04 fevereiro 2009

ESPALMADAS DE AVEIA E AMEIXA

Receitinha da Mary, ah pois é!

Adaptada por mim (tem portanto umas suaves diferenças).

Ingredientes:
  • 1 banana grande ou 2 pequenas;
  • 100 cl de sumo de maçã;
  • 10 ameixas pretas secas;
  • 80 gr manteiga vegetal (planta);
  • 120 gr farinha trigo integral;
  • 100 gr flocos de aveia caseiros (feitos no flocker);
  • 1 colher "chá" amido de milho (maizena);
  • 1 colher "chá" canela em pó

Confecção:

Num copo misturador, triture o sumo de maçã com a banana. Reserve.

Derreta a manteiga vegetal no micro-ondas. Reserve.

Para uma tijela corte as ameixas secas, aos pedacinhos, com uma tesoura. Coloque a tijela em cima da bimby, carregue botão balança e pese a farinha em cima das ameixas. Volte a carregar botão balança para ficar a zeros e pese os flocos de aveia em cima da farinha trigo.

Junte a maizena e a canela, de seguida o líquido de fruta. No fim a margarina derretida.

Estas espalmadas não são muito doces, se as quiser doces, junte açúcar amarelo a gosto. Eu prefiro-as sem açúcar pois as ameixas e a banana adoçam a bolacha suavemente.

Misture tudo e deixe a descansar enquanto prepara o forno com um tapete de silicone.

Desta vez quis organizar um torneio na minha cozinha. Coloquei o forno e a Actifry a trabalhar ao mesmo tempo. Julguei que o quadro electrico não aguentaria a sobrecarga, mas vá lá, aguentou!

Quem não aguentou a espera fui eu. Após ter as primeiras 4 bolachas prontas na Actifry, desliguei o forno e transferi as 9 bolachas para a Actifry, uma vez que as primeiras tinham ficado com um aspecto óptimo, mais sequinhas, tostadinhas, espalmadinhas, fantásticas! E pronto, forno desligado.

Uma receita a repetir, sim senhora, e a apresentar variações.

8 comentários:

  1. Que lindas bolachinhas!! Engraçado como consegues fazer tudo na ACtifry!! Espectáculo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tens uma Actifry, não é Isabel? Nunca usas?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quem será essa Mary de quem nunca ouvi falar? lol
    Afinal, usaste ameixas secas, ontem voltei a fazer mais sete, mas com banana, ananás e passas...
    Bem, o que vale é que não levam açúcar senão tinha de me trancar 24h/dia no Ginásio! LOL:)
    Obg, quando acalmarem as minhas viagens estou a considerar obter a amiga actifry com prenda, de facto é uma excelente invenção!

    ResponderEliminar
  4. Nunca ouviste falar dela??? Eu "oiço" falar dela todos os dias. É a melhor comentadora de blogs que existe! :-)

    Ya, fiz com ameixas, e até tive pena de não colocar mais ameixas pois adoro encontrá-las quando trinco as bolachas.

    Mas apesar de não levarem açúcar, a aveia é muito nutritiva. É aconselhável para uma dieta de recuperação de convalescentes. CUIDADO!!

    Comi 2 espalmadas às 11:30 e ainda não tenho fome para almoçar! Já ontem aconteceu-me o mesmo ao jantar, tirou-me a fome!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de conhecer o seu blog, tem aqui informações muito úteis.
    Que bolachinhas tão apetitosas.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Também já lá fui ao seu. Adorei a receita dos Pães de Deus. Vou ter de experimentá-los.

    É muito bem vinda por cá.
    Volte sempre.
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Olá Rute,
    Estão mesmo apetitosas as bolachinhas (já as tinha visto no blog da Mary). Ficam parecidas com uns bolos rocha que costumo comprar no Celeiro. Mas estes de certeza que são melhores!
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Ahhhhhhhhhhh também és freguesa do Celeiro.

    Quem tem um Celeiro por perto, tem tudo!

    Mas é verdade sim senhora, fazem lembrar bolachas e biscoitos do Celeiro (até no paladar).

    Bjinhos.

    ResponderEliminar