29 outubro 2008

3º GRANDE PRÉMIO da Actividade Física em Cascais


No próximo dia 2 de Novembro realiza-se o 3º Grande Prémio da Actividade Física, iniciativa através da qual a Câmara Municipal de Cascais e o Circuito do Estoril oferecem a toda a população a oportunidade de percorrer a pista do autódromo a pé, de patins, de bicicleta, ou com recurso a outro meio não motorizado.

Esta é já a 2ª iniciativa de 2008 do Grande Prémio da Actividade Física de Cascais. Em Março 2008 o publicarparapartilhar foi lá ver como tudo aconteceu: artigos aqui e aqui .


Marcado por forte adesão de munícipes do concelho, e não só, o Grande Prémio da AF é uma iniciativa que já conquistou um espaço muito próprio, contribuindo francamente para a adopção de estilos de vida saudáveis e para o convívio entre amigos e familiares.


Num ambiente de festa, os participantes são convidados a explorar as suas capacidades físicas ao alinhar na grelha de partida do Grande Prémio em si - que consiste numa volta à pista mas sem “bólide” - ou a desfrutar de uma manhã bem passada, onde quase tudo o que é exercício pode acontecer.


Das aulas de ginástica e dança ou relaxamento, aos carrinhos a pedais, circuitos de BTT e muitos saltos em insufláveis - estes últimos para os mais pequenos - a manhã promete constituir um óptimo programa familiar.

Fontes: CMC e Circuito Estoril


19 outubro 2008

FETTUCCINE CASEIRO


INGREDIENTES:
  • 300 gr de Farinha de Milho
  • 100 gr de Farinha de Trigo
  • 4 ovos
  • Sal
  • Um pouco de água

Misturar e amassar todos os ingredientes. Juntar mais farinha de trigo se precisar de elasticidade à medida que vai amassando.

Embrulhar em papel vegetal, colocar dentro de um saco e deixar no frigorifico a descansar 2 horas.

Ao fim desse tempo, retirar para fora, dividir em pequenas bolas e amassar cada uma delas, individualmente, podendo juntar mais farinha de trigo para retirar alguma humidade. Estender e cortar em fitas.

Enquanto isto, colocar uma panela de água ao lume com fio de azeite e sal condimentado (uso este sal pois assim a massa fica mais saborosa). Conforme vai cortando a massa, coza na água a ferver, uma porção de cada vez para não colar uma à outra.

Quando retirar o fettuccine, pásse por água fria, escorra e deixe arrefecer. Costumo fazer uma grande quantidade que guardo no frigorifico para futuras utilizações com legumes salteados na frigideira.

Também dá para congelar mas como eu desliguei propositadamente o meu congelador, no prazo máximo de 1 semana, senão menos, consumimos toda a quantidade em diversas utilizações.

Como exemplo deixo o link duma receita inventada por mim (Tofú com massa gratinada), publicada no site: http://www.leitedesoja.com/Page-10-Receitas-com-tofu.html. Nesta receita substitua o macarrão por fettuccine.

06 outubro 2008

Machine Men, with Machine Minds and Machine Hearts

Let´s be humans, Not machines!


"O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém perdemo-nos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas sentimo-nos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado na penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos cépticos. Nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos de mais e sentimos de menos. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido."

Este é o 1ºfilme falado de Charlie Chaplin, uma afronta a Adolf Hitler e ao Nazismo que reinava na época. Foi filmado nos Estados Unidos um ano antes da entrada do país na Guerra. O papel de Chaplin era duplo: o de Adenoid Hynkel, clara alusão ao nome de Hitler, e de um barbeiro judeu. Hitler era um grande fã de filmes, e sabe-se que viu "The Great Dictator" duas vezes (segundo registos do seu cinema particular). Após o descobrimento do Holocausto, Charlie informou que não conseguiria brincar com o regime nazista conforme fez, se soubesse da extensão do problema.