11 novembro 2008

COGUMELOS produção caseira

Tem sido divertido ver crescer estes cogumelos Pleurotus Ostreatus (um palavrão muito grande). São comestiveis é claro. Ao prová-los senti um sabor tão fresco como nunca antes tinha comido. Adoro cogumelos mas estava habituada, apenas, ao chamado Cogumelo de París, porém, estes não lhe ficam atrás. Quase que diria que são melhores.

Quem fornece estes kits é uma empresa muito recente: a MyCosNATURA Lda. de João Inácio, doutorado em Microbiologia, diagnóstico e biologia de fungos. Jovem empreendorismo em Portugal. Segundo o que li na imprensa, a MyCosNATURA surgiu como solução ao desemprego. Sai-se da Universidade e vagas no mercado de trabalho não há! Dai que criou o seu próprio posto de trabalho e vai um passo à frente da concorrência (que apenas importa kits) vendendo um produto acessível, de qualidade, com certificação técnica.

Aqui deixo algumas respostas que João Inácio, amavelmente, me deu consoante as perguntas que lhe coloquei:

- Quantas grs dá cada frutificação?

Em todos os nossos testes que fizémos antes de começar a comercializar os kits de produção do cogumelo Pleurotus Ostreatus, verificámos que a produção era, entre 1 e 1,5 kg de cogumelos, distribuídos ao longo de dois a três fluxos de produção (ou colheitas).

Usávamos condições de incubação mais ou menos controladas, conforme indicado nas instruções (em termos de arejamento, luz, temperatura e humidade). Com o começo da "comercialização", em que realmente nas casas das pessoas nem sempre existem as condições mais adequadas de incubação dos kits, verificámos que nem sempre as quantidades produzidas chegam ao kg, ficando algures entre o meio kg e 1 kg.

- É produto biológico?

Na produção destes cogumelos são usados substratos baseados numa mistura de palhas, cereais e água (não leva mais nada, além dos micélios dos cogumelos). Neste momento, não controlamos a origem dos cereais e palhas que usamos (pelo que não são certamente de origem biológica). Mas realmente é nosso objectivo encontrarmos um fornecedor de palhas e cereais de origem biológica, e mais tarde obter a certificação de produto biológico. Mas neste momento ainda não, não dizemos em local algum que os nossos produtos são de origem biológica.

- Só vende kits de Pleurotus Ostreatus?

Começámos com o Pleurorus Ostreatus porque é um cogumelo muito tolerante a várias condições ambientais, que cresce numa grande variedade de substratos. É relativamente fácil de cultivar, pelo que nos pareceu uma boa alternativa para começar.

Entretanto, no nosso laboratório estamos a testar agora a produção de outras espécies de cogumelos, também em formato de kit doméstico: o normal cogumelo branco de Paris, que referiu, mas também de Shiitake, do Pleurotus eryngii, Flammulinavelutipes e Trametes versicolor (para já...). Ainda não temos uma data de lançamento dos novos kits, mas deverá ser no princípio de 2009.

No site http://www.mycosnature.pt/ pode saber mais à cerca desta ideia brilhante, desde outras perguntas habituais, noticias de imprensa, receitas de culinária com cogumelos, preço do kit, custo do envio, meios de pagamento, etc...

Eu aprovo, experimente. Apoie a produção nacional.

17 comentários:

  1. Boa ! fiquei entusiasmado com a ideia. Há muito que penso em cultivar cogumelos, mas como nada percebo disto... não me atrevi Muitos são venenosos...). Agora sim, já sei o que fazer - mandar vir um kit, usar conhecimento e experiência comprovada. E depois... depois de comprar o primeiro kit que faço para continuar a produzir cogumelos? Tenho de continuar a comprar mais kits ou é tipo iogurte - compra-se o primeiro e a partir desse faz-se mais iogurte - ou seja, compra-se o primeiro kit e a partir desse continua-se a produção de mais cogumelos?
    Parabéns a ti Rute cve à empresa que iniciou este projecto.

    ResponderEliminar
  2. Boas, António!

    Respondendo directamente à tua pergunta: Os kits de cogumelos não dão para imensas reproduções sucessivas, "como o iogurte" :-))

    Ao fim de 3 frutificações, dá-se o esgotamento do produto e o interior do saco pode ser decomposto para utilização como fertilizante de jardim.

    Portanto, das duas, uma, ou compras novo kit ou vais a este outro site: http://www.loja.jardicentro.pt/index.php , seleccionas "Cogumelos" na coluna da esquerda, clickas em "Repolga", depois em "Repolga - Pleurotus ostreatus - 1Kg Spawn" e lês as diversas formas de cultivo.

    Pelos vistos é possivel cultivar Pleurotus ostreatus em canteiros :-)) Depois diz-me como correu.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Rute tenho um mas é diferente... sura cerca de 6 meses salvo erro... é um cilindro de esferovite em que se fazem furos e dao imensos cogumelos... entretanto colo ca uns dias no frio... tira-se e volta se a fazer furos e assim sucessivamente... e duram mais tempo que este pelo que me parece! E sao tao bons!!!

    Se estiveres interessada posso dar te o contacto na empresa, sei que enviam para a morada das pessoas, com portes claro! Custa entre 20 a 25 euros, nao sei ao certo pois esta foi oferta :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Verdinha, até estou interessada nesse que tu tens. Porque gostei de produzir cogumelos em casa mas achei que deu pouca produção para o preço que foi.

    Talvez pela época do ano. Não sei o que aconteceu, mas só deu bem bem na 1ªfrutificação, depois foi-se a baixo. E deu-me um trabalhão andar a pulverizar aquilo todos os dias, a várias horas do dia!

    Fico à espera da informação por favor (quando puderes). Obrigada. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde!

    Entao estes sao os que te falo

    http://www.povoasemente.pt/portal/index.php?page=shop.product_details&flypage=shop.flypage&product_id=6&category_id=6&manufacturer_id=0&option=com_virtuemart&Itemid=26

    No entanto ha mais 2 variedades,

    http://www.povoasemente.pt/portal/index.php?page=shop.browse&option=com_virtuemart&Itemid=26

    que ja sao de pulverizar todos os dias como falas, mas tambem ja pensei em adquirir uma de cogumelos paris... Visto que a de pleurotes tambem esta por casa da minha mae.

    O que achas??

    Ah ja confirmei os pleutoros custam 27,50 €

    Os primeiros furos foram feitos em Janeiro, ja deu 3 vezes e uma quarta em que fechamos o buraco que cortamos e ja tinham nascido, e nao é que eles rebentaram por ai novamente!

    Eu acho que depende muito de como seguimos as regras... o meu tio tambem tem um, ignorou a maneira que eles aconselham e nunca fez o tal repouso de os colocar no frio, e ja nao lhe nesceram tao bem... demoram mais tempo no caso dele.

    Estas plantaçoes nunca sao certinhas, mas no geral vai dando e ate ver esta tudo bem com a minha :)

    É suposto durar cerca de 5 meses, veremos, pode ser que dure mais!

    Mas se lhes pedires informaçoes eles com certeza de explicam tudinho para que nao haja falhas.

    depois se te decidires diz me! :)

    ResponderEliminar
  6. Verdinha,

    estou a pensar pedir o kit dos cogumelos de Paris. MyCosNatura só tem Pleurotus Ostreatus.

    Mas explica-me melhor, o kit q está na tua mãe não é um saco? É um quadrado de esferovite?

    Uma das dificuldades que tive com o kit da MyCosNatura foi o saco não ter uma base de suporte. E ainda por cima os cortes já vinham feitos. Um desses cortes estáva quase na base portanto mesmo que dêsse cogumelos iria ficar limitado o seu crescimento.

    Quando encomendar aviso-te.

    ResponderEliminar
  7. Ups, esqueci de agradecer!

    Muito obrigada pelo link. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. O kit que tenho é o de Pleurotus, é o unico que nao temos que regar nem requer tratamento nenhum. pelo que vi qualquer um dos outros (cogumelos paris e rosa) requerem tratamentos diarios (regar...).

    O tal que falo pleurotus é um cilindro de esferovite, com base sim, aguenta se em pe pois a base e a parte de cima sao planas. Nao vem com furos feitos... os furos fazemos nos, 5 de cada vez julgo. Ha muitooo espaço para variados e inumeros furos. Depois de nascerem e de os cortamos, colocamos fita adesiva nesses buracos, colocamos o cilindro no frio e esperamos as tais 2 semanas. Voltamos a retirar e fazer novos furos noutros sitios. Nao convem fazer os furos muito juntos porque os cogumelos crescem para os lados tambem. Nem convem deixar crescer muito alem dos 10 cm de diametro cada cogumelo pois nao ficam tao saborosos e podem ate ficar rijos.
    No entanto ja aconteceu os coguemlos nascerem novamente por um dos buraquinhos ja tapados com fita adesiva...

    Este é pratico, tem base segura, fazemos os furos conforme queremos, controlamos as coisas, ao contrario do que tinhas entao.

    Os cogumelos paris tambem sao para mim uma novidade, nunca vi a caixa deles e penso que os terei que regar diariamente... faltam me informaçoes, se te decisires por esses convem ligares e perguntares por tudo, tratamentos, a caixa, etc, pois sobre esses so sei a informaçao que está no site deles.

    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  9. Ah... quando digo 5 furos foi o que fizemos na primeira vez... entretanto começamos a fazer 2 ou 3 pois deu imensos cogumelos e nao queriamos desperdicios.. claro que agora com um desidratador a conversa é outra :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, eu estou a pensar em comprar 1 desses kits de cogumelos, mas estou muito fora do assunto. É preciso algo mais do que o kit? Pulverização, suporte ?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafael,
      só hoje é que vi o comentário. Lamento a demora na resposta.
      Para além do kit, apenas precisa de pulverizador.
      Para suporte, uma caixa de plástico com laterais altas serve para o efeito. Porém o kit aguenta-se bem sem nada, simplesmente, após pulverização a água ao descer molha a bancada.

      Eliminar
  11. Deve ser mágico aparecerem os cogumelos dos sacos ou cilindros !
    Aqui onde moro não existem essas coisas. Já vi na tv "plantação" de cogumelos em troncos.
    Eles são muito lindinhos, os cogumelos !

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super mágico, Flora!
      Todo o milagre do nascimento é pura magia da vida.
      Beijinhos.
      Grata por ter vindo espreitar.
      Rute

      Eliminar
  12. Rute, gostava de experimentar os pleurotus, mas o site da povoasemente já não existe. Como posso contatar com eles? Ou será que têm outros fornecedores? Obrigado e parabéns pela sua partilha.

    ResponderEliminar
  13. se estiverem interessados no cultivo de cogumelos é so dar uma olhadela no blog e tem lá tudo ;)

    http://floresta4all.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Blog sobre cultivo de cogumelos: http://www.thedarksideoftheshroom.com/

    ResponderEliminar