03 setembro 2008

REFLORESTAR é preciso!!!


A falta de consciência das pessoas continua a reinar neste nosso Portugal. A população não está consciente dos problemas, nem consegue estabelecer raciocínios para além da estética e do material.

Alguém sabe para que serve uma árvore????? Para dar frutos, será? Para dar lenha, será? Para embelezar uma paisagem, será?

É para tudo isso e muito mais. Acima de tudo uma árvore é uma máquina potente de produção de oxigénio(O2), utilizando para esse efeito uma matéria prima que existe em quantidades exageradas e prejudiciais no planeta que é o dioxido de carbono (CO2).

O carbono entra constantemente na atmosfera na forma de dióxido de carbono, metano e outros gases: quer pela respiração dos animais, quer pela decomposição de plantas e animais no solo, pela actividade dos vulcões, pela intervenção humana na queima de combustiveis fosseis, produção de cimento ou desflorestamento, quer até pela flatulência libertada pelos animais!!

Ao mesmo tempo, o carbono é removido da atmosfera por plantas verdes, pelos oceanos e de outras maneiras. Esse é o ciclo do carbono. O equilíbrio no ciclo é vital para determinar o clima da Terra.

Dai que ficar triste quando se ouve uma notícia de fogos que assolaram um País, não chega para manter o tal equilibrio tão necessário no ciclo. Ou até mesmo praguejar quando no meio do Verão, uns dias de chuva e vento estragam as suas tão merecidas férias, também não é solução!!

Como deve de imaginar é necessário fazer mais do que só falar falar falar. Claro que é muito bonito numa conversa de café dizer: Ahhh realmente as mudanças climáticas são notórias!! A poluição está incontrolável !! Os governos deviam tomar medidas!!

Então e você??? Sim, eu pergunto? Então e você o que faz para melhorar a poluição, inverter as alterações climáticas e preservar este nosso lindo Portugal??? ...

Eu poderia aqui continuar a apontar o dedo, mas não é este o propósito deste artigo. Eu prefiro mostrar soluções, apresentar alternativas em vez de gastar as minhas energias a repreender alguém.




No seguimento do artigo anterior sobre a iniciativa verde da Pure Portugal Ltd, venho hoje, apresentar mais uma oportunidade de fazer mais pelo ambiente:

Todos nós conhecemos a BP e o seu catálogo de produtos que podemos adquirir com pontos, não é verdade?

Há uns anos atrás isso foi uma febre. As pessoas juntavam pontos na ânsia de adquirir pequenos electrodomésticos, bilhetes grátis para o cinema, hamburgueres no MC Donalds, sei lá mais o quê!

Um consumismo irracional e exarcebado porque às tantas não interessa se precisamos daquele item ou não, simplesmente temos de gastar os pontos.

Como eu sou anti-consumismo e detesto sentir-me presa pelas imposições de marketing de qualquer tipo, descobri uma maneira ecologica de gastar os meus pontos BP.

E aqui fica a ideia para todos aqueles que defendem os mesmo ideais que eu:

A BP em parceria com a ANEFA - Associação Nac. Empresas Florestais sugerem que "Utilize o seu cartão nosPostos BP e plante uma árvore" ou seja, o projecto Pronatura Anefa assegura que por cada 100 pontos, a BP compromete-se a pagar uma árvore que no final de 2008 será plantada pela Anefa, com o objectivo de reflorestar áreas consumidas pelos fogos, em Portugal.


Só para terem uma ideia da quantidade de pessoas que troca pontos por árvores, vou relatar um episódio que se passou comigo:

Há 2 meses atrás, quando troquei pontos por árvores, na BP de Carcavelos, foi algo dificil para o funcionário do posto de abastecimento concretizar a operação. Isto porque até Julho de 2008, nunca ninguém tinha solicitado aquela referência!!


No entanto foi engraçado: Demorou um pouco, começaram a juntarem-se pessoas para pagar mas no fim surpreenderam-me pela positiva. O funcionário, a gerente do posto, e os restantes clientes deram-me os parabéns pela minha iniciativa. Saí com esperança que algum dia alguém fizesse o mesmo que eu fiz.


A esperança é sempre a última a morrer e há quem diga que a esperança é verde (como uma árvore).
Este protocolo assinado entre a BP e a ANEFA data já de 2002. Existem outros parceiros incluidos neste projecto. Desde 2003 que a ANEFA planta árvores e o número tem vindo a crescer, tendo atingido no ano 2007, 55.000 árvores segundo os dados apresentados no site da Associação.

Sem comentários:

Enviar um comentário