23 fevereiro 2009

CACETINHOS DE CERVEJA PRETA

Há bastante tempo que tinha guardado, nos meus favoritos, o pão de cerveja que vi no blog da Risonha (Deliciosos Sabores). Dáva-me a sensação que seriam bons mas... nunca me aventurei até ontem!

Valeu a pena, sem sombra de dúvida.

Fiz uma pequena alteração a nível da quantidade de óleo e da cerveja (em vez de branca, utilizei preta - STOUT a nossa preferência).

INGREDIENTES:
  • 2 ovos batidos;
  • 1 chav. (café) de óleo girassol;
  • 1 chav. (chá) de cerveja preta;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 1 colher (chá) de sal fino;
  • 700 grs de farinha trigo T65;
  • 1 pacote de fermento seco (fermipan).

PREPARAÇÃO:

Introduza todos os ingredientes na forma da máquina do pão pela ordem enumerada. Seleccione programa "Massa".

No fim do tempo, a massa estáva conforme foto 2. Surpreendi-me com o crescimento e com o facto de parecer que o pão já estáva pronto.

Mas não, a massa estáva apenas boa para trabalhar, bastante elástica.

De seguida, aqueci a Actifry durante 5 minutos. Coloquei lá dentro 3 cacetinhos e deixei a incubar, desligada, durante outros 5 minutos. Por fim, 5 a 7 minutos a assar. Excelentes! Ao abrir o cacetinho estáva conforme imagem 5.

Enquanto a Actifry despachava trabalho, moldei outros cacetinhos, nalguns coloquei uma salsicha vegetariana cortada ao meio (mas aconselho a colocarem inteira, eu é que fui sovina).

Renderam 11 cacetinhos. Dois marcharam logo assim que sairam da 1ª fornada, com vários condutos: pasta de azeitonas, queijo de cabra, choriços vegetarianos com molho de feijoada, manteiga de amendoim... experimentamos com tudo e mais alguma coisa. Os cacetinhos foram uma verdadeira revelação.

14 comentários:

  1. Bemmmm mas que tentação vou fazer estes cacetinhos de certeza.
    Fico uns dias sem net, depois é ver um montão de coisas boas aqui no teu blog Rute, apetece fazer e comer tudo no mesmo dia =)

    Beijinho

    Sue :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei, ficaram com um aspecto delicioso!
    Apetece rechear com 2 ou 3 salsichas inteirinhas! lol:)

    ResponderEliminar
  3. Pois é Sue, já tinha dado pela tua ausência, especialmente porque como não tens blog, não te posso visitar.

    Será que não te convenço a iniciar um blog para partilhares imagens das tuas experiências????

    Depois dá noticias dos cacetinhos que fizeres.
    ___________________________________

    Maryzita,

    olha que não estás muito enganada!
    2 a 3 salsichas já deve ser suficiente para fazer cacetões LOLOLOLOL

    Experimenta com chouriço, farinheira, bacon... (acredito que fiquem soberbos).

    By the way, apesar de não apreciares bebidas alccolicas, estes cacetes não sabem a cerveja. E não têm alcool :-))) podes comê-los e conduzir à vontade LOLOLOLOL

    ResponderEliminar
  4. Rute, encontrei algo de soja que procurava e surgiu-me uma dúvida importante (what else is new?! lol)...
    Quando chegar a casa, emailo-te! Bjókas:)

    ResponderEliminar
  5. Não me digas que compraste Tempeh!!! ai ai ai

    ResponderEliminar
  6. Depois da Bimby, da máquina de arroz e da máquina do pão, estou cada vez mais tentada a comprar a Actifry... vocês tentam-me com estas delícias! Fiquei "a babar"...

    ResponderEliminar
  7. Humm, será que com uma "green" fica muito doce?
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Um blog..... sim tenho pensado em criar mas não para já, tenho de resolver o problema da net e entretanto começo com mudanças.

    Sue :)

    ResponderEliminar
  9. G,

    não somos nós que te tentamos, são mesmo as máquinas que nos conquistam. É viciante! Não se consegue parar de adquirir máquinas porque facilitam imenso o trabalho.

    Eu já ando de olho em 2 ou 3... O problema é a falta de espaço rrrrrrr.
    ___________________________________

    Sandraf,

    de certeza que também fica bom com um green. Mas a principio não táva bem a ver o que era uma green LOLOLOL.

    Pormenor: este pão não fica doce. E mesmo que fique um pedacinho doce não fica nada mal.
    ___________________________________

    Ok Sue,

    fico à espera dum blog teu.

    Enquanto isso não me abandones. Pássa por cá de vez em quando. Gosto muito de receber visitas e comentário :-))

    Não é preciso dar graxa, é apenas para trocar ideias (partilhadas).

    Beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  10. Acabei por fazer hoje estes cacetinhos Rute, fiz metade da receita pois já tinha pão fresco e ñ queria estar a congelar.
    Deu para 4 cacetinhos grandes e para 1 pequeno, coloquei em dois uma salsicha vegetariana ficaram mesmo bons, mas ficaram mais tempo a assar na actifry uns 15 ou 20 m é que com 7 minutos os meus ainda estavam meio crús por dentro.

    jokas

    Sue

    ResponderEliminar
  11. Se calhar o teu programa massa da MFP não é tão longo quanto o meu.

    A minha massa saiu da MFP quase cozida. O meu programa massa demora 1h20m (salvo o erro).

    Ainda bem que gostaste Sue.

    ResponderEliminar
  12. Olá!!!
    O programa da minha máquina é 1:30m, são 30 minutos a amassar e 1 hora a levedar. Eu axo que foi nas quantidades pois tenho conjuntos de chávenas de chá e de café em que umas levam mais quantidade que outras. Mas o que interessa é que ficaram bons. Eu ñ gosto de cerveja mas nos pães ñ se nota nem existe o sabor a cerveja.
    Para acabar com a cerveja fiz seitan com serveja e né que fica mesmo bom.

    JOkas

    Sue:)

    ResponderEliminar
  13. Se calhar é a minha Actifry que é uma "rapariga" muito quente :-)))

    O importante é terem ficado bons.

    Essa ideia do seitan de cerveja é Bóptima! Obrigada pela sugestão, um dia destes vês aqui uma receita onde vou mencionar o teu nome (ou nick).

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  14. olá

    só agora é k os vi.

    ficaram lindissimos e como me lembro o sabor é muito crocante.

    parabens.

    sandra
    (deliciosos sabores)

    ResponderEliminar