16 março 2009

À DESCOBERTA DA LINHAÇA - parte 1

Como é possivel só agora ter começado a entender melhor este alimento tão funcional e versátil?

Para cúmulo, confesso aqui, que cheguei a deixar passar de prazo um pacote de sementes de linhaça e foi inteirinho para a compostagem (bom, do mal o menos. Se fosse para o lixo normal era pior!).

Tudo começou com um receita de sopa no blog da Mary e agora... estou imparável (grande novidade hein?).

Não vou publicar os beneficios da linhaça. Hoje não me apetece (eh eh eh). Os mais curiosos deverão, portanto, fazer TPC. (A Suzi do blog Se7e Pecados já vos preparou a informação toda pelo que podem ver os beneficios da linhaça aqui ).

Neste título proponho-me, apenas a mostrar, a versatilidade destas sementes. A minha primeira descoberta resume-se a verificar que a linhaça confere aos líquidos uma textura gelatinosa, parecida com a textura que a ágar-ágar proporciona, se utilizada em pouca quantidade.

A ágar-ágar tem uma limitação: só solidifica quando o liquido onde "ela" foi colocada, fica frio. A linhaça, não. Ou seja, no caso de uma sopa, se eu quiser aquele aspecto de sopa chinesa (sopa de ninhos de andorinha por ex) não me adianta de nada juntar ágar-ágar. Mas se eu juntar colheres de sementes de linhaça e deixar ferver, quando for servir a sopa obtenho um caldo quentinho gelatinoso. Se arrefecer mantém o corpo na mesma.

Conclusão:

Já não é necessário carregar uma sopa de batata ou vegetais para obter um caldo grosso. A sopa pode ser confeccionada com o essencial para lhe dar sabor e depois encorpada com sementes de linhaça. Fica um creme mais transparente, leve, mas que sacia quanto basta e não engorda. Óptimo para dietas e não só. Estas sopas podem ser servidas como 1ºprato sem sobrecarga de calorias para uma refeição que possua 2ºprato.


Mas a linhaça tem mais utilizações. Ando a descobri-las. São imensas. Pretendo publicar mais capitulos da crónica "À DESCOBERTA DA LINHAÇA".

INGREDIENTES DA SOPA:
  • 1 batata grande (ou 2 médias);
  • 250 grs abóbora;
  • 1 cenoura grande (ou 2 médias);
  • 1 cebola média;
  • 300 grs de espinafres frescos;
  • Grão cozido (utilizei grão cozido ao sol de véspera);
  • 3 colheres "sopa" Linhaça (mal cheias);
  • Sal e azeite q.b.

CONFECÇÃO:

Batata, abóbora, cenoura e cebola, tudo na panela, aos cubos, com água e sal.

Quando cozido, juntar o azeite e triturar. Juntar as folhas de espinafre, o grão e as sementes de linhaça. Deixar cozer. Apagar e deixar reposar durante uns 10 minutos. Servir.

11 comentários:

  1. Obrigada pela receita e pelas dicas. Eu costumo juntar sementes de linhaça ao pão - para além dos benefícios da linhaça, ele que fica mais bonito e com uma textura agradável. Na sopa nunca experimentei, mas um destes dias já o faço...
    Ah, e parabéns pelo blog, que é muito interessante!

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu nunca aprofundo muito as questões, para isso estás cá tu! lol
    Nas sopas em vez de 2 ou 3 batatas, opto por 1 batata e 1 chuchu (mas nem sempre os tenho em casa, e faço sopa dia sim, dia não...), a próxima ponho 1 batata e 3 c. de sopa de linhaça para ver the result!
    Estou como a Pequete, até agora, tirando a sopinha de alface, só usava as sementes no pão!
    Vou rever esta minha criatividade...

    ResponderEliminar
  3. E eu nunca juntei ao pão mas já li que a linhaça substitui a gordura que se costuma pôr no pão (azeite, óleo ou manteiga).

    Obrigada por os vossos comentários.
    Desculpem ser sucinta.

    Pequete, tenho de ir visitar o teu blog, sei que és amiga da Isabel. Ainda não tive oportunidade, ando com falta de tempo.

    Mary, temos muito que descobrir sobre a linhaça.

    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Bom aspecto essa sopinha!!!
    Tenho de fazer,vamos ver se ninguem "torce o nariz"!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Eu utilizo quase sempre a linhaça no pão que faço na MFP. Nunca me tinha lembrado de pôr na sopa. Mas vou experimentar porque faço muitas vezes sopa para trazer para o almoço e nunca ponho batata, nunquinha... Mas vou fazer um 'search' para saber mesmo se não tem calorias... se não tiver vou já hoje comprar mais uns saquinhos de sementes!

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro a consistência das sopas chinesas!

    Nunca provei linhaça e desconhecia as suas propriedades. Rute, com o teu blog vou aprendendo bastantes coisas!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito teu blog e venho cá desde que o descobri uma vez que comentaste no forumbimby.

    Adorei esta sopa e, apesar de usar sementes de linhaça no oão, não conhecia estas suas propriedades.
    E como ainda por cima nunca falta sopacá em casa, vou experimentar esta em breve!

    Gostava de te convidar a vir conhecer o meu blog.
    Ainda está no início,mas está a ser construído com muito carinho:
    http://nosoup-foryou.blogspot.com/

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  8. Experimenta a polvilhar a salada de alface com uma colher de sopa de sementes de linhaça!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Bem boa essa ideia!!

    As sementinhas de linhaça são tão deliciosas. A primeira vez que olhei para elas (há muito tempo atrás), pensei que sabiam mal.

    Talvez pelo nome, linhaça, linho, pensei que soubesse a sintético e fossem fibrosas. Mas não, pelo menos despois de ferverem nos liquidos ficam tenrinhas.

    Bjinhos.

    ResponderEliminar
  10. Linhaça é Ouro! todos os dias começo com um batido de linhaça e fruta, a consistencia é igual á banana batida, mas com diferentes sabores, consoante a fruta utilizada. Deixo do dia anterior duas colheres de sopa em um copo de agua. De manhã, junto uma laranja ou maçã, pera etc.. vai ao liquidificador e voilá... de inicio é um pouco esquisito, mas habituando, não se quer outra coisa! :)

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pela partilha.
    É sempre bom alargar conhecimento acerca da linhaça.
    Abraço.
    Rute

    ResponderEliminar