06 março 2009

DOCE DE FRUTOS VERMELHOS MFP (My Redberry Mornings)


Há vontades que não se podem contrariar. Se me apetece doce de frutos vermelhos após uma tarte de mirtilhos, porque não? Nada há de mais fácil, a MFP faz e eu nem tenho de me chatear com isso, é só despejar lá para dentro e pronto!

INGREDIENTES:
  • 500 grs Morangos maduros;
  • 125 grs Groselhas vermelhas;
  • 125 grs Framboesas;
  • 125 grs Amoras pretas;
  • 250 grs Pássas de uva;
  • 500 grs Açúcar amarelo;
  • Casca de 1 limão médio;
  • 1 pau de canela partido em 3;
  • 1 colher (chá) de agár-agár.

CONFECÇÃO:

Provavelmente vão estranhar os morangos e as pássas. Doce fino só teria as bagas vermelhas mas... como eu sou pobre :-), e quis fazer bastante doce, juntei morangos que lhe conferem um sabor bestial e pássas que tenho aqui em quantidades industriais (são uvas desidratadas do meu terreno no campo, em Setembro terei mais uvas à minha espera, portanto, tenho de gastar estas).

Lave os morangos e só depois é que lhes retira a parte verde. Corte para dentro da cuba da MFP aos pedacinhos. De seguida, junte as cascas do limão bem lavado e esfregado (convém ser biologico).

Deite as pássas e as restantes bagas, o pau de canela partido para não encravar na pá giratória da MFP. O açúcar e seleccione programa JAM (doce). Start e na minha MFP demora 1:20h.

Findo o tempo, como achei que estáva muito liquido, juntei a varinha mágica a um dos cantos e dei 2 toques, espaçados, para triturar um pouco. Mexi com colher de pau e seleccionei EXTRA BAKE (Cozer) durante 1 hora.

Passados 50 minutos dessa tal hora, abri a máquina em funcionamento e coloquei 1 colher (chá) de gelatina agár-agár. Misturei, fechei e deixei terminar os restantes 10 minutos.

Dividir em boiões, deixar arrefecer e colocar no frigorifico durante umas horas (no meu caso foi durante a noite).

Provei ainda quente estáva bom, muito bom mas ainda líquido. Na manhã seguinte, comi nas torradas com queijo filadelphia por baixo e.... e.... e.... nenhum outro doce de compra chega aos "calcanhares" deste pecado dos deuses!!!!!! A consistência está perfeita, cremosa e aveludada.

A gelatina agár-agár é um pormenor não menos importante. No entanto só mostra resultados quando o doce refrigera e necessita de ser diluida ao calor durante 8 minutos pelo menos, dai o facto de a ter adicionado quando faltavam 10 min para o final.

17 comentários:

  1. pois é...mais um doce!!!
    Mas passei aqui só para agradecer o selo...que me atribuíste! Obrigado!
    Mas olha eu também to atribui...pois cada vez que aqui venho e vejo estas delicias tenho mesmo que me rir!!!
    Bjs
    Marina

    ResponderEliminar
  2. Que belo doce, realmente não dá trabalho nenhum... e ficou óptimo!! :P

    ResponderEliminar
  3. Adorei a ideia! E adoro doces, mas nunca experimentei na MFP, vou ver se experimento este fim-de-semana, gostava de fazer o de laranja. Depois logo digo... Se tiveres muitos limões hás-de experimentar o meu doce de limão, fica 'gourmet'... Bjs

    ResponderEliminar
  4. Tenho que experimentar a alga deve dar uma consistência bastante boa ao doce.
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Pois é, mas eu acho q a consistência aveludada daquele doce é mesmo da margarina e dos ovos, e o doce dura imenso (quando eu deixo, claro, lol). Mas aprendi que tem muito menos calorias uma fatia de pão barrada com doce do que com manteiga ou queijo. Agora preciso perguntar-te onde é que eu posso encontrar a gelatina ágar-ágar, até para poder fazer os doces na MFP. Será no Celeiro? ou no Gourmet do El Corte Inglés... vá.. diz lá... BJS

    ResponderEliminar
  6. A gelatina agár-agár encontra-se à venda no Celeiro, no Continente (secção vegetarianos), no Pingo Doce (secção vegetarianos), no Intermarché (secção...), e se quiserem saber mais à cerca deixo o link dum post meu:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/12/gelatina-animal-versus-gelatina-vegetal.html

    Para mim foi uma excelente descoberta esta da agár-agár nos doces.

