01 setembro 2008

IOGURTE de soja caseiro


Já há uns anos que faço iogurte de soja caseiro. Desde que comprei a iogurteira vertical no site efeito verde. No entanto, o meu iogurte era demasiadamente liquido e acido. Sendo que por vezes eu cedia à tentação de não o confeccionar e de simplesmente adquiri-lo já feito e com sabores.

Até que tanto pesquisei que descobri uma maneira que resultou espetacularmente. Portanto, aqui estou para partilhar.

Na foto podem ver o leite que uso frequentemente. É um leite de soja biologico, sem sal e sem açucar, completamente natural, sem aroma a baunilha ou a outro, não contém OGM´s, e tem uma diferença relativamente aos restantes leites biologicos do mercado: possui 10% de grão de soja! Enquanto que os outros leites não ultrapassam os 6 ou 7% de grão em 1 litro de leite. Custa 1,65 euros. É importado de Itália. Porém dificilmente conseguirão um leite de soja nacional porque não há cultivo de soja em Portugal :-(


Para fazer iogurte precisamos, para além do leite, de fermento de iogurte e de frutose. A descoberta que fiz está relacionada com a adição de leite de soja em pó que torna o iogurte mais cremoso e encorpado. E parece-me que contribuiu também para iogurte mais doce, porém na 1ªexperiência, aumentei a quantidade de frutose de 1 colher para 2.

O fermento de iogurte podem comprar nos sites da efeitoverde ou do centro vegetariano. Por vezes também se encontra à venda nas lojas Celeiro. Há ainda a possibilidade de fazer iogurte a partir de 1 iogurte natural de soja.


A preparação é facilissima: Amornar 1 litro leite de soja à temperatura 40º, juntar 3 colheres de "sopa" de leite em pó, 2 colheres de "sopa" de frutose, 1 pacote de fermento de iogurte ou 1 iogurte natural de soja. Misturar bem dentro do copo da iogurteira. Deixar a iogurteira ligada pelo menos durante 12 horas.

Até 3 dias mais tarde, pode ainda, reutilizar uma parte do iogurte confeccionado para fazer mais 1 litro de iogurte caseiro. É só seguir a receita e substituir o fermento por iogurte. E assim sucessivamente até 20 ou 30 vezes. Reutilize a sua cultura de bacterias para fazer mais e mais iogurte sem cessar.


Falta-me ainda tentar fazer iogurte a partir de leite de soja caseiro. Já tentei duas vezes mas não correu bem. Isto antes de descobrir o efeito da adição de leite em pó.

Entretanto li na net que para adicionar cálcio ao leite de soja caseiro, posso juntar uma colher de alga Kombu em pó. Assim como para o tornar mais espesso posso adicionar uns bagos de arroz aos grãos de soja. Essa será a próxima aventura: iogurte caseiro, de leite de soja caseiro, enriquecido com cálcio de alga Kombu ;-)))

Será que...se...eu fizer leite de amêndoa e juntar leite em pó de soja obtenho iogurtes de soja com sabor a amêndoa???? Ui...esta cabeça não pára!!! Às vezes até doi de tanto pensar LOLOLOL

14 comentários:

  1. eu tambem faço iogurtes em casa:P tens de exprimentar adicionar doce caseiro de qualquer sabor ao iogurte quando o vais comer, é delicioso, beijinhos e parabens pelo blog

    raquel MG

    ResponderEliminar
  2. Sim, com doce é divinal, mas há que ter cuidado com os doces :-)) especialmente se são confeccionados com açucar branco.

    O iogurte também vai bem com mel e frutos secos, ou com cereais de peq almoço.

    Quando era miuda, a minha mãe fazia iogurtes caseiros de leite de vaca. Eu comia-os com açúcar e bolacha maria moida à mão, para que restassem uns bocadinhos maiores para além das migalhinhas.

    Hummm que delicia!!

    Actualmente, evito os excessos caloricos. Prefiro um iogurte com fruta e gelatina ;-). Ou iogurte só por só, sem açucar.

    Esta minha descoberta veio mesmo a calhar: o meu "novo" iogurte de soja não é ácido pelo que não precisa de açucar (já tem frutose incorporada).

    Resultou tão bem que devorámos o litro de iogurte num dia. Mas já está a terminar de fazer outro litro ;-)

    Beijinhos Raquel. Até amanhã na MG.

    ResponderEliminar
  3. Eu também faço leite caseiro (soja, aveia, cevada, arroz, etc...) e leva sempre um bocado de Kombu para dar cálcio, e também sesamo. Já fiz iogurte com fermento de iogurte, e com iogurte natural de soja, mas ficou sempre liquido (igual ao leite). Já desisti de fazer porque não ficam grossos. Experimentei com leite de vaca e ficou grosso, por isso não é mal da maquina. Acho que é mesmo do leite caseiro (que não tem espessantes, reguladores de acides, nem nada dessas coisas). Será que o vosso funciona por ter frutose? Açucar amarelo ou castanho será que faz o mesmo efeito?
    Obrigada por partilharem.
    Guida

    ResponderEliminar
  4. Olá Lukara,

    desde este post já "evolui" um bocadinho na confecção de iogurte caseiro de soja. Agora até já nem utilizo a iogurteira, faço pelo processo artesanal e sem leite em pó.

