30 novembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #5

Chao Min Europeu

de Vegetais e Frutos secos


Ingredientes:

  • Azeite e Óleo de amendoim;
  • Cebola ou alho francês;
  • Courgette biologica com casca;
  • Pimentos laranja;
  • Tomate Seco;
  • Amendoas ao natural;
  • Sal

Preparação:


Colocar um fio de azeite na Actifry como se fosse uma frigideira. Cortar cebola ou alho francês grosseiramente, courgette em rodelas, pimento laranja em tiras grossas. Programar 30 minutos. Tudo o que cortar muito fino vai queimar.

À parte cozer esparguette. Escorrer, passar por água fria para retirar a goma. Reservar.

Ao fim de, sensivelmente, 20 minutos de funcionamento da Actifry, verificar os vegetais (tem de estar cozinhados mas não ressequidos). Acrescentar o esparguette e regar com fio de óleo de amendoim.

Feche, deixe a Actifry trabalhar enquanto corta pedacinhos de tomate seco e descasca umas amendoas que apenas vai abrir ao meio, em 2 lascas, depois de descascadas. Não as pelei. Como as descasquei na altura, a pele estáva devidamente macia e hidratada. É importante incluir bastante fibra na nossa alimentação, assim como diminuir os residuos da cozinha é uma preocupação constante para mim. Pelo que prefiro produtos integrais.

Estes são os pimentos que utilizei. Descobri-os no Jumbo de Cascais. Segundo o rótulo 100 grs destes pimentos têm 3x mais vitamina C que 100 grs de Laranja. Já para não falar do caroteno da cor laranja. O caroteno, primeiramente chamado de pró-vitamina A, com a ajuda dos raios solares, transforma-se dentro do nosso organismo, em retinol, que é a vitamina A. Esta desempenha importante papel na visão. A avitaminose (falta de vitamina A) implica cegueira noturna e outros problemas oftalmicos.

2 comentários:

  1. Que boas ideias!
    Ficou mesmo colorida essa tua refeição.

    ResponderEliminar
  2. Eh eh eh pois ficou ;-)

    Já sei que não gostas de pimentos, pelo que substitui por cenoura.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar