23 novembro 2008

SOBREMESAS de Inverno na ACTIFRY


Para ser franca, são mais pequenos almoços de Inverno, para mim, do que sobremesas. Talvez pelo carácter calorico que apresentam, faz mais sentido comer estas frutas salteadas de manhã do que no fim de uma refeição. Assim fiz :-)

Pormenor: não ficam gordurosas. Suponho que tenham equivalência a uma torrada com manteiga, ou com compota. Dai que se comer estas frutas já não come tanto pão.

A receita vem no livro da Actifry. Não tem qualquer saber. Basta juntar um fiozinho de óleo e açucar amarelo.

A maçã reineta assada cortei-a ao meio no sentido horizontal. Juntei óleo de girassol prensado a frio. São biológicas pelo que não lhe retirei a casca. Mas achei piada quando a casca saiu toda inteirinha, resultando num pudim de maçã suave, tipo sufflé. Servi povilhada de açúcar branco em pó e canela.

A banana frita é da Madeira. Ainda rijas e pouco doces, descascadas, cortadas ao meio por serem pequenas. Regadas com fio de óleo milho. Servi com mel e canela.

As pêras, cortadas ao meio, ao alto. Com casca por serem biológicas. Regadas com fio de óleo amendoim. Açúcar amarelo (pouco). Servi com canela e gotas de limão.

Esta maneira de cozinhar as frutas traduz-se num vidrado que lhes confere uma capinha estaladiça e nada gordurosa. Por ser Inverno sabe bem comê-las mornas. Demoram 10 a 12 minutos estas iguarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário