3. Ola, tambem ando a ganahar coragem para comprar um desidratador e agora resolvi-me mesmo!

    Acho o site detoxyourworld muito caro em todos os artigos que possui. ja comprei de la muitas coisas mas acabo por descobrir muito mais barato noutros sitios. por ex. esse desidratador que compraste, custa mais barato e alguns sites têm o modelo europeu. é so pedir-lhes.
    ver www.vitalityplus1.com, um dos maiores distribuidores de equipamento deste genero, dos EUA.

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    fui ao site que disseste Vitalityplus1 mas é Americano. Eles enviam para Portugal? Os portes não são elevados?

    Estáva interessada em adquir um germinador (EasyGreen)...

    Quanto ao Excalibur, efectivamente, vi preços em Dolares mais baixos, mas na Europa onde encontrei mais barato e com 5 folhas incluidas, foi no DetoxYourWorld (era uma promoção na altura).

    Não nos podemos esquecer que a oscilação do câmbio tem sempre influência.

    ResponderEliminar
  5. Também tenho um desidratador, comprei há muitos anos, nos EUA, para o usar, antes de o ligar à tomada, ligo-o a um conversor de 110V para 220V, na altura não encontrei no UK.
    Já há algum tempo que não o ligo, gosto muito de maça desidratada, banana, as ervas ficam óptimas. Cenoura nunca desidratei mas acho que o vou ligar por estes dias...

    ResponderEliminar
  6. Não sei se já o fizeste, mas podes visitar a label Desidratador/Dehydrateur para verificares os alimentos que desidrato e as utilizações que lhe dou.

    A última utilização que lhe dei foi para desidratar uvas. Trouxe do meu terreno umas uvas que estavam a secar, penduradas, desde SET/08 e apliquei-lhes uma desidratação mais intensa para poder guardar.

    Foi com elas que fiz o "teu" pão da avó.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Rute!

    Chegou o meu desidratador!! Se quiseres por a informaçao no teu blog para quem o quiser comprar, digo que comprei o modelo de portugal, no efeito verde e foram impecaveis. Comprei ontem e fiz transferencia bancaria e chegou agora mesmo. Ou seja em 24 horas estava ca!

    Hoje ja vou testa lo claro!

    Diz em uma coisa... +e suposto as cenouras ficarem mesmo estaladiças? Ou seja, referes que nao estao completamente estaladiças é isso? Terei entao que deixar mais tempo? É de referir que foi a minha avó que me ofereceu e agora quero lhe dar uma serie de coisas desidratadas para ela comer como snack... em vez de bolachas imaginemos... convem deixar mais ou menos estaladiço??

    Estou mesmo entusiasmada com a minha nova aquisiçao, está a ser uma semana cheia pois onteme xperimentei tambem a minha nova iogurteira!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Bom dia,

    que bom Verdinha, o teu desidratador já ter chegado. O serviço do site efeito verde é mesmo 5 estrelas. Já comprei lá várias coisas.

    Fiquei contente por ti. Sei que deves estar tão entusiasmada como eu costume ficar cada vez que recebo uma máquina nova.

    Quanto à cenoura tudo depende para que a queres desidratada. Ou seja, se queres inteira para juntar a jardineiras ou sopas, se queres em flocos para o pão, ou se a queres em pó para massas frescas ou refogados, sopas já trituradas, etc...

    As minhas cenouras desidratadas têm aguentado, em frasco, desde o ano passado. O importante é não estarem humidas porque caso contrario apodrecem.

    Se estiverem extremamente secas vais conseguir reduzi-las a pó, mas se estiverem secas q.b. vais obter granulado. No entanto podem estar suficientemente secas para guardar sem perigo de estragar.

    O proposito de desidratar os alimentos é lidar com duas situações:

    Excesso de produção (época de colheita do alimento);

    E ter o alimento fora de época sem ter de o importar do estrangeiro.

    Eu costumo sempre ver a nacionalidade dos produtos. Evito alimentos estrangeiros quando tenho alternativa nacional.

    Beijinhos. Fico à espera de mais noticias entusiasmantes e de um blog da Verdinha :-))

    ResponderEliminar
  9. ola, como vai?
    esse desidratador tem alguma diferença do nacional?
    ou e a mesma coisa. obrigado

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa noite. Vou bem obrigada.

    Vou sugerir o seguinte, senão se importa:

    Click na etiqueta deste artigo, no rodapé do artigo, onde diz Tema: Desidratador.

    Entretanto irá aparecer todos os artigos relacionados com o tema.

    Nos artigos com mais comentários encontrará várias perguntas e respostas à cerca da comparação Excalibur e desidratador vendido em Portugal (q não é produto nacional, simplesmente tem representação cá).

    Se após ler todos os comentários ainda lhe restarem dúvidas terei o maior prazer em responder.

    Cumprimentos. Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  11. Olá, Estou no Brasil, e gostaria de saber se existe alguma empresa que á vende a cenoura desidratada.

    ResponderEliminar
  12. Olá Paulo,
    eu estou em Portugal.
    Mas pesquisei no google para vc e encontrei este link:
    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/farinha-de-cenoura-mhs-200mg-farinha-de-cenoura-NBUPJEJPJP#rmcl

    Quando quiser buscar por algum fruto ou vegetal desidratado, procure por farinha de...
    Abraço além-mar,
    Rute

    ResponderEliminar
  13. OI... Acabo de receber um dos EUA.. MAs liquei ele utilizando um transformador que sai 127 e ele e 110v!

    So sei que o liguei e começou a sair um chheirinho de queimado, um pouquinho só , mas que me preocupou... PAreceia inicio daquela queimação que dá nso eletronicios antes de quimar os circuitos!!!

    Que ahca?
    O Seu, ao ligar sai esse ''cheirinho'' - é normal?

    o Meu modelo é o 3900 com Timer!

    Obrigado, espero sua resposta, pois quero usa-lo o mais rapido... A familia ta 'cobrando'',!RSR!

    AH< ADOREI SUAS DICAS DE DESIDRATAÇÂO,.. queria mesmo saber da onde as tirou,.. deves ter umas boas pesquisas feitas...

    ResponderEliminar
  14. Oi Yuri,
    do meu desidratador não sai cheiro a queimado não.
    Talvez esse transformador não seja apropriado.
    Grande parte de minhas dicas são originais, não tirei elas de lado nenhum, foi pura criatividade.
    Abraço.
    Rute

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Podem adquirir o desidratador Excalibur na nossa página online e com portes grátis em:

    www.brincoloica.com

    Cumprimentos

    Nuno Pascoal

    ResponderEliminar