18 março 2009

BOUQUET FOLHADO AO SOL


Cinha!!! Que extraordinárias forminhas :-)) Obrigada amiga.

A simpática Cinha do blog Ritual dos Sabores fez-me o grande favor de comprar umas forminhas de cornucópias iguais às dela, para mim.

Desde que abriu o sol que ando com vontade de fazer folhados no forno solar mas a ocasião estáva aguardando as formas da Cinha.

Ingredientes:
  • 1 embalagem de massa folhada retangular LIDL;
  • Alface;
  • Queijo;
  • Tofú fumado.

Confecção:

Cortar a massa folhada em tiras. Enrolar nas formas de metal.

Antes deste processo, o forno solar esteve ao sol durante 1 hora vazio para aquecer bem. Gostava de ter um medidor de temperatura, mas não tenho. O ideal seria introduzir a massa folhada quando o forno solar atingisse 200º.

Depois, as formas enroladas foram ao forno durante 2 horas. A mim nada me custa este processo pois trabalho em casa. É só colocar o forno ao sol e voltar passado umas horas. Nada de mais.

O único problema do forno solar é não dourar. Pelo que no fim, coloquei as cornucópias na Actifry (5 min) para dares-lhe um "tan".

Quando frias, rechear com folha de alface, queijo e um palito de tofú fumado. Hummm fantástico! Adoro folhados mistos que levem alface. O tofú fumado tem um sabor a... bacon ou presunto.

14 comentários:

  1. Amiga,que feliz fiquei ao ver o resultado das forminhas!!!
    Só tu mesmo para ter ideias tão originais!!!
    Ficaram com um aspecto delicioso...mas sei que este foi só o começo de uma longa lista de coisas boas, com as tuas novas forminhas!!!
    Um beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que nunca achei grande piada a estas formas, mas depois de ver isto, só fiquei ainda mais fã das tuas ideias!

    Não sei se gosto mais do forno solar se do resultado. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu ponha uns gelados aí dentro...
    Tens um selo for you no meu blóguíu
    bjocas

    ResponderEliminar
  4. É verdade, este é o inicio duma longa história de bouquets, cornucópias ou cones. Comigo tudo tem continuação :-)

    Os cones de gelado vão ser com outra massa... ;-)

    Vou lá buscar o selo. Quem quer? quem quer ser nomeado? É à vontade do freguês LOLOLOLOL.

    ResponderEliminar
  5. Fogão solar?
    Ena, isso é uma total novidade para mim.

    ResponderEliminar
  6. Hmmm, parece delicioso! Adoro alface, em qualquer receita! E massinhas assim também me agradam muito o paladar :)

    A foto me deu água na boca. E a do iogurte ali embaixo também! Gosto muito de iogurte com cereais e frutas.

    Ainda bem que não há fotos das minhocas do leite em pó, rsrsrs!

    Rute, o ritmo das postagens vai realmente ser mais devagar, mas não vou deixar o bloguinho abandonado, não... Sempre que surgir algum texto que ficar fora da seleção pro livrinho por algum motivo, posto lá. Já tenho alguns outros guardados, mas sempre que puder compartilhar, volto pro blog :)

    Falando em beijo em Português, agora nossas línguas, ambas portuguesas mas um bocado distintas, estão ainda mais próximas, hein! Aqui no Brasil as novas regras ortográficas estão gerando um pouco de polêmica... Mas no fim vamos nos acostumar. Temos três anos, rs!

    Beijo além-mar!

    ResponderEliminar
  7. Milena Paixão,

    vc é uma luz a entrar no meu blog! Tal e qual como teus textos magnificos e envolventes.

    Fico feliz de saber que o blog vai continuar apesar do livro.

    Quanto às minhocas...olha lá que estive mesmo para fotografar mas achei tão repugnante que nem através da máquina fotográfica deu pra olhar.

    Quanto ao acordo ortográfico também tem dado muita polémica por aqui sim.

    Bom, mas como eu nem noticias vejo/oiço/leio, pásso a vida num mundo à parte, é provável que daqui a uns anos, largos, eu ainda esteja a escrever em português "arcaico".

    De fama de ET (extraterrestre) já não me livro! Toda a gente sabe que eu sou muito desligada :-((

    Pásso a vida entre as minhas máquinas e as minhas experiências ;-)

    Beijinho de além-mar.

    ResponderEliminar
  8. Ficaram muito giras, eu se visse essas formas à venda não lhes passaria certamente cartão mas agora vou ver se as acho.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Pimenta,

    também só depois de ter as formas na mão é que comecei a ter ideias para confecções com elas.

    Este bouquet é a 1ªideia. Mais virão com outras massas.
    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  10. Ai Rute...

    Não chega a cinha que me tentou com as cornucópias e agora tu com esse bouquet?

    Adorei o forno solar, de facto é um bom investimento para quem tenha espaço e muito sol!

    Beijoca!

    ResponderEliminar
  11. Tenho de dar mais atenção às formas de cornucópias. De inicio tive tantas ideias mas ainda não as coloquei em prática.

    Às vezes stresso de não conseguir testar e usufruir de todos os "brinquedos" ao mesmo tempo LOLOL.

    ResponderEliminar
  12. Por favor preciso com urgência, saber onde posso comprar estas formas de cone, se souberem por favor mande um e-mail para simonefonseca_@hotmail.com.br.Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Simone,
    no Brasil não sei onde vc pode comprar. Aqui, em Portugal, sei que há na Puratos.
    Veja na Puratos Brasil.
    Abraço.

    ResponderEliminar