02 agosto 2008

Próxima Aquisição

(para quando? não sei)




É esta máquina que ando a namorar agora :-))

A máquina e os seus apetrechos.
Já me estou a imaginar a comprar cereais variados, ou até mesmo a cultivá-los, para poder moer as farinhas em casa. Vida de campo minha gente, vida de campo é o que eu queria ter.

Aos poucos livrei-me dos pacotinhos de 500 gr a 1 kg de farinha. Das imensas embalagens plásticas para deitar no contentor amarelo. Mas quero ir mais além. Continuar a aperfeiçoar a minha auto-suficiência.

Da última vez comprei uma saca de 25 kilos de farinha trigo biológica na Biocoop. Mas o problema é que a farinha tem um prazo de validade bastante limitado. Enquanto que os cereais em grão duram anos e quando são moidos na altura de fazer pão dão um sabor inigualável para além de maior riqueza de nutrientes.


Conforme é referido no site: http://molinosdecereales.com/


"Un grano de cereal puede conservarse durante miles de años manteniendo intactas sus propiedades, no ocurre lo mismo sin embargo con la harina, que en el momento en que entra en contacto con el aire comienza un rápido proceso de oxidación y pérdida de nutrientes. La molienda en molino de piedras, además de conseguir una harina extra fina y esponjosa, llena de sabor, conserva las vitaminas y oligoelementos intactos, pues a diferencia de la harina industrial o la que se hace en casa con cuchilla de metal, ésta no se sobrecalienta."


Apetrechos:


Suporte de madeira para 3 sacos de linho. Ideiais para guardar os cereais. Permite que os cereais respirem e que não sejam atacados pelos insectos.

Peneiras para separar a farinha mais fina da mais grossa (carolo ou farelo)

Pá e tijelas de madeira em estado natural

1 comentário:

  1. Olá, antes de tudo deixe-me dar os parabens pelo seu blog FANTASTICO!!
    Queria perguntar se já adquiriu o moinho de cereais e quanto pagou por ele?...é que moer os meus proprios cereais tambem faz parte de uma das minhas "fantasias"

    Obrigada Fátima

    ResponderEliminar