22 março 2009

À DESCOBERTA DA LINHAÇA - parte 2


ARTIGO RELACIONADO:

À Descoberta da Linhaça - parte 1

A caça aos beneficios do tesouro alimentar continua! A linhaça castanha ou dourada, não pára de me surpreender. Comecei por ficar fascinada com a consistência que a semente dá aos cozinhados e desde que passei a consumi-la com regularidade, constato que as suas propriedades são verdadeiras:

Laxante suave;
Diurética;
Vermifuga.

Bom, a acção
vermifuga não tenho como provar mas está inerente ao facto dela ser laxante e diurética. Faço minhas as palavras dum livro que estou para comprar há muito tempo (A saúde pássa pelo intestino ):

Os intestinos são indiscutivelmente a chave da nossa saúde. Têm um papel de defesa contra a doença e são dotados de um verdadeiro laboratório capaz de transformar e absorver os nutrientes bem como de expulsar as toxinas. A alimentação moderna é uma catástrofe para o intestino provocando desordens patológicas de difícil solução. A autointoxicação é também o resultado de uma higiene de vida errada arrastando numerosas desordens perturbações e doenças que vão repercutir-se no conjunto de todo o organismo.

Voltando à linhaça tenho verificado que aumentei o número de vezes que vou à casa de banho, para um ou outro fim (fezes e urina). Segundo muitas opiniões médicas, o ideal é defecar 3 vezes por dia. Tantas quantas as refeições principais. Mas a maior parte das pessoas, evacua, apenas 1 vez por dia, e esses são os felizardos. Infelizes daqueles que sofrem de prisão de ventre.

Desta vez as minhas experiências resumiram-se a iogurte de soja com linhaça e consequente pão de iogurte de linhaça. Resultado excelente. Iogurte consistente q.b. mas bastante cremoso. Pão fofíssimo que cresceu imenso apesar de ter levado pouca farinha.

INGREDIENTES IOGURTE:

Leite de soja natural;

3 colheres (chá) de linhaça;

3 colheres (sopa) iogurte de soja caseiro (c/ágar ágar);

1 colher (sopa) frutose.

INGREDIENTES PÃO DE IOGURTE:

  • 1 copo (medida MFP) leite soja natural;
  • 5 colheres (sopa) iogurte soja (c/linhaça);
  • 2 colheres (sopa) açúcar integral;
  • 1 colher (café) sal integral;
  • Sumo de meio limão;
  • 1 colher (sopa) óleo amendoim;
  • 3 copos (medida MFP) de farinha T65;
  • 1 pacote de fermento Fermipan.

CONFECÇÃO IOGURTE:

Todas as receitas de iogurte de soja que tenho dado aqui, incluem fermento seco de iogurte, no entanto, o iogurte caseiro também pode ser feito com parte do iogurte feito anteriormente (até 3 dias de antiguidade). Isto porque no iogurte temos as culturas vivas que conseguem fermentar o leite. No fermento seco temos as culturas adormecidas.

Aquecer bem o leite com as sementes de linhaça lá dentro. Deixar arrefecer até 40º. Juntar a frutose e o iogurte, mexer. Levar à iogurteira por 9 horas. Arrefecer e consumir após 6 horas de frigorifico.

CONFECÇÃO PÃO DE IOGURTE:

Na cuba da MFP colocar o leite morno, o iogurte à temperatura ambiente, o açúcar, o sal, o óleo e o sumo de limão.

De seguida, junte os sólidos: farinha e fermento. Programa fastbread (pão rápido): 1h20m.

Enquanto amassa, observar para ter a certeza q não é necessário um pouco mais de farinha para ajudar a bola a descolar da forma. Não exagere na adição de farinha suplementar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Não foi a 1ª vez que fiz o pão de iogurte. Porém, foi a primeira vez que fiz de iogurte c/ linhaça e a diferença é notória. Fica muito melhor, mais fôfo.

Não se vê a linhaça no pão porque a linhaça ficou depositada no fundo do copo da iogurteira (uma vez q é um copo de litro). De certeza que as pessoas q têm iogurteira com copinhos individuais vão encontrar a linhaça no pão (que é muito agradável). Eu comi no iogurte, quando cheguei ao fim do copo de litro. A linhaça no iogurte é óptima.

14 comentários:

  1. sim senhora...as descobertas maravilhosas que tu fazes...olha rute nunca recebi o teu mail :-( jinho

    ResponderEliminar
  2. Pois é Rute..tu realmente és muito á frente, a tua imaginação não para!!
    assim vais viver até aos 100 anos!!!AHAHAH

    ResponderEliminar
  3. Este pão tem um excelente aspecto, a ver se experimento.
    Também fiquei muito interessada no forno solar, nem sabia que existia, tenho que investigar, são muito caros, ou é algo de fabrico caseiro?
    Obrigada pelo comentário no PequeteArtJournal. Para comentares no Pes na Relva sim, tens que criar conta no wordpress. Mas não precisas de criar um blog, basta inscreveres-te com um username e uma password e depois pôr uma cruzinha quando te aparecer a opção, a dizer que não queres blog, apenas conta.

    ResponderEliminar
  4. Se a linhaça contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal, muita gentinha a deveria consumir, e principalmente quem tem uma vida sedentária e/ou é preguiçoso para fazer exercício!
    E depois sai cada broa da tua MFP, dear God! Com a minha é só quando lhe apetece, a malvada! lol :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute,

    Fiquei inspirada, lá fui tirar a máquina do pão do armário e experimentei fazer um pão integral...

    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar
  6. Olá a todas :-D

    Obrigada pelos comentários, é sempre gratificante sentir que não escrevemos pró boneco (eh eh eh).

    Viver até aos 100 anos é o meu objectivo. A ver vamos se consigo. Se for até os 110 também não me importo. Gosto da vida, à brava!

    Mary e Paula fico à espera de ver fotos deste pão maravilhoso nos vossos blogs. Ou pelo menos que me digam como correu na vossa MFP.

    Pequete, sobre o forno solar podes telefonar para o número que está neste blog:

    http://www.girassolenergia.blogspot.com/

    O ano passado, eles ainda tinham alguns em stock. Onde eu comprei o meu já não há, porque a fábrica em portugal fechou.

    Custa cento e tal euros, quase duzentos. Ou pelo menos, custava. Se queres a minha opinião vale mesmo a pena.

    Beijinhos e bem vindas, especialmente à Paula q é a 1ªvez.

    ResponderEliminar
  7. Ainda não experimentei nenhum pão de iogurte, nem faço iogurtes, mas em todos os pães que faço mais assíduamente como o pão de centeio, o integral, o de aveia ponho sempre sementes de sésamo e de linhaça, sempre... Bjs

    ResponderEliminar
  8. Quando tiveres um tempinho, passa no meu blog porque tenho lá um desafio para ti. E o pique-nique, sai ou não sai? Bjs

    ResponderEliminar
  9. Rute

    Fizeste um pão super saudável!...outro copy/past (eh ehe eh) agora para mim...
    bjocas

    ResponderEliminar
  10. Eu que sou fã de iogurtes caseiros e de pão caseiro, só podia ter ficado a babar com este pão. Que está lindo!!!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. A Paula diz que tirou a máquina do pão do armário, eu vou tirar as sementes de linhaça da despensa :) Só as usei 1 vez....

    ResponderEliminar
  12. A Paula já publicou a versão dela do pão de iogurte integral, agora quero ver o vosso:

    Borboleta, Gasparzinha e Carla.

    ResponderEliminar
  13. Adoro as tuas explicações relativas aos novos alimentos!

    Assim já não posso apelar à ignorância!

    Já agora, obrigada pelo selo...

    Assim que puder coloco no blog!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Claudia!

    Hoje demoraste-te pelo meu blog hein :-) Fartaste de deixar comentários. Obrigada amiga, pelos comments e pelas tuas palavras.

    Beijokas.

    ResponderEliminar