20 abril 2009

BOLO DE VEGETAIS NA ACTIFRY

A receita de Bolo de Vegetais foi-me apresentada pela Sandra do blog Cozinha da Sandra que por sua vez tinha encontrado a receita no blog da Pimenta Verde. Eu fiquei fã, digo-vos já assim a abrir o artigo. O Bolo de Vegetais vai passar a ser um dos pratos mais confeccionados cá em casa, logo a seguir ao Ratatouille Niçoise. Foi aprovado por unanimidade!!

É um bolo que pode ir variando os ingredientes conforme o que temos em casa, desde que se mantenha a courgette e a cenoura. Pelo que eu inovei na receita original.

INGREDIENTES:

1 Courgette média ralada;
3 Cenouras médias raladas;
Coentros frescos q.b.;
1 chávena de grão cozido;
1 Tomate sem grainhas e sem liquido;
1 cebola pequena;
Queijo mozzarela ralado;
3 ovos médios;
75 gr leite soja;
80 gr farinha branca;
Sal fino e pimenta q.b. para os ovos;
2 colheres (sopa) linhaça.

CONFECÇÃO:

Ralar em juliana, as cenouras e a courgette. Colocar na forma de aro. Picar os coentros para cima. Juntar o grão, o tomate e a cebola em tiras. E por fim misturar o queijo. Convém misturar todos os ingredientes e terminar com queijo por cima.

Bater 3 ovos com leite e farinha. Temperar de sal, pimenta. Juntar as sementes de linhaça.

Regar todos os vegetais tentando não deixar nenhuma zona sem ovos. Forrar com folha de aluminio e levar à Actifry durante 40 minutos. No fim deste tempo, retirar a folha de aluminio e deixar gratinar. Rodar a forma de aro para gratinar toda a superficie.

Acompanhar com arroz molhadinho. O meu era arroz de manteiga mas que no fundo não leva gordura nenhuma. Simplesmente, deixo ferver uma cebola cortada na água durante uns minutos e só depois é que junto o arroz. Fica caldoso.

Quando se vira o bolo, a outra parte está muito descorada. Se quiser leve o prato a gratinar no forno, ou então com a ajuda de outro prato vire o bolo novamente para ficar a parte bonita para cima.

18 comentários:

  1. Rute, tb gostei muito deste bolo salgado.
    A experimentar. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Que bom, tenho de começar a aderir a estes deliciosos pratos, pois são bastante saudáveis.Adorei a ideia de fazer na Actifry

    ResponderEliminar
  3. A-do-rei! E como não tenho actifry pode perfeitamente fazer-se no forno. De qualquer modo em minha casa vai ser dificil convencer os meus homens todos a aderir! Mas tenho esperança que com o tempo a coisa resulte. A fazer!

    ResponderEliminar
  4. Bem Rute, até eu estou com àgua na boca. Deve ser uma delicia, guarda ai uma fatia.

    Bjcas

    ResponderEliminar
  5. Essa fatia está deliciosa, vou copiar mas tenho de reduzir a dose para experimentar, pois o marido nem sempre come de tudo, mas aos poucos vou conseguido mudar alguns hábitos.
    Bjos

    ResponderEliminar
  6. Voltei, as sementes de linhaça são mesmo obrigatórias, altera alguma coisa, senão vou ter de ir procurar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que gostaram. Este bolo também costuma ser presença habitual aqui em casa. Nem os mais pequenos refilam! É muito versátil serve para almoço, lanche, jantar ou pic-nic. Normalmente em vez da cebola utilizo alho francês :-). Já fiz com salsa, cebolinho, soja, tofu…, humm nunca fiz com seitan…
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Amiga, quando otrabalho é muito e o tempo é pouco, são pratinhos saudáveis como este que nos permitem continuar de mangas arregaçadas. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  9. Five Stars amiga!...vim aqui num pulinho porque tenho trabalho até ao sotão...nem sequer sobra tempo para postar...that´s life...
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Mas que bela ideia, ficou fantástico!! Fazes de tudo na Actifry mesmo!! :)

    ResponderEliminar
  11. Este blog só coisas boas. Nós cá em casa comemos imensos legumes mas esta ideia de fazer na actifry é espectacular. parabéns Rute conceicão.
    Já agora eu também uso a linhaça uma receita que gosto é esparregado de espinafres e sementes de linhaça.

