30 março 2009

À DESCOBERTA DA LINHAÇA - parte 3

DUPLA DINÂMICA - SOJA E LINHAÇA


Combinar os alimentos é sabedoria.

Sozinhos têm umas propriedades, acompanhados são ainda mais benéficos. Todos conhecem a dupla dinâmica, arroz com feijão, excelente para combater a sensação de fome devido ao efeito contrário do índice glicémico. O arroz possui um alto índice glicémico que o feijão consegue diminuir graças às suas fibras e proteínas (explicação aqui ).

No caso da soja e linhaça, juntas, reforçam ainda mais o sistema imunitário. E são excelentes repositores hormonais combatendo os efeitos da menopausa/andropausa e protegendo contra o cancro da mama e do sistema reprodutor femenino/masculino. A soja com as isoflavonas e a linhaça com os lignanos (são fitoestrogénos, ou seja estrogénios vegetais). Mais informação neste pdf do projecto PhytoPrevent .

No meio de toda esta busca deparei-me com uma novidade. Uma farinha mix a ser comercializada brevemente, de 50% soja + 50% linhaça. Uma vez que tenho hábito de fazer algumas farinhas integrais através dos grãos na Bimby, a farinha mix surgiu naturalmente cá em casa, pesando e triturando na bimby, feijão de soja biológico com sementes de linhaça biológica.

Juntei 150 grs de grão soja seca (devidamente limpa) com 150 grs de linhaça. Triturei até obter farinha na progressão 5-7-9 com uns toques de turbo no final.

INGREDIENTES DA JARDINEIRA SOJA:

100 grs nacos de soja;
1 limão inteiro;
Sumo de 1 limão;
Tamari;
1 cebola;
Vinho branco;
Ervilhas frescas;
Linguiça vegetariana;
2 cenouras médias;
2 batatas médias;
Água q.b.;
1 colher (sopa) pasta tomate;
3 colheres (sopa) de Linhaça.

INGREDIENTES PÃO DE FARINHA MIX:

1 copo (medida MFP) leite soja;
3/4 copo (medida MFP) água;
2 colheres (chá) mel;
1 colher (chá) sal integral;
1 colher (sopa) óleo soja;
3 copos (medida MFP) farinha branca;
1 copo (medida MFP) farinha mix (soja+linhaça);
2 colheres (sopa) canela em pó;
Raspa de 1 laranja biológica;
Pássas para juntar qse no fim de amassar;
1 pacote fermento seco FERMIPAN.


CONFECÇÃO DA JARDINEIRA:

Demolhar a soja em água com 1 limão cortado aos pedaços (com casca), sumo de outro limão e tamari (cerca de 30 minutos).

Enquanto isto, faça um refogado com o azeite, cebola e vinho branco. Junte a linguiça vegetariana cortada aos pedaços. A seguir, vá juntando os vegetais mais rijos, batata aos quadrados, cenouras às rodelas e por último as ervilhas frescas. Cubra com água a ferver para evitar choque térmico de água fria com refogado quente, e adicione a pasta de tomate.

Entretanto, como não simpatizo com os nacos grandes, espremi e cortei-os ao meio. Juntei aos vegetais quando estes já estavam meio cozidos em conjunto com a linhaça.

A linhaça nos estufados comportou-se como na sopa. Deu mais corpo ao caldo, conferindo um suave gelatinoso. Tape, deixe arrefecer um pouco antes de servir, pois deste modo o molho ainda ficará melhor.

CONFECÇÃO DO PÃO DE FARINHA MIX:

Amornar o leite e a água. Deitar na cuba os ingredientes pela ordem enumerada. Seleccionar programa RÁPIDO (1h e 20), pão grande.

Observar a massa, se precisar de mais liquido ou mais farinha adicionar sem exagerar.

Fica um pão muito saboroso e saudável, porém é bastante proteíco.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

A linhaça moída traz mais benefícios do que a semente inteira, que possui uma casca dura e dificil de digerir.

Atenção que a linhaça moída, oxida com facilidade. Tente consumir a restante farinha mix o mais rápido possivel e guarde-a dentro dum frasco de vidro hermético no frigorifico.

16 comentários:

  1. Nunca me lembro dos chouriços para a jardineira...
    Lá bom aspecto tem ela, e com uma fatia desse pão, tínhamos jantar! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu continuo de boca aberta OOO de espanto, e se calhar de fome tb ;-)

    ResponderEliminar
  3. Excelente essa mistura de soja com linhaça para o pão. Como não tenho bimby para fazer a farinha posso usar o liqudificador ou até o moínho de café, faz a farinha também, vou experimentar! Não posso é revelar o segredo cá em casa :-)

    ResponderEliminar
  4. Ola Rute
    Com o saquinho que me deste foi um fartote de rir ca em casa! O J. disse "isso comem os pombos correio"! os miudos ouviram...nem provaram sequer com medo de lhes crescer penas!!!
    Mas olha fiz eu a minha sopinha com as sementes de linhaça e gostei bastante!!!
    Obrigado
    P.s agora vou inventar um bolo! ou melhor espero pela tua invençao de bolo de linhaça!!!

    ResponderEliminar
  5. Ó Marina, tens um dedo que adivinha ó quê!? Como é que sabes que ando a pesquisar sobre bolo de linhaça...

    Bom, mas essa de crescerem penas, ai ai ai. Tou a ver que aí em casa são todos muito animados. Ainda bem! :-D

    Bom, pelo menos tu gostaste e faz-te bem. O joelho está melhor?
    ___________________________________

    Grande ideia Suzi. Se não tens bimby, usa o liquidificador ou o moinho de café!

    E não reveles mesmo o segredo porque caso contrário reagem como em casa da Marina. Foge tudo com medo que cresçam penas!!
    ___________________________________

    Samma, prepara-te para mais OOOs!

    Descobri mais coisas. Depois dou noticias do "laboratório".
    ___________________________________

    Maryzita,

    na jardineira e na feijoada a linhaça fica 5 estrelas. Engrossa o caldo. Experimenta! Deves ter ainda aí muita linhaça por aí!!!

    Beijinhos e até mais.
    Vou dormir.

    ResponderEliminar
  6. 1 - Daqui adoro as ervilhas e o pão, não morro de amores pela soja granulada grande, a fina comesse bem, mas a grande fiquei traumatizada, a primeira vez que fiz, não coloquei de molho e ficou horrivel, nem o cão comeu. E olha que ele não é esquisito.

    2- Rute ja respondi as suas questões da lentilhas vermelhas, se precisar de mais indicações diga.

    3 - Tenho um selinho de presente para o seu cantinho.

    4 - beijinhos

    5 - Márcia :)

    ResponderEliminar
  7. O pãozinho ficou com um ar delicioso. Nunca me tinha passado pela cabeça esta mistura.
    Depois de fazer a famosa sopa de grão da bimby, já experimentei triturar várias leguminosas e arroz, mas tudo para sopa.
    Tenho que me debruçar sobre os pães..
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Márcia, tou como vc, não morro de amores por soja grande. Mas não cheguei a ficar traumatizada!

    Coitado do cão!

    Já fui no seu blog buscar o selinho. Obrigada por me incluir nas nomeações. Vou só aguardar para ter um numero minimo de blogs para atribuir o selo.
    ___________________________________

    Sandra, o pão de centeio também podias ter feito com centeio triturado. Testa um ou outro.

    Fico a aguardar resultados.

    Beijinhos a ambas.

    ResponderEliminar
  9. Rute, além de ter gostado muito da jardineira, A-D-O-R-E-I o pão!

    Só não faço já hoje pq ainda tenho.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Rute eu adorei mesmo a jardineira! Tambem tenho feito receitas com chouriço de soja (que descobri a pouco tempo), mas adoro! Agora nao encontro nem farinheiro nem linguiça nem nada disso :-S

    E vale bem pelas propriedades que tem esta refeiçao!

    Posso experimentar de tudo o que seja saudavel pois a minha avó é minha parceira e cobaia haaha :)

    Beijinhos!

    PS: obrigada pelo frcinha no blog... estou a tratar do assunto :) hihih

    ResponderEliminar
  11. Rute,minha amiga e guru :), neste momento, na minha MFP, está a ser fabricado este pão saudável e inovador!
    A minha empregada, que tb tem máquina de pão, ao ver a farinha ficou deliciada.
    Resultado, moi-lhe sementes e soja para ela levar e experimentar!
    :)

    Estou ansiosa por provar.
    Obrigada por divulgares e partilhares as exriêcnias que vais fazendo.
    :)

    Beijnhos.

    ResponderEliminar
  12. Verdinha,

    faz a jardineira com chouriço vegetariano, dá na mesma. Se fosse inverno, oferecia-me para enviar por CTT para ti o que não encontras aí. Mas com calor é perigoso enviar alimentos por correio.
    ___________________________________

    Gasparzinha,

    eh eh eh Guru :-)) Vcs chamam-me cada coisa!

    Espero que gostes do paladar. Hoje fiz mais um destes pães até para não deixar a farinha mix oxidar no frigorifico.

    É verdade, testei a farinha mix na sopa e não gostei. Mas penso experimentá-la em biscoitos e bolachas.

    Beijinhos a ambas.

    ResponderEliminar
  13. Rute, já está!
    É bom!!!

    Então fiz assim:

    A farinha mix fiz apenas a quantidade necessária para o pão, mas agora que reli todo o post mais uma vez, fiquei com uma dúvida. Usaste as sementes de linhaça e soja granulada ou feijão de soja?
    Eu tinha percebido que era soja granulada e foi o que fiz: 50g de cada, pulverizei na santa bimby e voilá!

    Depois usei leite de vaca em vez de soja, não usei passas e troquei a raspa de laranja por limão da quinta da sogrinha. :)

    Amassei na máquina de pão e cozi no forno; um pão grande e uma parte da massa em bolinhas e nós.
    Ficou bom e diferente!

    Depois coloco no blog.

    Beiinhos. :)

    ResponderEliminar
  14. De facto, não se percebe bem... se é soja texturizada se é soja em grão. Tenho q mudar o texto. Obrigada pelo "aviso".

    Mas o que eu utilizei foi grãos de soja para fazer a farinha.

    Há uns tempos atrás fiz um pão de soja texturizada que também ficou muito bom mas hidratei 1º a soja. O teu não ficou muito compacto por não teres hidratado?

    Fico a aguardar a publicação para ver fotos :-))

    ResponderEliminar
  15. Pois, então não fiz igual.

    Gostei muito da textura, não ficou nada massudo. Eu triturei soja granulada grossa seca, directa do pacote, junto com as sementees.

    Quando moldei os pães achei o cheiro estranho e fiquei com receios... mas depois gostei muito.
    Mas hoje jantei sozinha, então o meu esquisitinho não provou, mas o sabor é um pouco diferente do que estamos habituados.
    Mas bom, com o aroma do limão.

    Amanhã já coloco no blog. :)

    ResponderEliminar
  16. Rute, minha guru :), já coloquei o pão no blog.
    Espero que gostes!

    Beijinhos e tem um bom dia. :)

    ResponderEliminar