17 março 2009

ÁGAR-ÁGAR NO IOGURTE???

Quem é que não gosta que o seu iogurte fique idêntico ao de compra? Eu gosto, e cá em casa também. Pelo que tem sido uma luta ao longo destes anos para obter um iogurte de soja com a consistência desejada.

Em Setembro do ano passado, finalmente, atinei com a confecção do iogurte conforme podem verificar no post "Iogurte de Soja Caseiro". Basicamente juntava leite de soja em pó e mais frutose do que era costume.

Esta semana, apeteceu-me iogurte caseiro e ao abrir o leite em pó de soja, grrrr, verifiquei, grrrr, que, grrrr, táva cheio de minhocas bejes a passear no pó, grrrr grrrr grrrr. Fiquei enojada e chateada por ter gasto uma pipa da massa na lata de leite em pó e aquela porra estar estragada!

Adiante! Como já tinha o leite de soja a aquecer no púcaro, tive de encontrar uma alternativa para dar consistência ao leite. Solução: Ágar Ágar! Boa!!

Ingredientes:
  • 1 litro de leite de soja natural (sem sabor);
  • 1 pacote de fermento de iogurte;
  • 1 colher (sopa) frutose;
  • 2 colheres (chá) ágar ágar.

Confecção:

Aquecer o leite de soja até atingir 40º. Modo de verificar temperatura é colocar a ponta do dedo no leite. Se for suportável e não queimar, está a 40º. Caso seja fácil demais colocar o dedo, é porque ainda não atingiu 40º.

Uns minutos antes de atingir 40º, juntar a ágar ágar. E mexer durante 5 minutos.

Retirar do lume, juntar a frutose. Deixar ficar morno e juntar o fermento de iogurte. Levar à iogurteira por 9 horas.

Retirar da iogurteira ao fim das 9 horas, deixar arrefecer e levar ao frigorifico por 6 horas.

8 comentários:

  1. Tenho visto tantas receitas de iogurte, mas sempre com leite de vaca. Só provei uma vez iogurte de soja, e não gostei muito do sabor.

    Agora, é fenomenal conseguires reproduzir os iogurtes de soja. Tudo o que é caseiro faz bem melhor que os de compra.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. ágar-ágar no iogurte!!!?? A tua cabeça não pára!

    ResponderEliminar
  3. Só tu para dares a volta à situação...taditas das minhocas...estavam a fazer a compostagem...(ih ih ih )
    A propósito de iogurtes, apesar de conseguir fazer os iogurtes naturais com a consistência ideal ainda não consegui que os de fruta saíssem bem. Será que é necessário deixar arrefecer totalmente totalmente a fruta antes de juntar os ingredientes do para fazer o iogurte?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro iogurtes de soja!!!
    Tem graça, que em pequena costumava comer uns iogurtes tipo sobremesa ( mas de leite de vaca) com ágar- ágar,e eram deliciosos (estrangeiros por sinal).Tenho de fazer estes!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Minhas amigas, obrigada pelos comentários. Fico à espera das vossas reproduções.

    Borboleta, estou como tu, ainda não atinei nos de fruta. Os de morango que fiz foram para o "lixo". Existe um blog "miss slim" que tem receitas de iogurte de soja com fruta. Pássa lá.

    O que vou tentar é fazer iogurtes de soja no desidratador (pois também dizem que dá). E talvez aí coloque doce de fruta em baixo, género aqueles do pingo doce (de vaca).

    Cinha estou a fazer cornucópias com as "tuas" formas!!!!!

    Beijinhos a todas, Cláudia, Sandra, Borboleta e Cinha.

    ResponderEliminar
  6. Rute mas que ideia optima!!

    mais uma utilizaçao para o agar agar, alem da compota que tenho debaixo de olho!!

    mas que maravilha, e eu que comprei a minha iogurteira no fim de semana passado, agora ando com aquela "febre" de experimentar todos... vou tentar com agar agar para ver a diferença :)

    bjs!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde Rute!
    A que chama fermento de iogurte e onde costuma comprar? É que aqui há tempos tentei comprar um produto para engrossar os iogurtes sem ter de utilizar o iogurte como 'starter' como diz, e impingiram-me o 'nigari' e o 'agár-agár'; então como acha que passa fazer? Quanto aos leites vegetais, e embora ainda não tenha experimentado, penso que os leites de aveia, cevada e arroz - a espelta ainda não experimentei - também devem ser bons para iogurtes - porque têm muita goma - portanto devem solidificar mais - ou não? Obrigada pelas suas respostas!.... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena,
      um dos sítios onde pode adquirir fermento de iogurte é neste site:
      http://www.efeitoverde.com/Product-556-Fermento-biol-gico-para-iogurte-Midzu.html
      Quanto aos leites de aveia, cevada e arroz, só por só não se consegue fazer iogurte sólido pois esses cereais não têm a proteína suficiente. Pelo menos foi o que me disseram. Mas eu fiz uma experiência que resultou mais ou menos. Veja aqui:
      http://publicarparapartilhar.blogspot.pt/2009/06/iogurte-de-espelta-e-inversao.html
      Até mais.
      Rute

      Eliminar