27 março 2009

ARROZ DOCE SOLAR

O arroz doce que vos apresento não leva ovos. É bastante light e pode ser comido a toda a hora. A minha filha adora comê-lo ao pequeno almoço e aos lanches. Não me importo nada que ela o faça pois prefiro dar-lhe arroz doce do que lhe dar os cereais que ela tanto aprecia mas que estão carregados de açúcar, chocolate e etc...

INGREDIENTES:
  • 1 chávena Arroz semi-integral biológico;
  • 2 chávenas de água;
  • 1 litro de Leite Soja com sabor a baunilha;
  • 1 chávena mal cheia de açúcar integral de cana (utilizei 3/4 cháv);
  • Cascas de 1 limão;
  • 1 Pau de Canela;
  • Sementes de Cardamomo (interior de 4 bagas);
  • 2 colheres "sopa" margarina soja (rasas);
  • pitada de sal (pouco).

CONFECÇÃO:

Lavar o arroz e colocá-lo no forno solar com a água durante 2 horas de sol forte. No meu caso aconteceu assim, sai para almoçar com uma amiga à 1.30, deixei o arroz ao sol, quando voltei às 3.30, estáva cozido. A água secou.

Com um garfo separar os grãos do arroz. Entretanto, colocar o leite ao lume no fogão com o limão, a canela e o açúcar (podia ter aquecido o leite no forno solar, ao mesmo tempo que cozia o arroz, mas não o fiz).

Quando ferver juntar o arroz. Mexer, desfazer grumos grandes. Juntar as sementes de cardamomo. Deixar absorver o leite, juntar a manteiga quando sentir que o caldo já está grosso.

Por hábito costumo colocar arroz doce num prato grande para se comer logo que fique morno. O restante, como em principio será para o dia seguinte gosto de guardá-lo num refractário alto para conseguir que o arroz não fique seco quando esfriar.

Foi a 1ªvez que fiz o arroz doce no forno solar. De hoje em diante farei sempre lá, enquanto houver sol. A parte de fogão foi rapidíssima. Demorei cerca de 12 minutos no máximo. A parte de cozer o arroz, foi automática apesar de demorada. Não necessitou de mim para nada.

O arroz semi-integral no fogão demora algum tempo a cozer (talvez 30 ou mais minutos). Foram 30 minutos de gás que se poupou.

9 comentários:

  1. Rute, eu adoro arroz doce e continua abismada com o partido que tiras do teu forno solar. Acho fantástico!

    Entretanto, andava À prcura de uma receita d egelado e encontrei um site que, apesar da questão do congelador :), achei que terias interesse em conhecer:
    http://veganicecream.blogspot.com/

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o fizeste hoje porque amanhã já na dá :-) fica com óptimo aspecto :-)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente não aprecio arroz doce mas gosto cada vez mais desse forno solar :)

    ResponderEliminar
  4. Parecia-me risotto, com baguinhos pequenos...hihihi
    Sem ovos como o tradicional da minha terra, e como eu gosto!
    E o cardamomo é uma inovação...Esta ideia vai para a lista!:)
    Bem bom!:)

    ResponderEliminar
  5. Muito Obrigada Gasparzinha!!

    O blog é fantástico, tem imensas receitas de gelados. Fiquei de olho no Peanut Butter Banana Icecream, Mamma mia!!!

    Ainda vais fazer com que eu compre a máq de gelados mais cedo do que tinha pensado... ai ai ai
    ___________________________________

    Samma, vai chover!!??

    Até nem me importo. A sementeira de batatas está a precisar, tadinha! Lá na aldeia tá tudo à espera que "ela" chegue.

    Antes, não me lembrava nada destas necessidades... Não gosto muito de chuva, mas desde que tenho o terreno, o caso mudou de figura.
    ___________________________________

    Ameixa,

    estou a aprimorar. Tive 2 anos a travar conhecimento, intimo, com o forno e parece que este ano, vai ser um ano produtivo em termos de cozinhados solares ;-)

    ResponderEliminar
  6. O Cardamomo dá um gostinho especial. Experimenta Mary!
    Até amanhã. Boa Noite.

    Andei a navegar na net atrás dum fogão solar. Também há sabiam???

    Forno já tenho, agora falta o fogão. Mas primeiro tenho de mudar de casa!

    ResponderEliminar
  7. Adorei a ideia do forno solar, até foi assim que conheci o teu blog, e até já pensei fazer um, o problema é que nesta casa tenho duas varandas grandes, mas estão fechadas... por necessidade mesmo! Não tenho nada completamente aberto para poder ter esse forno... chiuf..chiuf

    ResponderEliminar
  8. Rute adorei o arroz doce, sem ovos, bem saudavel. Nunca usei essas sementes, fazem o que? Sao doces?

    E o teu forno solar... fascinante :)

    ResponderEliminar
  9. Que pena Suzi. Ias "vibrar" com o forno solar! E no teu terreno? Não dá? Não tens lá casa?
    ___________________________________

    Verdinha, as sementes de cardamomo dão um sabor exótico à comida. São suaves mas muito perfumadas e saborosas. Sim são doces...

    Ligam muito bem com arroz. Até com arroz branco cozido. Conheci esta especiaria num restaurante nepalês.

    ResponderEliminar