01 janeiro 2009

PUDIM de Soja na Máquina do Pão


As influências são a base fundamental para surgirem ideias na nossa cabeça. Este doce tem como base, 2 influências distintas: esta e esta . O meu obrigado ao site máquina do pão e ao site centro vegetariano.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de soja;
  • 2 colher "sopa" margarina soja;
  • 8 colheres de açúcar amarelo;
  • 2 colheres de "café" de canela em pó;
  • 1 colher "sopa" bem cheia de maizena;
  • 1 colher "sopa" bem cheia de agár agár;
  • Casca de 1 limão pequeno (só parte amarela);
  • Caramelo liquido q.b.
  • Côco ralado para decorar.

Preparação:

Colocar todos os ingredientes na Bimby, primeiro os líquidos, depois os sólidos. Programar 10 minutos, temp 100º, veloc 2,5.

Enquanto isto barrar a forma da máquina do pão com caramelo liquido. Atenção que a pá misturadora não se utiliza para fazer pudim. Retire antes de barrar a forma.

Deitar o preparado na forma. Se quiser retire a casca de limão. Eu não retirei, deixei cozer juntamente com o líquido.

Encaixar a forma na máquina e seleccionar programa ASSAR (um programa que não bate só coze) por 1:20. Na minha máquina só é possivel seleccionar até 1 hora. Pelo que ao fim duma hora seleccionei mais 20 minutos no mesmo programa. Mas desconfio que 1 hora deve chegar (tenho de testar).

No fim, tira-se a forma para fora da máquina e deixa-se arrefecer completamente. Aparentemente, dá a sensação que não correu bem porque o aspecto é dum liquido grosso, nada solido. Mas depois de frio começa a ganhar consistência. É normal, é o efeito da agár agár.

Quando estiver completamente frio à temperatura normal, guarde uma ou 2 horas no frigorifico. Só então estará pronto a desenformar.

Já desenformado regue com mais caramelo líquido e cubra com côco ralado. Delicioso e sem ovos.

Dê descanso às galinhas, elas bem precisam dumas férias depois deste consumo desenfreado de ovos no Natal e Ano Novo!

9 comentários:

  1. Pronto! Quando uma pessoa julga que já domina a máquina, e que nada mais há a descobrir, surgem as tuas inovações para me provar o contrário! :)
    Tenho de incluir esta receita nas minhas experiências "MFPzianas"!
    Obg :)

    ResponderEliminar
  2. A minha máquina do pão é uma Morphy Richards mas... concerteza que na MFP também deve dar. Digo eu!

    Para te ser franca ainda não explorei todas as capacidades da minha. Ela pássa a vida a fazer pão!! Nós não compramos pão cá em casa. Fazemos todo o pão que comemos.

    Já lá fiz massa de pizza (1 vez) e bolo. Sei que faz doces. E pudim, descobri há uns meses mas ainda não tinha encontrado a receita ideial para experimentar :-D. Até agora!!

    Beijoka.

    ResponderEliminar
  3. Rute, MFP significa Máquina de Fazer Pão, a minha é uma Clantronic da Worten, mas acho que devem ser todas a mesma coisa,(tenho uns pãezinhos para postar, e ainda me falta experimentar bolos, compotas, o teu pudim, etc...) Bj:)

    ResponderEliminar
  4. LOLOLOLOL

    só depois de responder ao teu comment é que se fez luz:
    MFP = Maq Fazer Pão :-))

    Não tinha apreendido que era um acrónimo. Sorry :-))

    Obrigada pela informação Mary.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Sempre a aprender aqui contigo.
    Mais uma que eu nem me passava pela cabeça.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Querida Rute :)
    Não podia deixar de vir aqui descobrir os teus pudins super saudáveis e não menos deliciosos! Agradeço-te as sugestões maravilhosa Rute. Ainda não tive o prazer de espreitar o outro, vou a seguir, mas adorei o aspecto e os ingredientes deste e gostava muito de experimentá-lo, Mas não tendo eu Bimby, podias por favor me informar a finalidade da operação prévia que se faz nessa máquina: mistura apenas ou tem outro objectivo? Gostava muito de experimentar, só tenho que comprar agar agar. Um beijinho...Vou ver o outro! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabelinha,

    a bimby neste caso é utilizada para liquidificar e ainda para aquecer a 100º.

    Mas vou inventar aqui e agora algo para te safar do problema de não teres bimby:

    Misturas todos os ingredientes (à excepção da casca de limão) e trituras com a varinha mágica.

    Depois pões ao lume e mexes com uma colher de pau lentamente até ferver. Não pares de mexer que é para a maizena e a agar agar não ganharem grumos. Se ganharem grumos voltas a triturar depois de ferver.

    E depois deitas na cuba da MFP untada com caramelo liquido.
    Espero que resulte bem.
    Beijinhos.
    P.s.-podes usar leite soja com aroma a baunilha.

    ResponderEliminar
  8. Querida Rute :))
    Muito obrigada minha querida amiga!! Tenho a certeza de que vindo de ti, esta invenção deliciosa vai resultar! Ainda vou experimentar esta semana e dar-te-ei novidades!! Um grande beijinho minha linda amiga!

    ResponderEliminar
  9. Não tens nada que obrigadar :)

    Olha, miguita, se calhar junta mais açúcar.

    Eu gostei com esta quantidade mas o meu homem diz que tinha pouco açúcar :) Ele é mais guloso.

    Bjokas.
    Fico a torcer pelo sucesso.

    ResponderEliminar