29 setembro 2008

MOSTRA de Cinema Espanhol nas Salas do Campo Pequeno





Este Lisbon Village Festival faz lembrar as bonecas tradicionais russas em que uma desdobra-se em várias, de diferentes tamanhos. Não é que dentro do Village D-Cinema descobri um ciclo de cinema espanhol ??? Pásso ao destaque destes 3 títulos escolhidos por mim:

A MI MADRE LE GUSTAN LAS MUJERES (2003) produção de duas directoras, Daniela Ferjeman e Inés Paris. Uma comédia que retrata o mundo do preconceito no contexto do amor e da familia. Uma mãe de 3 filhas adultas decide por altura do seu aniversário apresentar a sua nova paixão. As filhas entusiasmadas esperam que lhes seja apresentado um homem e qual não é o espanto quando vêem entrar uma pianista tcheca muito mais nova que a mãe.

Acompanhamos todas as fases desta revelação com muita graça: o choque, a interiorização, a aceitação, a revolta, o conformismo, o entendimento e mais tarde a normalização. Embora tenham sido muitas as convulsões, o que é facto é que todas aquelas mulheres precisavam de serem chocalhadas e ganharem coragem para assumir os seus quereres. No entanto, a homossexualidade não se generalizou. Não se trata de tirar toda a gente do armário! Trata-se sim de mostrar que o nosso conformismo na vida é nada mais, nada menos, do que falta de coragem.



SOLDADOS DE SALAMINA (2003) - Um documentario ficcionado de David Trueba, baseado num livro best-seller, descreve a história duma romancista que abandona a sua careira para investigar algo real que aconteceu nos últimos dias da Guerra Civil Espanhola: o escritor Rafael Sánchez Mazas ia ser fuzilado com outros prisioneiros, quando consegue fugir pelo bosque. Mais tarde um soldado encontra-o, mas ajuda-o a escapar. A escritora recompõe as peças dessa história cheia de contradições e personagens enigmáticos. Na sua procura, sem saber, não tenta encontrar só a verdade, mas também a si mesma.






LA VIDA QUE TE ESPERA (2004) é um ódio de familias que se transforma em amor. Sinopse: Na bela Pas Valley, região do Norte da Espanha, Gildo mata seu vizinho Severo, depois de discutirem sobre uma vaca leiteira. Gildo tem duas filhas Val e Genia. Rai o filho da vítima, chega para o funeral do pai, e sente-se atraído por Val, filha do assassino de seu pai. Val começa a encontrar-se com Rai, instruída por seu pai, para descobrir o quanto ele sabe sobre o crime. Rai, por sua vez, também espera descobrir algo através de Val. Mas, aos poucos, as intenções dos dois transformam-se em amor, um amor que é uma ameaça para todos. (Director - Manuel Gutierrez Aragon)


2 comentários:

  1. eu acho que boneca russa és tu, pela diversidade de assuntos e tamanho de posts que nos apresentas. continua!
    beijos

    ResponderEliminar
  2. eh eh eh obrigadinho pelo elogio Ruby ;-)

    A monotonia a mim faz-me comichões.

    Agradeço a visita. É sempre agradável saber que vens cá, lês e aprovas.

    Beijinhos a vocês, Ruby & Marieke.

    ResponderEliminar