01 abril 2009

COMPOTA DE PIMENTO LARANJA (Dia L)


DIA DA COR: 4ª Feira, dia 1 Abril 09, DIA LARANJA

Inaugura-se hoje um passatempo criado pela
Mary, no qual a cada 4ªfeira, de 15 em 15 dias, todos os blogs que queiram aderir, publicam uma receita relacionada com a cor em vigor.

Para iniciar calhou-nos a cor Laranja e apesar do pouco tempo que todos tivemos, as receitas estão a aparecer. Na coluna da direita deste blog reservei um espaço para o blogroll do Dia L.

Assim que se pensou laranja a minha opção foi logo pimento. De seguida: pimento numa utilização fora do comum. Naveguei na net à procura de inspiração e encontrei uma
Geléia de Pimentão que me apaixonou, mas como dáva ainda algum trabalho a pelar os pimentos, resolvi-me por esta outra receita de Doce de Pimentos à última da hora. Na minha compota de pimento laranja inventei um bocadinho.

INGREDIENTES:

360 grs Pimento Laranja;

175 grs açúcar mascavado integral (claro);

175 grs água;

80 grs de vinagre de maçã;

Sementes de Cardamomo (interior de 3 bagas);

1 colher (sopa) agar agar.

CONFECÇÃO:

Lavar e retirar sementes aos pimentos. Pesar as 360 grs depois de limpos.

Juntar todos os ingredientes na bimby à excepção das sementes e da agar-agar.

Triturar 5 segundos na velocidade 4. De seguida, programar 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1, juntar as sementes e ligar a bimby.

No fim do tempo, triturar mais um pouco se necessário e juntar a agar-agar se estiver muito liquido.

A compota é deliciosa. Surpreendentemente, até me sabe a doce de laranja! Sério!!

As fotos mostram uma fatia de pão com compota acabada de fazer (mais líquida) e com compota depois de ter estado no frigorifico, já com aspecto de geléia, graças à gelatina vegetal que só se revela quando arrefece.

25 comentários:

  1. Bem, Rute, que original!
    Já vi que imaginação não tem faltado na blogosfera laranja! LOL
    Até nas receitas mais simples se pode inovar, já viste?
    Gostava de provar um "cadito" dessa compota tão laranjinha e diferente!
    Com vinagre de maçã, não fica um pouquito ácida? 5 estrelas, girl!:)

    ResponderEliminar
  2. Não, nada ácida Mary! Dá-me a impressão que o ácido do vinagre evapora.

    Lembraste o molho agri-doce que levava vinagre? A base é identica a esta.

    Se tivesse mais tempo tinha inovado mais. Talvez colocado sumo de laranja em vez de água.

    Quanto ao engrossar, já está a acontecer. Já está genero geleia. Mas foi necessária a agar-agar, caso contrário acho que ficava muito líquida.

    ResponderEliminar
  3. Rute, andopara experimentar uma receita do género da versão da alegna que vi no livro espanhol da bimby,mas agora fiquei com vontade de fazer é a tua.

    Talvez tb se possa usar linhaça para dar consistência de geleia?

    Acho que se ficer, vou usar o sumo de laranja...

    Adorei!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Gasparzinha, faz-me lá o favor de melhorares isto, embora já esteja muito bom. Mas fiz tudo à pressa. Não gosto muito de cozinhar assim sobre pressão.

    De facto, parece-me que entre as duas receitas q serviram de inspiração, uma tem vinagre a mais e a outra fica ainda melhor se utilizares sumo em vez de água.

    Quanto à linhaça, já fiz um doce de ananás na MFP onde juntei linhaça e ela não se comportou como eu esperava. Talvez se fosse ao lume e não na MFP resultaria diferente...

    De qq das formas a linhaça fica bem em qq confecção. As sementinhas são mais ou menos neutras. Boa lembrança.

    Precisamos de mais brainstormings :-)) O dia da cor é um excelente estimulo.

    ResponderEliminar
  5. Só tu! Acho que todas inovámos e inventámos mas 'compota de pimentos'? Acho que nunca me lembraria disso! Que excelente ideia! E a cor laranja no seu melhor!

    ResponderEliminar
  6. O mais agradável é que não sabe a pimentos!

    Inicialmente quando vi a receita pensei...é um excelente doce para acompanhar carnes (talvez)...mas afinal não lembra nada o sabor do pimento refogado. Muito bom!

    ResponderEliminar
  7. isto é muito à frente :-) mas muito bonito :-)

    ResponderEliminar
  8. Mesa, daqui a 15 dias contamos contigo para o próximo dia da cor?

