12 janeiro 2009

Rapidinhas na Bimby »»»»»»» 3

Bolachas Belgas



Segui a receita do forum bimby embora só tenha feito meia receita:
  • 125 grs manteiga de soja;
  • 250 grs açúcar amarelo;
  • 1 ovo grande;
  • 250 grs farinha T65 sem fermento;
  • 1 pct açúcar baunilhado;
  • 1/2 copinho (da bimby) de água morna.

Preparação:

Manteiga, açúcar e ovo - 5 minutos, velocidade 5 (eu coloquei temperatura de 40º apesar de não referir na receita).

Farinha e açúcar baunilhado - 2 minutos, velocidade 3 (sem temperatura). Ir acrescentando a àgua morna devagar.

Deixar descansar 2 horas dentro do copo se for inverno. No verão levar ao frigorifico. E colocar colheradas de massa na máquina de fazer bolachas.

Como não tenho máquina de bolachas, fiz na máquina de waffles que comprei há séculos no pingo doce e serviu muito bem.

Iguaizinhas às de compra, ou ainda melhores se comidas na altura. Ao fim de uns dias ficam extremamente duras, mas a minha filha têm-nas comido como cereais de peq almoço, partidas no leite de soja ;-)

11 comentários:

  1. Que óptimas bolachinhas, devem ser deliciosas!
    Também só tenho maquina de waffles e pelos vistos serve perfeitamente!! :)

    ResponderEliminar
  2. Parecem tão simples, que hei-de experimentá-las mesmo sem bimby.
    Eu não posso ver nada...:)

    ResponderEliminar
  3. Olá Isabel,

    sim, a máquina de waffles dá na perfeição. Só não dá para fazer os cones... bem, com jeitinho, "sicalhá" até dá.

    Lá mais para o Verão tento fazer as bolachas belgas em cone para servir gelado :-))

    Aqui fica uma ideia, se conseguires fazer isso, avisa-me!

    Beijinhos, vizinha de concelho. Tu no de Sintra e eu no de Cascais.

    ResponderEliminar
  4. Acho bem Mary!

    De certeza que com uma batedeira normal, ou até com a varinha mágica consegues obter a massa. O principal é teres máquina de bolachas ou máquina de waffles (ou máquina de crepes - digo eu!!).

    Publiquei este artigo hoje para dar-vos ideias para o fim-de-semana. Hummm um lanchinho com chá e bolachas belgas...

    ResponderEliminar
  5. Nham Nham...

    Adoro bolachas belgas...

    E nem sequer me tinha lembrado de fazer com a máquina de fazer waflles...

    Fiquei curiosa!

    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Lanchinho de fim de semana.. parece-me muito bem! Não sei é se csg que durem tempo suficiente para as ver ficarem rijas, bjs.

    ResponderEliminar
  7. Pois é CSS a máquina de waffles praticamente esquecida pode renascer através desta receita :-))

    Ana, lembra a mania das dietas, lembra, lembra, lembra! Bem de qq das maneiras com este frio é importante comer doces para ter energia (boa desculpa ;-)

    Até mais vizinhança.

    ResponderEliminar
  8. Olá Rute,

    Tenho a certeza que essas bolachas com uns fiozinhos de chocolate por cima fica de comer e chorar por mais.
    Hás-de dar-me umas quantas para eu experimentar (visto que não tenho uma Bimby...)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ritinha há q séculos não aparecias por aqui!!

    Viste o desafio??? Só faltas tu! Todas as outras giraças q desafiei, já responderam. Fico à espera.

    Só te dou bolachas se responderes LOLOLOLOL.

    A parte do fiozinho de choco deixo à tua responsabilidade. Chocolate na tua casa não falta, branco, preto, castanho, sei lá!!!

    Beijuuuuuu.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,

    Tenho uma máquina com este formato, mas nunca a experimentei.

    Com esta receita, as bolachas no fim de frias ficam estaladiças ou ficam tipo waffles, molinhas?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá Daniela,
    sim as bolachas no fim de frias ficam estaladiças, identicas às belgas de pacote. Mas se não forem acondicionadas num recipiente hermético, ao fim de 2 dias amolecem.
    Páscoa Feliz.
    Rute

    ResponderEliminar