30 abril 2008

TEMÁTICA LGBT no IndieLisboa 2008

É uma abordagem diferente do IndieLisboa.
O cinema independente na temática LBGT (acrónimo para Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros) ganha assim uma sub secção dentro das secções principais do Festival.
É possivel que venham a estar presentes no 12º QueerLisboa 2008 de 19 a 27 Setembro?
___________________________________________________________________________

TEMÁTICA LGBT nas secções do Indie:

Competição Internacional - Longa Metragem - LA FRANCE de Serge Bonzon (França 2007) - Estreou no Festival de Cannes MAI 2007, seguiu para o Festival Atlantic Film Festival do Canada em SET, esteve presente numa Mostra em São Paulo em OUT, daí seguiu para França e para a Bélgica em NOV e DEZ respectivamente.

Competição Internacional - Curtas Metragens - 1977 (UK/ESP 2007); HEIKO (Portugal 2007); LES HOMMES SANS GRAVITÉ (França 2007); OLIMPIA I e II (Portugal 2008)
_____________________________________________________

Observatório - Longa Metragem - AVAINT QUE J´OUBLIÉ de Jacques Nolot (França 2007) -

Estreou no Festival de Cannes MAI 2007, seguiu para o Festival La Rochelle Film Festival em JUL, passou no Canadá para o Festival de Toronto SET, Copenhagem Internatinal film fest na Dinamarca também em SET, esteve na Mostra de São Paulo em OUT enquanto estreava em França.


Observatório - Curtas Metragens - CALIFÓRNIA (França 2007); BRUNO (EUA 2007); ALLEN GINSBERG GIVES GREAT HEAD (Singapura 2007); CANDIDÍASE (Portugal 2008)
_____________________________________________________

Director´s Cut - Longas Metragens - BRAND UPON THE BRAIN (EUA 2006); THE REINACTORS (EUA 2008)


_____________________________________________________


IndieJunior (>12 anos) - Curta Metragem (8´) - FÔLEGO (Países Baixos 2007)

_____________________________________________________


Heroi Independente - Longas Metragens - RUNNING ON KARMA (Hong Kong 2003); THE HEROIC TRIO (Hong Kong 1993).

27 abril 2008

NOVO CINEMA ROMENO - Homenagem IndieLisboa 2008 - Secção Heroi Independente

Em cada edição do festival é prestada uma pequena homenagem, com a apresentação da retrospectiva da obra de uma personalidade desde sempre associada ao cinema independente, que poderá ser um cineasta, actor/actriz, produtor ou outro.

Este ano (2008), o Indie dedica a secção Heroi Independente aos realizadores JOHNNIE TO (Hong Kong) e JOSÉ LUIS GUERÍN (Barcelona). E ainda, ao NOVO CINEMA ROMENO.


Em 2007 foi homenageado SHINJI AOYAMA (Japão) e o NOVO CINEMA ALEMÃO.


Em 2006, os realizadores Michael Glawogger (Áustria), Jay Rosenblatt (EUA), Nobuhiro Suwa (Japão) e Edgar Pêra (o 1º heroi independente português que o Indie presta homenagem).


Em 2005, JIA ZHANG-KE (China) e o NOVO CINEMA ARGENTINO.


Em 2004, homenagearam o Festival de Cinema de Sundance (o maior festival de filmes independentes dos EUA criado em 1978 como U.S. Film Festival.

Paralelamente, em 1985, nasceu a Fundação Sundance pela mão de Robert Redford, com o intuito de ajudar novos cineastas dirigindo o U.S. Film Festival para produções independentes, adoptando o nome de SUNDANCE FILM FESTIVAL).



Mas vamos voltar ao proposito deste artigo: O NOVO CINEMA ROMENO. Quem é que não viu 4 MESES, 3 SEMANAS e 2 DIAS http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/11/4-meses-3-semanas-e-2-dias.html, ou 12:08 A ESTE DE BUCARESTE http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/12/1208-este-de-bucareste.html, A MORTE DO SR. LAZARESCU ou CALIFORNIA DREAMIN (endless)?



Estes são 4 bons filmes de cinema romeno, aclamados pela crítica e premiados pelos melhores festivais de cinema internacional. 4 nomes de referência do panorama Romeno: CRISTIAN MUNGIU (40 anos), CORNELIU PORUMBOIU (33 anos), CRISTI PUIU (41 anos) e CRISTIAN NEMESCU (morreu com 27 anos em 2006).


Porém não são estas longas metragens que poderá assistir no IndieLisboa 2008. O que o Indie oferece é uma retrospectiva da obra destes realizadores, argumentistas e produtores dos seus próprios filmes. Com maior número de curtas, uma vez que em alguns casos, a sua filmografia apresenta apenas 1 longa.


Se não viu as longas que eu referi uns parágrafos em cima, pode alugar os que já sairam para dvd, ou no caso do CALIFORNIA DREAMIN http://www.californiadreaminnesfarsit.ro/, assistir no cinema Nimas, esta semana, até dia 1 Maio.


Aviso já que é um filme extremamente longo de 2 horas e meia!!Um disparate! Só porque o realizador morreu sem terminar o filme não quer dizer que os espectadores tenham de levar com tantas horas de filmagem. A minha opinião é que o filme é bom mas torna-se aborrecido por demorar tanto. E tem partes que conduzem à má disposição pela deslocação excessiva e abrupta da câmara de filmar. No mínimo acho que deviam existir duas versões deste filme baseadas no tamanho: longa e extra-longa.


Voltando a falar no INDIE e na sua programação referente ao NOVO CINEMA ROMENO, destaco o filme OCCIDENT (2002) de Cristian Mungiu, STUFF AND DOUGH (2001) de Cristi Puiu, entre outras curtas de Porumboiu e de Nemescu http://www.indielisboa.com/amit/pt/page.php?55.

04 abril 2008

SAÚDE VIVA + (MAIS) - OEIRAS de 5 a 10 Abril 2008

Oeiras prepara-se para dar inicio à Semana da Saúde VIVA +,
de 5 a 9 no Jardim Municipal,
6 no Porto de Recreio
e 10 Abril no Auditório Eunice Muñoz.

É através da medicina preventiva e dos exames gratuitos de rastreio que esta iniciativa promove a saúde no concelho. Assim como defende que a actividade fisica é essencial à vida saudável.

Um velho ditado refere que: MAIS VALE PREVENIR DO QUE REMEDIAR. Detectar doenças no seu estado inicial ou fazer o despiste dessas doenças é a prevenção. Não há melhor remédio do que evitar que as doenças se instalem ou desenvolvam por o organismo estar debilitado. Convém saber o nosso estado para podermos reforçar o sistema imunitário e alterar maus hábitos de alimentação, bebidas e tabaco.

Os rastreios que vão ser realizados, são:

Colesterol, Glicémia, Tensão Arterial, Avaliação da condição física, Osteoporose, Visual, Auditivo, Oral, Podológico, Respiratório (Espirometria e Alergias).



Domingo venha dar Sangue das 9 h às 13 h na Tenda da Associação dos Dadores de Sangue da Paróquia de Queijas. O sangue existente nos Serviços de Sangue depende inteiramente do gesto valioso de todos aqueles que generosamente, de forma benévola e regular, efectuam a sua dádiva de sangue. O sangue não se fabrica artificialmente e só o Ser Humano o pode doar. Cada pessoa tem em circulação 5 a 6 litros de sangue, dependendo da superfície corporal. O sangue doado é rapidamente reposto pelo nosso organismo. O sangue que está a doar hoje ainda lhe pode vir a ser útil para si ou para algum familiar seu no caso dum acidente ou de uma cirurgia. Não se esqueça disto, dê sangue hoje para poder utilizá-lo amanhã!! E mais importante ainda, dê aos que precisam o que a si nada lhe custa.



Para além dos rastreios teremos ainda a presença de várias entidades na área da saúde, representadas em stands através dos quais será assegurada a informação e o aconselhamento da população nas respectivas áreas de intervenção. Assim como estarão ao dispor várias actividades físicas como aulas de Body Jam, Yoga, Dança, Ginástica e Chikung e espaços lúdicos como isufláveis, pinturas faciais, ludoteca e teatro.













Ainda Domingo, dia 6, mas noutro local, no Porto de Recreio de Oeiras, no âmbito do Programa de Promoção de Actividades de Ar Livre 2008, a Câmara Municipal de Oeiras propõe a todas as familias, actividades de Orientação, Caminhada e Passeios de BTT entre outras modalidades que possibilitam dar a conhecer diversos locais de interesse histórico e cultural do concelho de Oeiras. O ponto de encontro é efectuado às 09.30H, junto à recepção do Porto de Recreio. Para mais informações contacte a Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras pelo telefone 214 408 548 ou para o e-mail

mexa-semais@cm-oeiras.pt.

Fotos do Porto de Recreio e da Marina de Oeiras em

http://www.guiadacidade.pt/portugal/redir.php?artid=15926


Programação do Saúde Viva + em
http://www.cm-oeiras.pt/default.aspx?Conteudo=Conteudo/Conteudo.ascx&idObj=29070&idCls=25

Sábado e Domingo das 10 h às 19 h


Dias Úteis das 15 h às 19 h