01 março 2009

ALHO FRANCÊS À BRÁS

INGREDIENTES:
  • 1 kg de Batata Doce (ou outra);
  • 500 grs Alho francês biológico (com folhas verdes tenras);
  • 3 alhos;
  • Óleo para pulverizar;
  • 50 grs de azeite para o refogado;
  • 4 ovos;
  • Cenouras cortadas em juliana;
  • Azeitonas para decorar.

CONFECÇÃO:

Descascar e cortar as batatas em palha (eu utilizei o cortador juliana da moulinex). Conforme for tirando a casca às batatas doces mergulhe-as logo em água para não enegrecerem. Depois de cortadas em juliana lave-as em água abundante para sair a goma (diminuindo assim o amido que a batata têm).

De seguida, escorra a batata palha e coloque-a dentro de um pano para secar bem. Deposite na Actifry (forma com pá) e pulverize com óleo (usei óleo de milho). Programe 40 minutos. De vez em quando dê uma ajuda com o garfo para revolver as batatas de baixo para cima e pulverize novamente.

Certamente vai achar que são muitas batatas para o espaço da Actifry, mas conforme for fritando, as batatas encolhem (para metade).

Entretanto arranje os alhos franceses. Corte a raiz, corte troquinhos mais pequenos e abra ao meio os talos. Lave em água para sair areias ou terra. É importante que os alhos sejam jovens e tenros para se poder aproveitar não só a parte branca como também as folhas verdes.

Quando faltarem 20 minutos às batatas, deite o azeite, os alhos nacionais e os alhos franceses cortados na bimby. Triture uns segundos na velocidade 5. Se tiver dificuldade, junte um pouco de água. Assim que estiver triturado, junte sal e programe 6 min, vel 1, temp 100º.

No fim do tempo verta o refogado para o cesto da bimby para escorrer qualquer liquido que tenha. Embora seja uma pena deitar fora, não aconselho juntar o alho francês demasiado liquido às batatas palhas para não as empapar.

Abra a Actifry a meio do programa, junte o alho francês, espalhe com um garfo. Feche e deixe continuar o programa inicial.

Entretanto, bata 4 ovos com sal e pimenta. Volte à Actifry, dê uma mexidela com um garfo para inverter posições (de cima para baixo). Prove e retifique sal. Quando faltar 5 minutos, junte os ovos mexidos, em fio, distribuidos por toda a área. Feche, deixe trabalhar a Actifry mais uns minutos. Espreite, alivie o ovo que fica grudado à forma com uma colher de pau, raspando da forma. deixe remexer mais um pouco e sirva.

Decore a travessa à sua maneira. Eu optei por cenouras raladas e azeitonas. Pode optar por nabo, beterraba ou abóbora okaido ralada, entre outros vegetais.

Ficou sensacional. Não fez falta nenhuma o bacalhau. Que muitas vezes nem tem sabor nenhum, apenas confere um sabor intenso a sal. Palavra de honra que não estou a mentir!

16 comentários:

  1. Acredito quando dizes que o bacalhau não fez falta!
    Pelo aspecto ficou delicioso assim mais simples, que ideia genial!

    ResponderEliminar
  2. Experimenta Luísa. Não te vais arrepender.

    Mas se não estás muito familiarizada com a batata doce frita, então faz com batata normal.

    Eu gosto muito de batata doce frita. Tive foi de lavar em várias águas até sair água transparente. Porque de inicio a água que sai das batatas é branca opaca, devido ao amido.

    Beijinhos.
    Um resto de bom fds.

    ResponderEliminar
  3. Da próxima já faço assim...:)
    Então, e não aproveitas a pele das batatas-doces para nada?

    ResponderEliminar
  4. :-D Não Mary... Até eu tenho limites ih ih ih ih.

    ResponderEliminar
  5. Que bela ideia esta refeição!! Muito bom aspecto final!! Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Parte desta ideia, devo-ta a ti Isabel.

    Pois segui parte da tua maneira de confeccionar o bacalhau à brás na bimby e actifry.

    Obrigada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Ai Rute!

    Tenho estado a ver todas as tuas receitas anteriores e tenho a certeza que tu és a mestre da Actifry!

    Já experimentei os folhados de salsicha na actifry e de facto uma maravilha!

    Agora fiquei foi intrigada com o pulverizador que utilizas. Podes meter uma foto para eu andar à coca de um para mim?

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Olá Claudia,

    se fores mais a baixo ao post dos nuggets de tofú encontras uma foto do pulverizador lá.

    Mas já depois de comprar o meu, descobri um mais barato no d-mail.

    O meu pulverizar custou-me 12 euros numa lojinha aqui perto de casa. Vê aqui no d-mail por 6,90 euros.

    http://www.dmail.pt/prodotto.php?cod=124799-108&np=10

    Na minha opinião é mesmo muito útil para a Actifry.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Não me poderias indicar melhor sítio!

    Trabalho ao pé da loja do dmail, amanhã na hora de almoço sou capaz de lá dar um salto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá, boa tarde.
    Meu nome é António e peço desculpa por me intrometer nesse "vosso" admirável mundo que é das mulheres.Não percebo nada, mas mesmo nada de cozinha, sei apenas deitar pelas goelas abaixo as refeições que outros preparam... Dou espreitadelas regulares a este blog, não para perceber como fazer as receitas aqui estampadas mas para admirar a incrível e quase arte magica de saber preparar e fazer tanta receita...apetitosa.
    Agradeço-lhe os bons minutos que passo, quase diariamente, para apreciar este blog.
    António Assunção
    assuncaost@gmail.com

    ResponderEliminar
  11. António,

    eu é que agradeço ter deixado um comentário. Acredito que haja muita gente que por aqui pássa mas não se sente à vontade para comentar.

    Como adoro comunicar, adoro participações.

    Este blog não é meu, é nosso. De todos os que nele participam. Pelo que não é uma relação unilateral, é bilateral, de quem publica os artigos e de quem os lê e retira deles algum proveito (nem que seja apenas olhar as fotos :-)). Só assim é que faz sentido.

    Obrigado mais uma vez.
    Espero que volte e que partilhe connosco as suas ideias.

    ResponderEliminar
  12. Já nem me lembro da última vez que comi alho françês á brás, comia muitas vezes em casa de amigos vegetarianos e gostava muito.
    O teu ficou com um aspecto fantástico.
    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Por acaso também acho (modestia à parte). Adorei o verde.

    Hoje comi o restinho. Parece que estáva ainda melhor. Juntei milho doce à cenoura. Boa junção!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Despois de experimentar esta versão, nunca mais fiz "bacalhau à brás". Adorei a cor verde (eu sou do sporting) :P
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. que delíiiiiiiiiicia:) bjinhos******

    ResponderEliminar
  16. Está na minha lista a experimentar ;) parece delicioso!

    ResponderEliminar