21 julho 2008

Pimento, Pêra, Kiwi, Manga e Iogurte Desidratado

O objectivo principal era desidratar pimentos. No entanto, para utilizar o desidratador na sua máxima capacidade, comecei a olhar em redor e verifiquei q os Kiwis começavam a ficar maduros demais e podiam apodrecer, e assim sucessivamente para a Manga.
O iogurte foi para experimentar o que eu tinha visto numa pág da net.
Os pimentos e o iogurte demoraram... imenso!
Para a próxima corto os pimentos em pedacinhos mais pequenos.
E as colheradas de iogurte podem ser também menos cheias.

As frutas ficaram maravilhosas. Este mix é super tropical.
É um snack guloso e altamente saudável.

O iogurte desidratado foi uma grande descoberta!!
Identico aos Sugus de fruta é um "caramelo" de soja com um sabor intenso a morango.
Mas 1 iogurte da Alpro (125 gr) só deu para esta quantidade.
Há que pôr o cérebro a funcionar para encontrar uma maneira mais economica de confeccionar estes "caramelos" de soja :-))

15 comentários:

  1. Olá:)
    E que tal aproveitares o teu desidratador para as amoras, já que o campo está cheio delas:)? Olha que ter amoras secas para comer no Inverno deve ser um luxo...;)

    Já fiz caramelos mas não foram de soja. Juntei agar-agar numa concentração tipo 10x a recomendada com calda de uma lata de pêssego enlatado, pus num tabuleiro e passado um bocado tinha gomas. nem foram ao frigorífico. Mas são para consumir na altura. Ficam pegajosas, por isso podem-se servir na ponta de um palito ou envolvidas em amêndoa picada fininha. Podes tentar substituir a calda de pêssego por outra coisa qualquer.
    Se quiseres tenho mais receitas para partilhar, escreve-me para miranda_oh@hotmail.com

    abraço grandeee*************

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Já te enviei um mail...

    Quanto às amoras, sim, já pensei nisso. Tenho de experimentar.

    Mas antes tenho de plantar umas amoras silvestres no meu terreno para ter amoras à borlix. Porque isto de comprar amoras biologicas e depois desidratá-las, sai muito cáro!

    Mas posso sempre fazer uma pequena experiência :-)))

    Quanto às receitas com agar-agar, venham elas, venham elas. Tenho a alga quase a passar de prazo e não sei o que lhe fazer!! Vou testar as gomas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Ola!!

    dei com este blog maravilhoso hoje de manha e ainda nao consegui sair :)

    Confesso que me virei a pouco tempo para a questao da comida saudavel mas ando em novas experinecias e estou a gostar muito! O teu blog vem ajudar imenso :)

    Adoreo o desidratador... mas nao sei se arrisco mandar vir de outro pais... e se depois nao é o modelo europeu? E com pagemnetos para converter em euros na deu problemas?
    E o manual vir em ingles... aiaiai.
    Tambem ja vi o tal redondo que se vende em portugal mas nao tras as tais folhas que falas.... sao essenciais?? Servem para que? E onde posso compra las a parte...??

    Beijinhos!! E muitos parabens pelo blog :)

    ResponderEliminar
  4. Ahh... agora ao ler o teu post novamente lembrei me... se um iogurte so deu para essa quantidade a desidratar, porque nao fazer primeiro iogurte em casa, usando 1 litro de leite com um iogurte, e depois entao colocar a desidratar?? Rendia muito mais e saia mais baratinho :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Verdinha,

    obrigada pelas tuas palavras em relação ao meu blog.

    Quanto ao desidratador, só faz sentido comprares um muito grande se tiveres alguma quintinha ou alguém que te costume dar muita quantidade de produtos. Caso contrário, acho que podes adquirir o desidratdaor circular que vendem em Portugal.

    Eu optei pelo excalibur porque pretendo cultivar no meu terreno e provavelmente haverá anos em que tenha excesso de produção.

    Adoro o meu desidratador mas confesso que por vezes é cansativo preparar tantos ingredientes para desidratar. Se "ele" for mais pequeno, não cansa tanto.

    Claro que eu podia não ocupar todo o espaço, mas dá-me pena gastar electricidade só para metade dos tabuleiros.

    Com o circular podes retirar tabuleiros, julgo eu. Pois a estrutura exterior do desidratador circular são os próprios tabuleiros. Enquanto que o meu, tem uma estrutura lateral e os tabuleiros são interiores. Mesmo que retire os tabuleiros, não diminuo espaço.

    Aqui fica uma ideia. Se precisares de esclarecer mais dúvidas, estás à vontade.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Rute muito obrigada pela disponibilidade!

    Quanto ao blog ainda hoje fui comprar umas coisinhas novas para experimentar... nomeadamente tive com a quinoa na mao e fiquei em duvida... pois nao sei exactamente o que é, mas vou ler bem os teus posts para saber :)

    Sim tens razao quanto ao desidratador, mas tudo o que li diz que o excalibur é o melhor... :-S

    Neste site estao tao baratos, porque será???

    http://www.vitalityplus1.com/product_info.php?products_id=21

    Ou seja estao mais baratos que o tal redondo mais pequeno... nao é??

    So mais uma questao... as tais folhas que falas... sao essenciais? è que o tal redondo que se vende por cá nao as tras... nem sei como as adquirir depois...

    Beijinhos e obrigado mais uma vez!!

    ResponderEliminar
  7. Verdinha,

    demorei a responder porque não encontro um site que queria deixar aqui como link para tu verificares tudo o que é possivel fazer com um desidratador.

    Claro que um desidrator serve para secar alimentos, mas não só. E mesmo dentro da desidratação encontras umas surpresas agradáveis, como por exemplo:

    Fruit rolls (feitos com puré de fruta)

    Vegetable rolls (feitos com puré de vegetais. Por ex: é possivel teres concentrado de tomate seco, tipo polpa de tomate para refogados)

    Jerkly (são tipo carne/peixe seco, mas podes fazer Jerkly vegetariano)

    O meu Excalibur tem ainda a possibilidade de fazer iogurte ou levedar pão (mantendo uma atmosfera para a fermentação).

    As folhas servem para desidratar liquidos. O Stockli que é vendido em Portugal não sei se dá para tudo isto. Nem sei se necessita das folhas, mas penso que sim, que precisa.

    Quanto aos varios valores (euros, libras e dolares) que encontrarás vê os comentários do post das cenouras desidratadas, por favor.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Bem, nao sabia que dava para desidratar tanta coisa!! Dai serem preciso as folhas, agora ja entendi... Obrigado :)
    acho mesmo um bom investimento... sem duvida alguma.

    O que se vende ca em portugal nao as tras e nem sei depois onde as adquirir!!

    E neste tal site, eles nao dao a informaçao, se vem com folhas ou nao... nada...

    http://www.vitalityplus1.com/product_info.php?products_id=21


    Vou continuar a pesquisar e quando me decidir venho dizer te :) Muito obrigado pela ajuda!

    Beijinho!!

    ResponderEliminar
  9. Olá novamente :) :)

    Venho aqui dizer que me decidi pelo modelo que vendem em portugal... é mais simples e o efeito sera o mesmo espero...

    O unico senao é nao venderem as folhas teflex... mas em resposta disseram me que posso usar folhas de couve para desidratar os tais paes, etc... É verdade??

    desculpa tanta pergunta mas vejo que sabes imenso sobre o assunto e tudo isto para mim é novidade!

    E como depois nao consigo encontrar onde comprar essas tais folhas... se as de couve servirem mesmo... :)

    deixo aqui o link onde dizem isso... para o caso de quererem ver.

    Beijinhos!!

    http://pt.efeitoverde.com/Product-197-Desidratador.html

    ResponderEliminar
  10. Olááá!

    Acho que fazes bem em comprar o modelo que vendem em Portugal.

    Quanto às folhas de couve, já tinha lido essa resposta no site efeito verde.

    De qq das formas, informo, que também já vi utilizarem papel vegetal daquele que se usa para forrar formas.

    É importante saberes isto porque as folhas de couve podem largar paladar aos desidratados.

    Entretanto como ficou a compota de abóbora MFP?

    Vê se não desapareces! Não tens um blog onde eu te possa visitar? Podias criar um para publicares as tuas aventuras com o desidratador :-)))

    Beijinhos Verdinha. Volta sempre e estou sempre às ordens para questões.

    ResponderEliminar
  11. Rute obrigado :)

    Nao desapareço, ando sempre a visitar o teu blog!

    A compota ficou optima!! Adorei a textura da abobora ralada! Ja esta no fim :)

    Quanto ao blog ja pensei em criar um... ate comcei mas ainda nao foi para a frente, se for eu aviso ;)
    Por agora o tempo é curto, e sera assim ate meio de abril... depois entao debruço me sobre isso!

    Ah quanto ao desidratador depois venho contar, assim que ele chegar experimento logo umas quantas coisas! essa dica do papel cegtal tambem é boa sim, tenho sempre em casa!
    para mim é dificil ver o que da para usar pois nao conheço essas tais folhas teflex... dai estar sempre a chatear te com tantas perguntas! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  12. Que bom, então fico à espera do teu blog para anexar ao meu blogroll na coluna da direita.

    Entretanto, já que gostaste da compota de abóbora, experimenta a compota de frutos vermelhos que publiquei este mês. É magnifica!

    Podes procurar nas etiquetas por mês (Março), ou por tema (MáqPão).

    Entretanto, não sei se reparaste mas comprei uma maquina nova, um germinador automático. E publiquei o Pão Essênio feito no desidratador, com sementes germinadas no germinador.

    Podes procurar pela etiqueta (EasyGreen Germinator).

    Beijinhos.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  13. Do you have copy writer for so good articles? If so please give me contacts, because this really rocks! :)

    ResponderEliminar
  14. No, I don´t have copy writer. You can take one or two recipies, if you like. Just don´t take them all :)

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,

    Podem adquirir os diversos tipos de desidratadores, desde os mais económicos até aos Excalibur na nossa loja online e com portes grátis para Portugal continental em:

    www.brincoloica.com

    Cumprimentos

    Nuno Pascoal

    ResponderEliminar