    ResponderEliminar
  12. Parece-me um belo bolo salgado! Não tenho actrify mas se dá para fazer no forno, ainda melhor :)

    ResponderEliminar
  13. Olá,

    Uma das coisas boas de ter um blog de culinária é ver as nossas receitas serem reinventadas por outros, ainda mais se eles as apreciarem!
    Ficou muito bem o bolo e gostei da combinação do grão com o tomate.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Rute gostei muito deste bolo... simples e saudavel, e parace-me que em alternativa a actifry 8que não tenho...) posso bem dar uso a minha MFP =)

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigada pelos vossos comentários todos. Ando sem tempo para responder, infelizmente. E isto custa-me um bocadinho pois adoro dar sempre um feedback a quem me visita.

    Isabelocas, as sementes de linhaça não são absolutamente necessárias. No entanto sabe muito bem encontrá-las no prato. Mas podes não as incluir ou até substituir por sementes de sêsamo, por ex.

    Conceição, ultimamente tenho incluido a linhaça em tudo mas ainda não me tinha lembrado de juntar ao esparregado. Grande ideia! Obrigada pela dica.

    É verdade Pimenta, é uma alegria ver as nossas receitas reinventadas noutros blogs. Já quando foi do pão de soja e linhaça, reinventado pela Gasparzinha e pela Soft, fiquei super contente.

    Sandrinha, substituir a cebola por alho francês é muito bem pensado. E levar o bolo de vegetais para um pic nic soa super bem. Tenho umas saudades de fazer um pic-nic...

    Suzi, o famoso pic-nic nunca mais sai!! Isto é que está dificil. A culpa é do tempo que nunca mais estabiliza. E das nossas vidas que não desaceleram! Livra!

    Borboleta, eu também estou com trabalho até ao sotão. São fases! Temos de aguentar-nos na tormenta. Estou a ver que publicar nestes próximos dias também vai estar de gesso!

    Gasparzinha, de facto estas receitas relampago são óptimas para alturas mais apressada. Mas agora estou com um problema: apetecia-me fazer esta receita todos os dias. Mas não posso estar a comer ovos todos dias :-(

    Margarida, e que tal? Já provaste. Podes opinar :-)

    Olá Vera, bem vinda ao meu espaço. Parece-me que nunca te tinha visto por cá antes pois não? Se tens Actifry, aqui encontras muitas ideias Actifryenses. É só clickares na etiqueta da coluna da direita.

    Isabel Pisoeiro!! Há qto tempo não te "via" por cá! Foi a Actifry que te chamou não foi? Beijinho querida.

    Ameixinha e Verdinha, a receita original é confeccionada no forno. A mim é que me deu mais jeito assar na Actifry. Pelo que reinventem no forno :-))

    Beijinhos a todas e voltem sempre.
    Dentro do meu tempo limitado vou tentar publicar mais inovações interessantes.

    ResponderEliminar
  16. Está uma pessoa fora uns dias e esta mulher não pára sempre a surpreender :-)que ricos bolos...

    ResponderEliminar
  17. Olá!!!

    Tenho a Actifry á uns dias apenas e ainda muitas dúvidas... Pesquisando pela net em busca de receitas, encontrei este fantástico blog, tem receitas fantásticas que vou experimentar.
    Será que me podia dizer, se a forma que usou nesta receita, é uma simples forma que se compra numa loja ou é esepcifica da Tefal para cozinhar sem a pala????
    Obrigada pela atenção!
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  18. Olá Liliana,
    a forma é uma forma anti-aderente normal. Esta por acaso é marca continente. Cuidado com o diametro. Nem todas servem. Meça antes de ir ao supermercado.
    Boas experiências.
    Rute

    ResponderEliminar