10 novembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #1

ARROZ DE FORNO

com farinheira de soja

Ingredientes:
Cebola às rodelas grossas;
Batatas cortadas aos cubos;
Cenouras cortadas aos cubos;
Castanhas golpeadas em cruz;
Pimento cortado aos quadrados;
2 colheres de azeite;
Farinheira de soja;
Arroz branco cozido com sal condimentado;
Coentros picados.

Preparação:

Corta-se uma cebola grande às rodelas grossas (mas para a próxima vou experimentar cortar às meias luas porque algumas argolas torraram) e deita-se na Actifry (separadas umas das outras). Mergulhar, 3 Batatas médias, 2 cenouras médias, 12 castanhas, depois de cortadas, em água com sal durante 10 minutos. Pimento vermelho ou verde cortado e colocado em cima da cebola. Retira-se os legumes e as castanhas da água para um pano e seca-se. Deposita-se de imediato na Actifry. Rega-se com 2 colheres de azeite.

De tempo total marquei 40 minutos mas aos 25 minutos, abri e juntei a farinheira de soja às rodelas grossas para não se desfazer. Fechei, voltei a ligar e deixei continuar o tempo restante. A 5 minutos do fim, juntei o arroz frio (cozido na refeição anterior na bimby) e os coentros.

Fica um arroz de forno bastante sequinho mas muito saboroso. No fim pode acrescentar sal fino. Ou então deixe ao critério da pessoa que o for comer. Pode apenas juntar sal fino no prato.

Nota: em cada abertura do forno fui retirando as cascas das castanhas que iam-se soltando. Mas se ficarem algumas não tem problema nenhum. Descascam-se no prato como se fossem ameijoas (ahahahah).

2 comentários:

  1. Estas tuas invenções são bastante interessantes!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Tens de experimentar Luisa.

    Apesar de aí em casa serem "esquisitos" como referiste, convém sempre experimentar. Olha que a mandioca é muito parecida com a batata convencional.

    Se não presenciarem a altura de descascares a mandioca, no prato nem vão notar a diferença.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar