12 março 2009

SCIENTIFIC EXPERIENCE REPORT EPISODE 1:

OBJECTIVE: Essene Bread

( Pão de Trigo Germinado )

ARTIGO RELACIONADO:

Germinador EasyGreen

Pão Essênio é um pão fora do comum, porém é uma das variedades mais antigas na história da humanidade. Sem fermento, é um pão achatado, género tosta, com um potencial de nutrientes e enzimas que nenhum outro pão contém.

Ao dar vida ao grão de trigo estamos a multiplicar o seu poder nutritivo. O trigo após a germinação, aumenta a percentagem das vitaminas relativamente às existentes no grão de trigo, conforme se segue:

+28% deTiamina (Vit. B1);
+315% de Riboflavina (Vit. B2);
+66% de Niacina (Vit. B3);
+65% de Ácido Pantoténico (Vit. B5);
+111% de Biotina (Vit. B8);
+278% de Ácido Fólico (B9);

e +300% de Vitamina C.

Há, também, um grande aumento no teor de minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, enxofre (entre outros) e um considerável aumento de enzimas e catalizadores.

No entanto, todo este potêncial enzimático só pode ser aproveitado pelo corpo humano se o alimento for comido crú ou cozinhado a uma temperatura inferior a 40º.

CONFECÇÃO:

Lavar os grãos de trigo em várias águas e demolhar durante 1 hora.

Depositar no germinador programando o germinador para humidificar a estufa de 3 em 3 horas, durante 15 minutos, cada intervenção.

Cobrir a estufa com um pano para evitar a luz em demasia permitindo a circulação de ar pelos orificios da estufa.

Ao fim de 5 dias (ou antes) já os grãos estarão germinados. Utilizar quando o broto estiver pelo menos do tamanho da semente.

Lavar os rebentos de trigo em água purificada. Deitar no copo da Bimby, juntar um punhado de nozes, regar com fio de azeite e povilhar com sal fino. Triturar até conseguir uma pasta.

Espalhar esta pasta na folha de T-flex do desidratador e deixar a desidratar (a 40º) durante a noite. O meu pão demorou 8 horas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Os rebentos de trigo, ou quaisquer outros, devem apresentar bom odor e aspecto no fim da germinação. Se por algum motivo apresentarem cheiro a mofo e aspecto viscoso, rejeite e não consuma.

Os meus (rebentos) cheiravam magnificamente bem. Deu-me bastante confiança em comê-los. Claro que antes da 1ª utilização da máquina tive de executar a desinfecção da mesma conforme instruções da marca EasyGreen. A máquina esteve a trabalhar 3 horas, tabuleiros vazios, com água e 3 colheres de lixivia. Seguindo-se mais umas 2 horas a trabalhar, vazia, só com água purificada.

A pasta resultante da trituração do trigo germinado, cheirava a água com farinha de trigo (tão simples quanto isso).

O sabor do pão essênio é diferente... Encontra-se ainda uns grãozinhos ao trincar, lembra um pão holandês que se vende no LIDL (com bastante fibra). Gostei dele, principalmente, com queijo da serra da estrela :-)) É uma tostinha porreira.

Em cada dentada sei que estou a comer saúde.

11 comentários:

  1. As coisas que tu inventas! Não há dúvida que saúde tu tens que ter mesmo! Eu no final de Março vou plantar as minhas batatas na quinta, também partilho da opinião de sermos nós a produzir os nossos próprios produtos, não ficando mais barato a qualidade é muito superior! Depois deixo as fotos da plantação no meu blog. lol

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhhhhh também tens uma quinta ;-)

    Eu tenho de ir levantar as minhas batatas do chão um dia destes. Semeei batatas de sequeiro em Janeiro. Se quiseres vê o artigo na etiqueta AGRICULTURA...

    Quando retirar as batatas, vou semear trigo de sequeiro, mais que não seja para ver crescer espigas douradas (q liiiindo!).

    E...eu não invento nada, já está tudo inventado. Só usufruo das descobertas dos outros. Ai Suzi, há tanto para aprender... às vezes até stresso por não ter disponibilidade para me dedicar por completo à investigação :-((

    ResponderEliminar
  3. Amiga, não tem nada a ver,mas já coloquei nos comentários das cornucópias,uma forma de falarmos melhor!! Ok??
    Beijinhos grandes,fico a aguardar.

    ResponderEliminar
  4. Eu tive que ler isto 2 vezes para perceber (mais ou menos) em que consiste...
    Fiquei mesmo curiosa em relação ao sabor e à textura...tem aspecto de colmeia!
    Vais muito à frente! Hihihi:)

    ResponderEliminar
  5. Cinha,

    já enviei mail para ti. Obrigada.
    ___________________________________

    Mary,

    descobri entretanto que há Pão Essênio para a MFP, mas neste caso perde quase a totalidade das enzimas. Porém mantém-se as vitaminas e minerais aumentados.

    Tenho de germinar mais trigo para experimentar o Pão de trigo germinado na MFP.

    Xiiii a minha cozinha parece um laboratório. Só faltam os tubos de ensaio e o microscópio.

    Tou a adorar!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Srª. Dª Cientista, e o comum dos mortais, depois, consegue fazer esse pão-colmeia na MFP, sem germinador? :)

    ResponderEliminar
  7. Talvez consigas...

    Tens 2 hipoteses:

    - Comprar o trigo já germinado (onde vendem rebentos biologicos em principio terão trigo. A Urze tem.)

    - Tentares germinar pelo processo artesanal.

    Vê este video no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=EplopUyQPdA

    Acho curioso chamares-lhe pão colmeia... porquê!?

    Se queres um exemplo parecido à textura...digamos que é parecido com as espalmadas de aveia. No entanto eu fiz o pão mais fino. Ficou tipo tosta fininha mas com baguinhos.

    ResponderEliminar
  8. Amiga Rute eu gabo-te a paciência!! Sinceramente!
    Aqui neste Blog há sempre novidades e coisas que a mim nunca me passavam pela ideia que existiam!!
    Muito Bem...
    Sabes que eu como muito pão Holandês do Lidl....e Adoro! Sou a única lá em casa, mas há sempre pão desse em casa!!!
    Mais uma vez Parabéns!
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Marina,

    então tens de provar o meu pão essênio. Já que moramos tão perto uma da outra!

    Da próxima vez que fizer, provas.

    O pão holandês de que falas é aquele que parece um tijolo escuro? Cheio de sementes? Eu refiro-me a este (estou na dúvida se é holandês ou alemão).

    ResponderEliminar
  10. Fantástico Melga Mike (como dizia o outro...). Tu sabias que eu ia passar-me com esta maquineta...
    Agora a título de curiosidade, sabias que o supermercado Miosótis costuma vender este tipo de pão mas feito com Cannabis Sativa?...
    Imagina eu a convidar-te a ti e à Mary para um "cházinho" com torradinhas deste pão e às tantas acabarmos todas com risinhos aparvalhados...temos que experimentar...se está à venda é LÉGÁLLI

    E agora as questions que estavas à espera...onde comprás-te a maquineta, how much, como funcemina.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Ai borboleta, ri tanto que quase molhava as cuecas!

    Pão de cannabis!!!! Cházinho com a Mary e depois terminarmos todas a rir aparvalhadas :-))))

    A maquineta há em vários sites ingleses. Procura no google por Easygreen Mikrofarm:uk

    No entanto a máquina é americana mas eu nunca mandei vir nada dos EUA por causa da alfandega. Não sei bem como se processa.

    Dentro da UE é mais fácil. Se quiseres comprar no mesmo site que eu, aqui fica: http://www.juiceproducer.com/sprouters.php

    ResponderEliminar