    Mas ao que parece também dá para iogurtes e bolos.

    Desculpem não ser mais personalizada hoje mas estou com pouco tempo ;-). Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  7. Ai jasus...e eu que nem sou apreciadora de frutos vermelhos, embora visualmente os prefira a todos os outros...isso tem tão bom aspecto...

    ResponderEliminar
  8. Palavras para quê?
    Andas numa de frutinhos silvestres, e decidida a deixar-nos com água na boca!
    Fica lindo e super-mega-hiper apetecível!
    Essa da compota de strawberries é uma excelente ideia! :)

    ResponderEliminar
  9. Adoro compotas e essa está com uma cara deliciosa!!!
    É engraçado, mas já tenho a M.F.P. algum tempo e nunca fiz lá as compotas!
    Faço sempre na Bimby,mas tenho de experimentar a Ddo pão! Beijinhos,Cinha.

    ResponderEliminar
  10. Que coisa tão linda!!!

    Tu dominas todas as auxiliares de cozinha!

    Na MFP ainda só fiz pão, nunca experimentei cozinhar... E doces, nem se fala!

    Não podes mandar um boião para os meus lados? :P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Bem, que cor!
    Ficou mesmo com uma cor apetitosa!

    ResponderEliminar
  12. O meu doce preferido...tenho que direccionar a minha MPF para esses maus caminhos...
    bjs e bfds...se não "comentarmos" antes

    ResponderEliminar
  13. Para quem ainda não testou doces na MFP lembro o doce de abóbora que postei aqui:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/01/doce-de-abbora-okaido-na-mqpo.html

    Este, de abóbora, até já foi aprovado pela Mary e pela Verdinha.

    As compotas na MFP ficam especiais! Believe me!

    Obrigada a todas pelos vossos comentários.

    Hoje estou muito feliz e nervosa com a chegada da minha nova máquina de cozinha!!!!!

    Por enquanto é segredo! Amanhã mostro a todas.

    ResponderEliminar
  14. mmm... ja tinha reparado neste doce sim, deve ser optimo tambem!! O agar agar aqui é opcional certo?? de certeza que fica tb consistente sem ele nao é??
    é que é coisa que nao uso ca por casa... e antes comprava tudo para usar uma vez, agora evito :)

    er... ja agora... :) Ca perdidos pelo meu congelador andam muitos mirtilos... sera que deixa o doce muito acido...? Nao sao nada doces...
    Estou a gostar mais das compotas na maquina do pao do que na bimby... ter pedacinhos e diferentes texturas é optimo.

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  15. Por acaso até não é Verdinha. A ágar ágar é essencial.

    O problema da MFP é que é muito lenta a secar os doces, especialmente com frutas sumarentas.

    Bom... é assim, se colocares mais açúcar do que eu és capaz de conseguir maior consistência mesmo sem ágar ágar.

    Mas o meu objectivo, sempre, é diminuir calorias. Dai que a ágar ágar vai dar-lhe uma consistência de doce. Caso contrário fica muito liquido e para secar o doce demora horas!

    Podes e deves usar os mirtilhos. Faz de morangos com mirtilhos que deve ficar muito bom. Mas se são congelados ainda vão largar mais liquido do que os frescos pelo que...convém aumentar a ágar ágar.

    Julgo q podes substituir a ágar ágar por gelatina em pó neutra. Talvez não seja é nas mesmas proporções.

    Beijinhos :-)

    ResponderEliminar
  16. Ja andei em pesquisas sobre agar agar maneiras de o usar, e parece que é muito saudavel tambem. Estou rendida a estes doces, e como tantos os frutos vermelhos e miltilos sao congelados vou comprar o agar agar. Depois conto, talvez o faça para a semana, o de abobora esta no fim :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida Rute,
    obrigada pelas tuas palavras tocantes :)
    Vim espreitar o teu docinho e fiquei com imensa vontade de o experimentar. Pena eu não ter visto esta receita na altura dos frutos vermelhos em abundância e já teria feito!! Nunca fiz doces na MFP. Algum dia terá de ser.
    Vou espreitar o teu doce de abóbora que li aqui nos teus comentários que também já fizeste :)
    beijinho grande linda Amiga.

    ResponderEliminar