19 outubro 2008

FETTUCCINE CASEIRO


INGREDIENTES:
  • 300 gr de Farinha de Milho
  • 100 gr de Farinha de Trigo
  • 4 ovos
  • Sal
  • Um pouco de água

Misturar e amassar todos os ingredientes. Juntar mais farinha de trigo se precisar de elasticidade à medida que vai amassando.

Embrulhar em papel vegetal, colocar dentro de um saco e deixar no frigorifico a descansar 2 horas.

Ao fim desse tempo, retirar para fora, dividir em pequenas bolas e amassar cada uma delas, individualmente, podendo juntar mais farinha de trigo para retirar alguma humidade. Estender e cortar em fitas.

Enquanto isto, colocar uma panela de água ao lume com fio de azeite e sal condimentado (uso este sal pois assim a massa fica mais saborosa). Conforme vai cortando a massa, coza na água a ferver, uma porção de cada vez para não colar uma à outra.

Quando retirar o fettuccine, pásse por água fria, escorra e deixe arrefecer. Costumo fazer uma grande quantidade que guardo no frigorifico para futuras utilizações com legumes salteados na frigideira.

Também dá para congelar mas como eu desliguei propositadamente o meu congelador, no prazo máximo de 1 semana, senão menos, consumimos toda a quantidade em diversas utilizações.

Como exemplo deixo o link duma receita inventada por mim (Tofú com massa gratinada), publicada no site: http://www.leitedesoja.com/Page-10-Receitas-com-tofu.html. Nesta receita substitua o macarrão por fettuccine.

4 comentários:

  1. Hoje tirei um bocadinho para ler o seu blog e até me espantei pela quantidade de textos que publicou depois de ter lido o último sobre chocolate e ainda por cima todos eles tão interessantes e de temas tão diferentes.
    A minha mãe também fazia massa fresca mas nunca aprendi a fazer com ela. Estava a reparar na sua maquineta e fiquei a pensar se ela serve só para cortar fettuccine ou se corta várias medidas à escolha. Sei que a massa fresca tem um sabor delicioso, nada parecido com as que se compram em pacote. Deu-me vontade de experimentar esta sua receita a ver se é fácil... talvez para o próximo fim de semana..
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    Antes de eu ter a máquina já fazia massa fresca com rolo.

    É bastante simples, embora nos tome um bocadinho de tempo. Mas como me divirto imenso na cozinha, não me importo de lá permanecer 1 hora a fazer massa fresca.

    Esta hora gasta na cozinha traduz-se em comida mais saborosa, de qualidade superior, pois utilizo produtos biologicos, maior frescura e menos embalagens.

    Volte sempre.
    Beijinhos.
    P.S.-Também adorei o seu último post sobre o livro de agricultura. Magnifico!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rute!

    Minha nossa, que vou ter que anotar essa receita! Essa massa está com um aspecto delicioso!! E eu adoooro massas.

    Fiquei muito feliz com sua resposta e sua visita ao meu blog :) Que legal que gostou da poesia! Eu escrevo com certa regularidade, questão de sobrevivência, rs... E é ótimo quando alguém se identifica.

    Li todos os posts relacionados a livros que você deixou aqui! Obrigada pela dica! Acho tão legal quando vejo alguém que valoriza tanto a própria cultura, e se interessa pelo que é produzido em escala local. Às vezes, nesse mundão globalizado (e bastante americanizado), é difícil ver isso. E tem um bocado de gente boa com origens aí... Eu também gosto muito de Fernando Pessoa.

    Também adoro literatura brasileira. No momento estou pareando a leitura de Saramago com Guimarães Rosa.

    Você gosta de alguma coisa da literatura daqui?

    Eu sou da região Sudeste do Brasil. Moro no Estado do Espírito Santo. É um belo Estado, com praias bonitas, e montanhas também.

    Abraços além-mar :)

    Milena

    ResponderEliminar
  4. Milena! você voltou que bom!

    Guimarães Rosa? Nunca li nada desse escritor. Me sugere um livro dele para eu começar, por favor.

    Da literatura brasileira conheço a obra de Jorge Amado e de Paulo Coelho.

    Vibrei com "Tereza Baptista cansada de guerra" de Jorge Amado.

    De Paulo Coelho li todos os livros dele até ao Zahir. Apartir desse livro não li mais nenhum.

    Se você gosta de Fernando Pessoa, a convido a visitar estes artigos do meu blog:

    Excerto do Desassossego 1

    Excerto do Desassossego 2

    Peça de Teatro Livro do Desassossego

    Abraço além-mar :)

    ResponderEliminar