22 fevereiro 2009

CRÊPE SALGADO DE BIFE SOJA E ALGAS

Cozinhar com arte é viciante. Os olhos são os primeiros a comer. Mas antes da degustação propriamente dita há o dar largas à imaginação para compôr uma tela comestível.

De outra forma, cozinhar pode ser bastante aborrecido, limitativo e opressivo. Quando se repete sempre os mesmos ingredientes e se confecciona sempre da mesma maneira entra-se na monotonia destruidora do poder criativo que todos nós possuimos mas que na maior parte das vezes não desenvolvemos, infelizmente.

INGREDIENTES do recheio:
  • Bifes de soja;
  • Algas pretas (tb chamadas orelhinhas de gato);
  • Molho de soja;
  • Raspa de alho e gengibre;
  • Sumo de limão;
  • Folhas picadas de aipo talos;
  • Azeite q.b.
INGREDIENTES do acompanhamento:
  • 1 Courgete grande;
  • 1 Cenoura grande.
INGREDIENTES da massa crêpes:
  • 500 grs de leite soja (sem açúcar nem aroma a baunilha);
  • 220 grs de farinha trigo;
  • 1 colher azeite;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 ovos.

BECHAMEL confeccionado de acordo com a receita anterior, ou bechamel (molho branco) de compra.

CONFECÇÃO da massa de crêpes:

Conforme livro base da bimby: "Coloque todos os ingredientes no copo e programe 15 segundos na velocidade 6". Guarde dentro do frigorifico a descansar por 2 horas.

CONFECÇÃO do recheio:

No dia anterior demolhe as algas e os bifes de soja. As algas depois de demolhadas são cozidas e guarda-se para futuras utilizações.

Os bifes de soja são espremidos e tempera-se com: molho de soja, raspa de alho e gengibre, folhas de aipo de talos e limão. Reserve para o dia seguinte.

No dia do jantar (ou almoço), regue a forma da Actifry com azeite, deite um alho esmagado e ponha a funcionar por 3 minutos. Junte as algas escorridas. Programe 7 minutos. Junte os bifinhos de soja. Programe 12 minutos. Reserve.

CONFECÇÃO do acompanhamento:

Sem lavar a Actifry, corte a courgete em rodelas grossas e depois cada rodela ao meio. Leve a saltear na Actifry durante 20 minutos com fio de azeite e uma pitada de sal quase no fim.

CONFECÇÃO dos crêpes:

Aqueça uma frigideira anti-aderente, unte com óleo (um guardanapo de papel humedecido em óleo), e deite 1 concha de massa (mal cheia) de cada vez. Com a ajuda de uma espátula vire os discos de massa.

Pode fazer os crêpes todos pois ficam muito bons de um dia para o outro (especialmente ao pequeno almoço).

Já quase no fim ponha a bimby a fazer o bechamel (5 minutos). E mergulhe umas folhas de acelga (com talo) dentro de água a ferver. Corte 1 cenoura crua em juliana fina.

Coloque 1 crepe numa tacinha, encha com o recheio, junte o bechamel, ate em saquinho usando como atilho a acelga. Retire a tacinha e disponha no meio do prato enfeitando com a courgete e a cenoura em volta.


No dia seguinte coma o resto dos crêpes. Deixo aqui 2 opções:
  • Crêpe com queijo e marmelada;
  • Crêpe com tulicreme e manteiga de amendoim, enrolado.

11 comentários:

  1. Realmente o olhos também comem, e de que maneira! A esta hora esse prato colorido era um mimo!
    Mas afinal, tu não és 100% vegetariana!!!
    Então tu comes as orelhinhas dos gatos, Rute??!! Deves ter uma costela chinesa...Hahaha!

    Sai um crepe com queijo e marmelada, pf! Bom Carnaval! lol:)

    ResponderEliminar
  2. Eh Eh Eh afinal parece que sim, que perto de mim os gatos ficam todos sem orelhas LOLOLOL.

    E... não preferes um crêpe com bola de gelado de nata com chocolate derretido por cima???

