07 fevereiro 2009

LAMPREIA FOLHADA DE CACAU


No domingo passado, em casa da sogra, encontrei uma receita de torta folhada na revista Tv 7 Dias. E como ando numa pró folhado (graças à Actifry pois antes de a ter não ligava a minima a folhados) trouxe a receitinha, resultando nesta maravilha de fina pastelaria :-))

Ingredientes:

  • 1 embalagem de massa folhada retangular;
  • 2 ovos;
  • 60 gr açúcar integral;
  • 60 gr manteiga vegetal (planta);
  • 60 gr farinha trigo integral;
  • 1 colher "sopa" cacau em pó;
  • côco ralado q.b.;
  • frutas cristalizadas;
  • açúcar em pó para cobertura

Confecção:

Separe os ovos (clara da gema). Numa tijela bata as gemas com o açúcar enquanto derrete a manteiga no micro-ondas para juntar de seguida. Coloque a tijela em cima da bimby, seleccione botão balança, junte a farinha e o cacau. Mexa bem.

À parte, com um garfo, bata as claras em castelo. Junte ao preparado anterior com suavidade para não partir as claras.

Estenda a massa folhada, deite o creme de chocolate, coloque as frutas cristalizadas (usei as cerejas que sobraram do bolo de rei), povilhe com côco (é opcional), enrole a massa e leve à Actifry por 30 minutos.

Julgo que uns frutos secos também ficariam muito bem nesta lampreia (nozes especialmente porque liga bem com o chocolate).

Ao fim de 15 minutos, abra a Actifry e rode a lampreia para tostar de todos os lados. Feche e deixe continuar. Mais perto do fim do tempo rode novamente. Não sei se já reparou mas a Actifry tosta mas de um lado do que de outro, pelo que convém colocar as partes menos assadas do lado esquerdo da Actifry.

13 comentários:

  1. Olha que boa ideia!
    Fácil, e em vez do formato de lampreia, para quem não tem actifry, podem fazer-se pequenos peixinhos (folhadinhos) com esse recheio delicioso de cacau! :)

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha ficou!
    Tu investas tudo na actifry... estás mesmo entusiasmada!
    Bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
  3. Mary,

    mesmo no forno podes fazer em formato de lampreia. Dá menos trabalho e suponho que não dê para cortar em peixinhos porque a massa de cacau é muito líquida.
    ___________________________________

    Luísa,

    estou completamente dependente da Actifry (confesso!).

    Se a minha cozinha tivesse espaço comprava outra Actifry para ter 2, tal e qual como tu tens 2 bimbies (sortuda!).

    Bom fim de semana para ambas :-))

    ResponderEliminar
  4. Excelente sugestão, ainda não tenho a actifry, bjs.

    ResponderEliminar
  5. Olá Nani,

    bem vinda ao meu blog.

    Fui conhecer o teu e descobri uma receita espetacular que tenho de experimentar na Actifry:

    http://receitas-nani.blogspot.com/2008/12/coroa-de-carnes.html

    Porém vou ter que pôr os meus neurónios a funcionar para inventar uma versão vegetariana da coroa de "carnes".

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. ficou linda,tb já fiz mas não foi na actifry,na tenho,ficou linda a tua tb paarbéns,jinhos grandessssssss

    ResponderEliminar
  7. Que engraçado Belinha, fizemos a mesma receita da Tv 7 dias.

    Quero testar ainda variações da lampreia folhada, de cenoura e de laranja.

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  8. obrigada rute pela tua simpatia,és uma quidatb fiquei com vontade sim de experimentar outras versões até com nozes picadaas e tal,jinhos querida

    ResponderEliminar
  9. Belinha,

    gostei muito do joguinho que tens no rodapé do blog. Já lá estive a jogar.

    Se também gostas de jogos, visita a minha etiqueta, da coluna da direita, Videos/Jogos.

    Tens lá uns muito engraçados com o Socrates e com a Ministra da Educação LOLOLOL

    ResponderEliminar
  10. Fiz ontem esta receita, não adianto como, nem com quê (sou mázinha) e posto-a esta semana.
    O veredicto é suspense...:) lol

    ResponderEliminar
  11. Estou espectante!!

    Mistééééério!!

    Vou-me roer de curiosidade, enquanto não postares...

    ResponderEliminar
  12. Hummm... tenho que experimentar esta maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Amigas,

    SURPREENDAM-ME!!! Inovem nas experiências. Dêem largas à vossa imaginação ;-))

    ResponderEliminar