09 abril 2009

CHÁ DE FLORES

ARTIGOS RELACIONADOS COM FLORES:

Flores Comestíveis de Abóbora e Capuchinha
Flores? Você já comeu flores??

Comer flores eu já comi, e beber chá de flores também (chá de camomila). Mas Chá de Flôr de Laranjeira nunca tinha experimentado, até hoje de manhã!!

E como é que as flores de laranjeira apareceram no meu desidratador??? Sim como?? Através de uma oferenda muito especial. Pásso a contar a história:

No fim de semana passado estáva eu tranquilamente às compras no supermercado, toca o telefone e oiço assim: - Olá Rute, é a Borboleta do blog
Cozinha das Cores! Vim ao Algarve e já aqui tenho as flores de laranjeira para ti, estive a sacudir as árvores. Queres que deixe cá em baixo a secar ao sol ou levo-as assim frescas e tu secas ai?

Bom, já estão a adivinhar o que se seguiu... Embora eu e a Borboleta já tivessemos trocado uns mails e uns telefonemas, até ontem, nunca nos tinhamos visto. E foram as flores que nos obrigaram a marcar almoço em Lisboa antes que murchassem.

Foi assim, que no dia 8 de Abril de 2009 conheci a Borboleta com flores no regaço LOLOLOL. Ao fim da tarde foi só depositá-las nos tabuleiros e desidratá-las durante a noite, com a janela da cozinha aberta pois o perfume era tão tão forte que inebriava.

O cházinho já provei, é bom! Floral :-)) Obrigada Borboleta. Gostei muito de te conhecer. As fotos das laranjeiras e das suas flores estão no outro blog da Borboleta: As minhas mãos verdes. Vão lá espreitar.

____________________________________________________

Antes de fechar o artigo quero agradecer, também, publicamente, a outra "alma" caridosa que conheci através dos blogs: A Marina do blog
Mãe ao Cubo/Nós os 5...

Deve estar quase a fazer 1 mês esta nossa amizade. Quando descobrimos que eramos vizinhas, a Marina convidou-me para ir como sua convidada ao VivaFit. E lá estou no ginásio com ela desde essa altura, a reduzir centimetros e gramas :-))

Também já fizemos umas trocas e baldrocas. Eu dei-lhe a provar os corações solares de xicolate e as sementes de linhaça, e a Marina deu-me uma pernada de loureiro biológico e 1/2 dúzia de ovos caseiros.

É muito engraçada esta aquisição de amigas pela internet. Obrigada a ambas pela vossa simpátia e amizade.

Em breve espero conseguir um dia para ir almoçar e conhecer a Isabel do blog
A Escola é Bela e a Paula do blog Aprender Sem Escola quando cá vier a Portugal de Férias. Isto é que é uma vida social atarefada! Qualquer dia não tenho tempo para cozinhar ah ah ah.

18 comentários:

  1. OLÁ RUTE,

    AS COISA QUE TU DESCOBRES, NÃO CONHECIA ESSE CHÁ. FAZ BEM ALGUMA COISA. O CHÁ CAMOMILA, ACALMA, O PRETO É BOM PARA O ESTOMAGO, E ESSE?

    ResponderEliminar
  2. Olá Margarida!

    Este é calmante e ajuda a dormir. Tem propriedades anti-espamódicas (relaxa). Também li que é bom para banhos de imersão (sensação de descanso) e óptimo tónico para a cara (para fechar póros).

    Por falar em chá de flores, descobri entretanto que o chá de flôr de pessegueiro é bom para os intestinos. É laxante.

    São os chamados chás medicinais.

    ResponderEliminar
  3. Também gostei muito de conhecer-te pessoalmente Rute. Temos imensas afinidades. A net não traz só coisas más.
    Este vai ser o primeiro de muitos almoços...ou jantres...ou lanches.
    Tens razão , qualquer dia nõ sobra tempo para cozinhar.
    Bjocas

    ResponderEliminar
  4. É verdade sim senhora Borboleta, temos muitas afinidades.

    Começamos pelo gosto comum pela culinária vegetariana e agora já vamos em hortofloricultura!

    E gostamos ambas muito de comunicar e socializar. Acima de tudo sabemos apreciar pessoas de intimo bonito, transparentes e verdadeiras.

    Vamos a esses almoços, jantares e lanches sem demora, por forma a provar as delicias confeccionadas por uma e por outra. Beijokas.

    ResponderEliminar
  5. Humm, a laranjeira do meu jardim também já está em flor. Mas sem desidratador como faço? Ponho ao sol, talvez, mas com este tempo que está si e ni! Ou será que podemos fazer chá sem as flores estarem secas? Tenho que investigar isso.
    Bjs e boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  6. Sandra,

    o que a Borboleta me informou é que não se pode fazer chá das flores frescas porque o sabor é forte e amargo demais.

    Também não convém retirares muitas flores à tua laranjeira porque das flores é que nascem as laranjas, eh eh eh. Mas esta parte deves saber.

    Quanto a secar ao sol... penso que dá para secar sem sol directo. O que é preciso é resguardar as flores da humidade da noite, porque senão, secam de dia, e humidificam à noite.

    Quem não tem desidratador, costuma desidratar no forno. Temperatura muito baixinha, porta do forno semi-aberta. Melhor ainda se for forno com ventilação. Na verdade o desidratador é isso mesmo, uma ventoinha que deita ar quente dentro duma caixote de plástico com tabuleiros de rede.

    Puxa pela cabeça! Bjinhos e boa páscoa.