    De certeza que nos presenteias com um bolo "muito à frente" :-))

    ResponderEliminar
  9. Rute que belo docinho.
    Não me esqueci do desafio...a minha máquina pifou. Vou tentar arranjá-la mas até lá tenho de comprar outra. Mesmo que não dê tempo para cumprir o "dia do laranja" não vou deixar de responder ao desafio da Mary.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Adoro pimentos mas nem sabia que se podia fazer compota. Por incrível que pareça nunca encontrei pimento laranja à venda nas terras de cá :)

    ResponderEliminar
  11. Borboleta,

    que azar a máquina de fotos ter pifado! Mas fico satisfeita de saber que alinhas na mesma, mesmo que publiques mais tarde. Este primeiro episódio do Dia L tem prolongamento :-))

    As melhoras da tua máquina ou as melhoras da tua carteira para que possas adquirir outra máquina fotográfica.
    __________________________________

    Ameixa,

    Experimenta com outro pimento, verde ou vermelho que são as cores mais comuns.

    Estes comprei no Continente mas as cores laranja e amarela nos pimentos é mais cára. Foi mesmo só para efeitos do passatempo porque de resto, quando repetir a receita, vou mudar de cor.

    Uma compota verde ou vermelha também deve ser um show!

    ResponderEliminar
  12. Rute, já há mais duas receitinhas laranja! Há que definir a próxima cor! :)

    ResponderEliminar
  13. Rute, que original!Uma compota mas muito bonito. Muito bom!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Mary, já vi que há propostas de novas cores nos comentários do teu blog, agora a parte dificil vai ser escolher a cor. Se calhar temos de ir a votos!

    Mais duas receitinhas onde? Devem ser blogs q só tu conheces! Vou à tua página ver.
    ___________________________________

    Olá Anna,

    bem vinda! Inspirei-me numa receita da Alegna. Ficou muito bom.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. rute que maravilha minha amiga,manda um pote para mim com esse docinho,segui o teu exemplo e pusssss tb de lado os blogs com desafio laranjaaaaaaaaa,jinhos princesa

    p.s.-posso mandar a morada paar onde??? :o)

    ResponderEliminar
  16. Bem que original!!

    Nunca me passava pela cabeça fazer compota de pimento... e logo laranja que nunca vi a venda!! Apenas vejo vermelhos, verdes e amarelitos!

    Sim senhora, bela inovação!!

    ResponderEliminar
  17. Bem isto de ideias laranja está o máximo :-) doce de pimentos nunca me ocorreria hehe nem laranja nem de outra cor, adoro pimentos, mas nunca pensei que também dava para fazer doce :-)
    parabens ficou lindo.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  18. Baby, dia 15 fica a cor Vermelha!
    Obrigada pela colaboração conjunta, de facto, a união faz a força! Bjókas:)

    ResponderEliminar
  19. Olá Rute,
    Já tinha ouvido falar de geleia de piri-piri, por isso não me admirei de um doce de pimento, mas afinal porque não? Também se faz doce de tomate, de cenoura, de abóbora.
    Tem uma cor linda e um óptimo aspecto, gostava de provar.
    Vou adicionar-te ao meu google reader para ir acompanhando a tua cozinha ;)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  20. Olá a todas,

    vou ser rápida a responder porque já perdi um tempão a colocar a exposição das obras primas na coluna da direita.

    Tinha apenas lista de links mas quando me apercebi que conforme as publicações mudassem, também desaparecia este dia maravilhoso, tive de agir!

    Foi uma sensação de ver escorrer a areia entre os dedos e tive de fazer o gosto ao dedo: perpectuar o momento, pelo menos até dia 15 Abril (Dia V).

    Obrigada pelos vossos comentários e visitas. Fiquei intrigada com o doce de piri-piri!

    Giro, giro, era um dia conseguirmos juntar todas as iguarias à mesma mesa! Mary, a união faz mesmo a força. Foi um sucesso. Beijinhos a todas.

    Verdinha, continuamos à espera do teu blog :-D. Dia 15 já há blog da Verdinha?

    ResponderEliminar
  21. Rute!
    Desculpa, não deu fazer o doce prometido e colocar no meu blog, tenho andado muito ocupada com outras coisas. Tão pouco vou poder agora colocar a receita aqui, olha vai ficar para um post no Pés Na Relva (para onde também escrevo) e é mais fácil de introduzir lá o tema de um docinho feito pela família... Lá se foi o dia L para mim:)
    Já vi que para a próxima vai ser vermelho, vais fazer doce de pimentos vermelhos? Estou a brincar, porque disseste que também havias de experimentar com vermelhos e verdes... :)

    Beijinhos, até à próxima
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Gostava de provar o teu doce, mas não tenho coragem de experimentar, mas ficou com uma bonita cor.

    ResponderEliminar
  23. PEÇO DESCULPAS AINDA ESTOU A DEVER A MINHA RECEITA. PROMETO QUE AMANHÃ INTRODUZO NO MEU BLOG.

    ResponderEliminar
  24. Vim conhecer a tua receita e fiquei de boca aberta!!!
    Nunca imaginei uma coisa destas!!!!
    Originalidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Bjinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  25. Olá tina,

    eu também gostei imenso do teu dia L. Especialmente do aspecto final do doce e da foto com relva atrás.

    Temos de caprichar para o dia V (vermelho). Estou a adorar esta iniciativa, até mesmo para conhecer outros blogs.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar