03 janeiro 2009

BOLO REI OVO-VEGETARIANO (aliança entre Bimby e Actifry)

Ainda não tinha comido Bolo Rei nestas festas 2008/2009. E valeu a pena a espera, nada forçada, de comer uma fatia de Bolo Rei Caseiro.

A receita é do Forum Bimby . Espreitem o link pois contém a receita pásso a pásso com fotos pormenorizadas.

Mas, claro que tive que dar o meu toque vegetariano, e em vez do leite normal, utilizei leite de soja, e em vez de manteiga normal, utilizei manteiga de soja. Assei na Actifry. O objectivo é explorá-la ao máximo.

Mas vou explicar melhor o que fiz:

Segui religiosamente a preparação da massa de padre e achei um piadão ao facto da bola de massa flutuar. Na minha ideia, aquilo ia virar pápa ao fim de 15 a 20 min.

Como frutos secos utilizei nozes, amêndoas, avelãs e pinhões. Como fermento de padeiro, utilizei levedura Ramazzotti (1 pacotinho para a massa de padre e 2 pacotinhos para a outra massa).

Espalhei a massa levedada da bimby, em cima duma bancada untada com azeite (da terriola, daquele forte) e adicionei os frutos secos. Formei a bola, abri buraco para encaixar na forma da Actifry onde havia colocado uma tacinha de pirex no meio. E coloquei a forma fechada dentro da Actifry, sem ligar, virada para o sol para levedar com o calor. foto 2 e foto 3

Ao fim de 1 hora, a massa tinha dobrado de volume e eu já estáva com dúvidas se ia conseguir assar aquele Bolo Rei monstruoso na Actifry. Pelo que, aconselho, a dividirem a massa, tal e qual como referiu a Irebelo do Forum Bimby (isto se quiserem seguir as minhas maluqueiras LOLOLOL).foto 4

Entretanto programei 25 minutos e ON! Logo a seguir pus-me a rezar, pois a massa continuou a crescer, a crescer, e eu a ver a minha vida a andar para trás. 179 euros a irem "à viola" só porque quis ser esperta!

Para começar a minimizar o estrago, parei a máquina e coloquei folha de aluminio na zona que começava a queimar. Mas o Bolo parecia que continuava a crescer sem controlo.

Mais tarde resolvi roubar-lhe uma parte da massa, retirei-lhe uma fatia mesmo antes de estar cozido e consegui aguentar o bolo lá dentro, os restantes minutos, sem danificar a máquina. Graças a Deus!!!!

Imersa em dúvidas que o bolo estivesse completamente cozido, deixei fechado dentro da Actifry (desligada) uns 15 minutos. Só depois é que o retirei para fora para arrefecer completamente. Quando frio, aliviei à volta com um "salazar" e virei ao contrário.

Saiu magnifico apesar das peripécias. Fôfo, super alto, extraordinário. Um bolo digno de Reis e Rainhas. No entanto, numa próxima oportunidade, vou optar por dividir a massa ou reduzir os ingredientes em 50%.

8 comentários:

  1. És uma autêntica Indiana Jones na cozinha! Já me ri com a tua aventura!
    De facto a massa por dentro parece fofinha e por fora está apetitoso, por isso foi uma batalha ganha! :)

    ResponderEliminar
  2. Uau! Grande Maluca!

    Mas valeu a pena trabalhar no trapézio ...sem rede ( ou melhor...com massa a mais...)

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Foi um grande susto, isso é que foi!!!!

    Mas a vida sem radicalidade é muito monotona :-))

    bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Mais uma para a Actifry, e mesmo a tempo do dia dos reis. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Diz antes, quase que não restava nada para o dia de Reis. O Bolo desapareceu num instante.

    Ainda há um restinho...

    Começa-se a comer uma fatia fininha mas depois não se consegue parar! É guloso.

    Que receita espetacular!!!!

    ResponderEliminar
  6. Olha Rute volto aqui outra vez para te dizer que experimentei fazer os pãezinhos de água na Actifry e ficaram fantásticos. Imagina que a massa deu para 9 pães por guardei 4 bolas cruas e fiz hoje de manhã.
    Estou fascinada com a rapidez...!
    Bjs e obrigada pelas tuas fantásticas ideias.

    ResponderEliminar
  7. Borboleta,

    deu para guardar as bolas cruas!? Agora sou eu que agradeço a ideia.

    Este fim-de-semana vou fazer o que disseste. Guardar metade da massa no sábado para ter pão fresco no domingo.

    No passado fds cozi as bolas todas e sobraram. No dia seguinte não tinham a mesma graça. Tive de as torrar.

    Há quem congele. Li num blog qq. Mas eu desliguei o meu congelador há 1 ano e meio e pásso bem sem ele. Neste momento o congelador só serve de armário :-))

    Maluqueiras! Mas a electricidade baixou consideravelmente.

    ResponderEliminar
  8. Volto a este post para informar que a Actifry tem mais uma utilidade: Torradeira.

    Como o Bolo Rei ao fim de uns dias já está seco e a desfazer-se, embora ainda muito gostoso, fiz torradas de Bolo Rei na Actifry.

    Adoro Bolo Rei torrado com manteiga. Não é a primeira vez que como. Mas na Actifry é! Lembrei-me da Cloche.

    5 estrelas!

    ResponderEliminar