06 setembro 2008

(parte 1)Papelão,Embalão,Vidrão, Pilhão,Oleão,Rolhão,Livrão,Electrão

Setembro para mim tornou-se no mês pró árvore. E vocês vão ter de levar comigo! Aguentem-se!! Aqui está mais uma postagem em torno do mesmo assunto:

Nos posts anteriores falei-vos da importância/necessidade de plantar árvores. Hoje vou falar sobre a importância de salvar/preservar árvores e das múltiplas maneiras de atingir este objectivo.

Reutilizar, Reduzir e Reciclar é a essência do procedimento. Uma árvore além de ser uma máquina potente de produzir oxigénio, dá-nos ainda 2 coisas preciosas: o papel e a cortiça.

Vamos ao 1ºR...

REUTILIZAR o papel antes de o deitar fora é muito importante. Vamos a exemplos:
  • Folhas impressas num só lado é um desperdicio terrivel. Se tem imensas folhas impressas numa só página, vire ao contrário e utilize-as para bloco de notas, ou para os seus filhos fazerem desenhos, pinturas ou dobragens, ou para imprimir documentos sem importância contabilistica.

  • Jornais velhos servem para imensas coisas. Se precisa de lavar vidros em vez de panos, utilize jornais e liquido para vidros. Não se preocupe que as letras do jornal não pegam ao vidro.

  • Sacos de papel que as lojas insistem em dar e que por vezes não temos mesmo outra solução, devem de ser reutilizados umas quantas vezes. Podem ser dobrados e acompanhar-nos às compras para evitar que novos sacos se acumulem em casa. Podem ser alterados e transformarem-se em bonitos embrulhos para prendas (por vezes basta apenas fechar e colocar um lacinho). Podem servir de depositário para o papel com destino à reciclagem (desta forma, o lixo já vai separado e depois é só colocar o saco cheio directamente no contentor azul).

  • Embalagens de cartão dos alimentos dão ordem numa despensa. Recorte, cole, forre e obtenha uma caixa para fazer divisões na sua despesa. Os pacotinhos ou frasquinhos de especiarias arrumados numa caixa, os vários pacotes de farinhas, as leguminosas, etc etc... Ou ainda, pode organizar as suas gavetas com estas divisorias. As caixas forradas com um papel bonito, permitem uma melhor arrumação de cuecas, meias, cintos e lenços.

  • Revistas que você já leu, mas que muita gente pode ainda não ter lido. Pergunte se querem as suas revistas no café perto de si, no cabeleireiro, no ginásio, no consultório médico, nos sitios onde por hábito as pessoas lêem qualquer coisa para se distrairem. Eu faço isso com frequência.

  • Livros escolares só no Livrão! Esta iniciativa nacional de reutilização de livros escolares conta com vários parceiros tais como a CGD, o Pingo Doce e algumas escolas. Descubra como pode ganhar dinheiro com os seus livros escolares ou como pode adquirir livros mais baratos, no site clube dos livros.

  • Outros Livros, deitá-los fora é que não. Dirija-se a uma biblioteca municipal perto de si e ofereça os livros. Ou venda-os numa feira local.
Continua amanhã... (por motivos alheios à minha vontade tenho de terminar aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário