08 janeiro 2009

PASTÉIS MASSA TENRA na Actifry

A ideia de assar os pastéis de massa tenra na Actifry foi da Borboleta do blog CozinhaDasCores.

A receita da massa tenra é adaptada do livro base da Bimby:
  • 2 colheres "sopa" de manteiga soja;
  • 1 colher "sopa" de azeite;
  • 100 gr de água;
  • 270 gr de farinha de trigo T65 (sem fermento);
  • Sal q.b.

Manteiga e azeite no copo, programe 2 min, temp 100º, vel.2

Junte a água, a farinha e o sal, programe 20 seg, na vel 6

Deixe descansar 2 horas (eu só deixei 1 hora)

O recheio foi inventado por mim:

Para vos ser franca, é um recheio de aproveitamento. Como a Borboleta falou em Cozido à Portuguesa lembrei-me do Caldo (sopa) de Cevada que tinha feito, juntei-lhe as ervilhas e cenouras baby que tinham sobrado das ervilhas na MFP, cozi um chouriço vegetariano de seitan, uma farinheira vegetariana de soja, e 1 chouriço Mourinhas vegetariano, que esfarelei e adicionei.

Temperei de sal e picante, e já está. Só um pormenor: antes de colocar os pastéis na Actifry pincelei a forma com azeite e um dos lados do pastel também pincelei com azeite.

A sopa de Cevada tinha sido feita com cevada em grão demolhada durante 24 horas, cozida com água num refogado de alho francês, ao qual juntei pastinacas às meias luas (as pastinacas são da familia da cenoura mas são brancas), e por fim folhas de espinafres.

No primeiro dia a sopa estáva espetacular, mas depois a cevada inchou e absorveu a água toda. Dai a ideia de aproveitar esta sopa grossa para recheio.

A massa tenra é fantástica! Fácil de confeccionar, fácil de esticar. As últimas tirinhas de massa, estiquei, povilhei com açúcar em pó e canela, pareciam coscorões. Aliás quero experimentar esta massa para fazer azevias de grão (na Actifry, claro!). Fritos mais light que estes é impossivel.

Obrigada Borboleta!!!

6 comentários:

  1. Uma ideia brilhante, (só retirava o chouricinho de seitan)! Rute, lancei-te um desafio muito engraçado no meu blog! Beijócas :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Mary,

    Assim que tiver oportunidade publico as 5 manias e os 8 sonhos. Obrigada por me incluires no desafio, é engraçado :-)))

    Este fim de semana tenho pouco tempo para cozinhados e blogs pois vou semear batatas no meu terreno da aldeia. Brrrrrr que frio!!!!

    Bjokas.

    ResponderEliminar
  3. Deixo a parte da agricultura para os papás(sou uma filha ingrata bem sei). Shame on me! :)

    ResponderEliminar
  4. E eu sou ao contrário. Filha e neta de gente da cidade mas sou apaixonada pelo campo.

    Dai que comprei um terreno no inicio de 2008 para me dedicar à agricultura :-))

    Mas percebo pouco disto. Sou aprendiz de agricultor. Ainda há pouco estive a aprender a cortar7preparar a batata-semente.

    Está a ser uma aventura para mim!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Descobri o teu blog através da Luisa Alexandra e fiquei logo viciada.

    Adoro as ideias que tens para aliar as máquinas que temos...

    Nunca me tinha lembrado de fazer um bolo na actifry!

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Olá CSS,

    Bem vinda. Ainda bem que gostas das minhas "maluqueiras".

    A Actifry nas minhas mãos farta-se de trabalhar. Como pudeste ver pelos artigos, "ela" faz de fritadeira, frigideira, forno e as últimas novidades são torradeira e micro-ondas:-))))

    Eu explico: Quando o meu bolo rei começou a ficar rijo, fiz umas torradas de bolo rei na Actifry, fabulásticas.

    E no dia a seguir a ter feito os pasteis de massa tenra, em vez de aquecer o arroz de vegetais e os pastéis no micro-ondas, aqueci na Actifry.

    Resultou muito melhor. Visto as comidas que são aquecidas no micro-ondas, arrefecerem rápidamente na mesa. Enquanto que a Actifry, aquece verdadeiramente, por dentro e por fora, os alimentos a servir. E estes mantém-se quentes por muito tempo.

    Basta 5 minutos na Actifry.ESPETÁCULO!

    ResponderEliminar