12 dezembro 2008

Invenções Vegetarianas na ACTIFRY #9

Troxinhas Folhadas

(lacto) vegetarianas


Antes de começar a postar esta receita, informo que o queijo fresco utilizado é caseiro. Confeccionado na Bimby, com a receita da Ana (http://keridabimby.blogspot.com/).

Este queijo fresco lembra o típico requeijão. Fica com um aspecto lindo e sabor delicioso.

Ingredientes:
  • Massa folhada em 12 quadrados;
  • 1 kg de espinafres;
  • 1 requeijão;
  • 1 cenoura ralada;
  • 6 tomatinhos cherry;
  • Azeite q.b.;
  • 6 alhos picadinhos;
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa frigideira coloque azeite e salteie os alhos picados.

Dê um escaldão às folhas de espinafre, de modo a que fiquem maleáveis mas não cozidas. Escorra e corte aos bocadinhos numa tábua. Junte ao azeite e alho, temperando de sal e pimenta. Deixe refogar um pouco. E depois apague o lume, deixando arrefecer.

À parte, com um garfo, desmanche o queijo. Rale a cenoura e corte os tomatinhos às rodelas.

Para uma tijela grande, deite o preparado da frigideira, o requeijão e a cenoura ralada. Deite 1 colher "sopa" de recheio por cada quadrado de massa, sobrepondo com o tomate. Feche em formato de trouxa.

Enquanto isto, convém pré-aquecer um pouco a Actifry. Coloque 4 trouxas de cada vez na Actifry já quente. Aconselho a não preparar as trouxas todas de uma vez só, para não humedecer a massa daquelas que não entram logo na Actifry. Pelo que, prepare 4 trouxas de cada vez. Quando verificar que as que estão na máquina começam a ganhar côr, ponha mãos à obra para preparar mais 4.

As 12 trouxas, no total, demoram cerca de 1 hora na Actifry. Se fizer apenas 6 ou 8, deve demorar uns 40 minutos. Se fizer apenas 4, julgo que em 15 ou 20 minutos ficam prontas.

A massa folhada na Actifry fica especial. Já tenho feito folhados no forno e não obtenho este resultado. Julgo que o segredo do sucesso estará ligado à circulação de ar quente da Actifry. O meu forno não tem ventilação.

5 comentários:

  1. Adorei, adorei adoreeeei!...

    ah...ainda mais uma coisinha...será que o queijo fresco/requeijão se pode fazer com leite magro?
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto! Muito simples de fazer,com vegetais saudáveis e requeijão que eu adoro! Obg:)

    ResponderEliminar
  3. Olá, Olá, Olá (às 3):

    Não sei se dá para fazer o requeijão com leite magro :-( Não experimentei. Estou a pensar é, tentar fazer com leite de cabra. Deve ficar ainda mais saboroso.

    Dúvido um pouco do sucesso dessa experiência light mas não há nada como tentar. No entanto o requeijão com leite gordo não fica gorduroso. Claro que não sei avaliar o indice de gordura contido no queijo caseiro mas deve ser bem menor do que o da manteiga, margarina ou queijo curado.

    É uma boa alternativa para pequenos almoços.

    Beijinhos e voltem sempre.

    ResponderEliminar
  4. hum.. lindas!! Estas não tinha visto realmente! Mais lights hehehe.

    E o queijo igualmente...!!

    ResponderEliminar