    ResponderEliminar
  7. Pois que é boa esta vida social "amadrinhada" pela net, sim senhora!
    Quando chegar esse qualquer dia, levamos-te o quê? Flores??? :):):)
    (Já de ves estar para perto... ;););)

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Adoro chás de todos os tipos cores e perfumes (menos baunilha hehe)
    E concordo que é sempre bom confraternizar e conhecer pessoas novas com as quais no identificamos, nem que seja através da net.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Ontem foi o dia dos encontros :) Podiam ter combinado e vinham ao Norte! Também nunca provei chá de flor de laranjeira mas deve ser bem interessante ;)

    ResponderEliminar
  10. Isabel,

    Flores só se forem comestiveis ou em vaso porque tenho pena das flores que morrem na jarra tão prematuramente.

    Mas esquece lá isso, leva a tua boa disposição que é qto basta!

    Está para breve concerteza. Só ainda não aconteceu porque as semanas não chegam para tudo: trabalho, familia, blogs, e etc...
    ___________________________________

    Alcina,

    sabes onde fica bem a baunilha (a vagem propriamente dita)? No café!

    Aliás, eu gosto imenso de colocar ervas ou especiarias dentro do jarro do café de saco e quando o café começa a cair em cima do que eu coloquei lá dentro, absorve o cheiro e o sabor.

    Café de baunilha é óptimo. Mas ainda gosto mais de café de alecrim. Bem mas cuidado, café de baunilha é afrodisiaco uuuuuu lá lá.
    ___________________________________

    Ameixinha,

    vontade não nos faltou, de termos mais amigas virtuais por perto, para conhecer. Se o Norte fosse mais perto...

    Bom, mas nada é impossivel. Eu gosto muito de ir ao Porto! Moras perto da Cidade Invicta?

    Queres q envie para ti uma amostra de flores de laranjeira por CTT?

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. E olha que se conhece gente fantástica! Sabes como eu sou meia medricas, mas vale a pena arriscar, porque se fazem grandes amizades, coloridas, pessoas muito educadas, com estórias de vida, bonitas e alegres! hehehe
    Um dia ou vem Lisboa ao Porto ou vai o Porto a Lisboa, porque quero conhecer a Rute (aquela das ideias avant-garde)a Brabuleta, a Sandrinha etc...
    Feliz Páscoa:)

    ResponderEliminar
  12. Rute, isso sim é que é uma agenda cheia.Eu tambem quero cházinho.

    Querida preciso da sua autorização para roubar a sua receita de tofú moka cake, com fotos e tudo, fui convidada a escrever outro artigo para a Revista Zen, só que agora sobre vegetarianismo (saiu um este mês um sobre o crudivorismo).

    Lembrei-me do seu divino doce, prometo colocar os créditos todos.

    Fico a espera da resposta. Bjs

    MBA

    ResponderEliminar
  13. Rute, o longe faz-se perto. Eu não moro na inbicta carago! Mas há comboios de hora a hora e vou lá ter em 45 minutos he he Tens que pedir boleia à borboleta, ela que dê às asas e venha até cá :)
    Obrigada pela simpatia mas não hão-de faltar oportunidades para provar o chá e conhecer-vos. Eu sei que isso vai acontecer um dia ;)

    ResponderEliminar
  14. Exactamente, o longe se faz perto e temos de combinar reunião de blogueiras. Eu vou de proposito ao Porto, não me importo. Se possivel num dia que as lojas da Rua de Santa Catarina estejam abertas para ser possivel fazer umas compras de Verão.

    Márcia, eu li seu artigo da revista Zen. Adorei as receitas. Mas foi dificil de encontrar a dita revista! Ando para experimentar o "esparguete" de courgette há muito tempo mas preciso do Verão para a aventura :-)).

    Quanto ao Tofú Moka Cake pode levar à vontade, fotos e tudo. Terminámos ao peq almoço o resto juntamente com morangos. Muito boa a combinação.

    Beijinhos a todas,
    Mary, Ameixinha e Márcia.

    ResponderEliminar
  15. Rute, eu estava a brincar (por causa das flores de laranjeira...), não iria levar-te flores cortadas, também não as ofereço a ninguém, só em vaso, como tu...

    Ah, e achei uma piada, ontem passei no Celeiro do Cascais Shopping e trouxe a revista lá deles para dar uma olhadela e não é que vem lá um artigo sobre as flores comestíveis??? Deve ser da Primavera!!!

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Isabel,

    é muito fácil ter flores comestíveis em casa. Viste o artigo relacionado neste post?

    Se costumas comprar abóboras biologicas, guarda as sementes, seca-as ao sol e depois semeias numa floreira.

    Dificilmente terás abóboras porque as flores precisam de ser fecundadas e na cidade há poucos insectos que ajudem à fecundação da flôr fêmea com a flôr macho, mas podes comê-las. Simplesmente tens de retirar os estames.

    No Time Out desta semana vem um artigo sobre hortas urbanas.

    Pelos vistos este ano a imprensa está mais atenta ao que se pássa no mundo, estão a aparecer imensos artigos sobre vegetarianismo, crudivorismo, flôres comestiveis, hortas urbanas, e por aí fora, tudo na vertente do original e saudável.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Rute mas que maravilha!!

    Eu sou daquelas que bebe muito chá mas sempre de pacote... Agora esta ideia é optima! Imagino op cheirinho aí em casa...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Adoro esta página!!! Beijos gente BONITA!!! <3

    ResponderEliminar