    Vê nesta etiqueta:
    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/search/label/IOGURTE%2FYogurt

    Mais especificamente neste link:
    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/04/iogurte-de-soja-solar.html

    O que me parece é que o leite caseiro não tem tanta proteina como este de compra. Tudo se resume à percentagem de proteina que tem de ser elevada. Pois já fiz com outros leites de compra e não resultou bem.

    Beijinhos,
    volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. ola,sou vegetariana e estou em processo de me tornar vegana.Estou sempre buscando receitas e modificando; o mais dificil e substituir os ovos.Amei seu blog,e serei seguidora fiel.Muito grata por partilhar suas experiencias e tornar as minhas mais faceis...abraços

    ResponderEliminar
  6. Olá Diana,
    obrigada por ter deixado seu comentário.
    Gosto muito de receber comentários de visitas "novas".
    Pelo que vejo... está em vista a criação de um blog "ArtePaixão", certo?
    Aproveito para convidá-la a entrar na nossa blogagem colectiva que iniciou no passado dia 15 MAR. Deixo o link das regras e dicas, ok:

    Blogagem Colectiva Fases da Vida

    A 2ªvolta é já no próximo dia 15 ABR, com o tema INFÂNCIA.
    Espero por vc lá.
    Abraço,
    Rute

    ResponderEliminar
  7. Adoro tudo que leva soja, mas os comentários que falam em adicionar açúcar proveniente de outras fontes de nada adianta para não engordar. A regra é essa: açúcar é açúcar e engorda se em quantidade, seja mel, frutose, sacarose, glicose...

    Então, aconselho, que utilizem adoçantes como a stévia (tem sabor residual), ciclamatos e sacarinas (podem ir ao fogo), aspartames e acesulfames (se você não quer mais nenhum dos outros)

    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Obrigada pelos conselhos. Eu utilizo açúcar integral. Por vezes mel, outras vezes frutose e também nectar de agave.
      Abraços.
      Rute

      Eliminar
    2. Viva,
      o meu filhote é alérgico à Proteina do Leite de Vaca e tenho de lhe dar iogurtes de soja, no entanto tenho tentado fazer iogurte de leite de soja na iogurteira mas não consigo. Os comprados são um abuso no preço.


      Coloco 1 iogurte e 1 litro de leite mas no fim ele fica todo rachado com soro pelo meio, além disso ficaram com um sabor tipo azedo, picante!- Os de hoje ainda não provei.

      Por exemplo, tentei fazer hoje e passado +-10 horas na iogurteira ele parecia estar consistente, no entanto 1 hora depois comecou a rachar todo e a ficar cheio de soro.

      Tentei com iogurtes da alprosoya e Areaviva(marca do continente).

      Desde já grato pelas possiveis ajudas e parabéns pelo blog,
      Bruno Gonçalves.

      Eliminar
    3. Olá Bruno,
      para além de leite e de iogurte também costumo colocar 1 colher de sopa de frutose, para combater a acidez.

      Aconselho a drenar o iogurte caseiro para retirar o excesso de soro. Utilize um pano fino dentro de um passador de rede, deite o litro de iogurte caseiro e drene dentro do frigorifico durante umas horas.

      O leite de soja que utiliza é areaviva? O melhor leite de soja para fazer iogurtes é o SoyDream (na foto do artigo). No entanto, a embalagem desta marca mudou de formato, apesar de manter a cor verde e o logotipo. Encontra-se à venda no Intermarché.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  8. Bom dia,

    Tenho precisamente o mesmo problema que o Bruno. Ao fazer iogurtes de leite de vaca na máquina de iogurtes fica sempre excelente, mas agora que deixei de beber leite de vaca queria conseguir fazer iogurtes de leite de soja só que já tentei várias vezes e o aspecto final é sempre muito mau: uma massa esponjosa a boiar no frasco e a parte de baixo cheia de líquido transparente/amarelado.
    Tenho experimentado com leite soja da área viva e com um iogurte de soja da alprosoya, juntei também uma colher de amido de milho para engrossar na esperança que não ficasse talhado mas ficou igual às outras vezes. Tenho que experimentar com leite da marca soydream e retirar o excesso de soro do iogurte.
    No entanto reparei que a minha máquina "a sua iogurteira Junex" tem uma lâmpada de 25w enquanto que a máquina à venda no efeito verde tem a potência de 15w... será a temperatura a responsável pelo aspecto final dos meus iogurtes?
    Obrigada pelo blog!
    Joana Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      aconselho a trocar a lâmpada para 15w. E experimente o fermento de iogurte em vez do iogurte da alprosoya. Fermento de iogurte à venda aqui.
      Obrigada pelo feedback.
      Abraço.
      Rute

      Eliminar
  9. Olá Rute, dizes que compras leite de soja importado, sem açúcar e sem sal. Onde é que se vende aqui em Portugal? Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que compra no Intermarché. :) Li nos comentários

      Eliminar