    Hummm deu-me uns apetites!!! A minha safa é não ter congelador. Mas ando a pensar numa máquina de fazer gelados...

    ResponderEliminar
  3. Que belos crepes, nunca comi orelhinhas de gato :)
    No fim de semana também fiz crepes, uns só mesmo de ovo e outros doces, os de ovo foi para o almoço uma refeição ligeira com muita salada dentro do crepe de ovo tinha uma salsicha de tofu com alface e muito queijo, enrolei e coloquei na actifry para derreter o queijo por dentro e tostar um cadinho por cima ficou delicioso :)


    Sue

    ResponderEliminar
  4. Para a próxima tira umas fotos e envia para mim.

    Eu adoro uma receita bem ilustrada. É por isso que abuso nas fotos, de todos os ângulos.

    Essa ideia de crêpes de salsicha, salada e queijo parece-me muuuito bem! Panaste os crêpes? Estou a imaginá-los panados!

    Entretanto encontrei uma receita de Fiambre de soja feita com okara. Se quiseres experimentar envio-te a receita por mail.

    ResponderEliminar
  5. Panados devem de ficar igualmente bons sim, mas eu ñ panei os meus.
    Fotos.... como ñ tenho blog ñ costumo tirar fotos, tenho de começar a dedicar-me á fotografia lol.
    Fiambre de sojaaaa!!!! sim envia agradeço.
    Sabes já fiz as minhas 3experiencias a fazer manteiga de soja, bleeeeeeeee desisto a de o sabor da manteiga de compra é melhor.

    Sue:)

    ResponderEliminar
  6. Vamos por partes:

    RECEITA DE FIAMBRE DE SOJA
    (não faço ideia se isto fica bom)

    1 Cebola;
    4 dentes de alho;
    3 colheres (sopa) azeite;
    água;
    2 chav. feijão de soja cozido (ou okara);
    1 chav. arroz cozido;
    1 colher (sopa) molho soja;
    1/2 chav. molho tomate;
    1 colher (chá) levedura cerveja;
    1 chav. farinha gluten;
    sal e colorau

    Refogado de azeite, cebola e alho. Juntar 2 colheres de água, feijão (ou okara) e arroz. Reduza a puré.

    Acrescente os restantes ingredientes e misture bem.

    Coloque a mistura em forma e leve a cozer em banho maria (aqui julgo que a varoma pode dar uma ajudinha).

    Deixe arrefecer e desenforme.

    Pode servir como fiambre, cortado aos cubos ou fatia-lo para sandes.
    ___________________________________

    Quanto à manteiga de soja, comprei óleo de palma, vou arriscar mais uma vez confeccioná-la porque até agora tenho a mesma opinião que tu. A manteiga de soja de compra é mais saborosa.

    Beijinhos.
    Depois dá noticias do fiambre. Se possivel com foto (isso é que era).

    ResponderEliminar
  7. OK, obrigada Rute, sem se esperimentar ñ se sabe se é bom ou não.
    Amanhã se fizer darei noticias :)

    Sue

    ResponderEliminar
  8. E aqui estou eu com boas noticias, Rute obrigada por partilhares esta e tantas outras como tens postado :) é super bom adorei e nada trabalhoso fiz tudo na bimby, foi o meu almoço hoje com tostas integrais :) até o como mesmo sem nada. Tens de esperimentar é que eu gostei mesmo mnham mnham
    Ainda hoje te envio umas fotichas :)se a net deixar grrrr

    ResponderEliminar
  9. esqueci-me de assinar lol :))))

    Sue :)

    ResponderEliminar
  10. SÉRIO!! É mesmo bom!?

    Agora fiquei com o "bichinho"! Estou em pulgas para experimentar.

    Quantos minutos na Varoma?
    Ai e essas fotos?! Estou-me a roer de curiosidade... (depressa!!! please!!)

    ResponderEliminar
  11. Já enviei, ficou 1h na varoma.
    E a sério é mesmo bommmmmmmm

    Sue

    ResponderEliminar