18 abril 2009

À DESCOBERTA DA LINHAÇA - parte 5


Linhaça em substituição de ovos

Bolo de Laranja sem ovos

Inacreditável. Só vendo para crer! Por mais que eu lesse o artigo "Livre-se dos ovos" do site Vegan Baking, desconfiava imenso que as minusculas sementinhas de linhaça conseguissem substituir os ovos na confecção de bolos.

Mas tive de ganhar coragem e apesar do risco de ter de deitar alimentos fora, a curiosidade foi mais forte do que eu.

Para utilizar esta alternativa, é necessário colocar as sementes de linhaça de molho em água purificada ou de garrafa. Eu deixei de molho 36 horas. Não se pode mudar a água durante esse tempo.

Se quiser pode revolver as sementes ocasionalmente e notará que a água começa a parecer-se com clara de ovo fresco. Incrivel, simplesmente incrivel. A água fica gelatinosa e as sementes incham. Dai que para esta receita demolhei 5 colheres (sopa) de linhaça que depois de inchadas deram 6 colheres (sopa).

INGREDIENTES:
  • 5 colheres (sopa) sementes linhaça;
  • água a cobrir 1 dedo acima das sementes;

  • pitada de sal fino;
  • 1 colher (sobremesa) açúcar integral;
  • 1 colher (sopa) sumo de limão;
  • 220 gr de farinha trigo branca;
  • 125 gr de açúcar integral de cana;
  • Sumo de 1 laranja pequena;
  • Raspa de 1 laranja;
  • 2 colheres (sobremesa) manteiga soja;
  • 3 colheres (sopa) leite soja;
  • 1 colher (chá) fermento Royal;

  • Óleo para pulverizar a forma.

CONFECCÇÃO:

Depois das sementes demolhadas, deite-as junto com a água, na bimby e triture 20 seg, vel 5. De seguida, coloque a borboleta, junte o sal, a colher de açúcar e o sumo de limão. Programe 6 min, vel 3.

Ao fim deste tempo, junte a farinha aos poucos, intervalando com o sumo da laranja, na velocidade 5, marque um tempo qualquer e não retire a borboleta. Espreite pelo bucal da tampa, assim que a massa ficar uniforme, junte o açúcar e a raspa. Deixe triturar na mesma velocidade.

Enquanto isto, derreta a manteiga no micro-ondas e junte à trituração em fio. Por último, junte o leite de soja e o fermento Royal. A massa final deve ficar idêntica a uma massa normal que leve ovos mas na qual não batemos as claras em castelo. Só para terem uma ideia do aspecto e paladar. Sim, provem que o sabor é igual.

Para terminar, pulverize uma forma de bolo, deite o preparado e leve ao forno quente tapado com folha de aluminio. Este bolo que vos apresento foi assado na Actifry. A forma de aro com mola cabe na minha Actifry, pelo que retira-se a forma de origem e coloca-se esta. É importantíssimo tapar com a folha de aluminio para assar na Actifry durante os 30 minutos que fica lá dentro. O buraco da forma não pode levar aluminio, corte e dobre a folha nesse sitio.

A folha de aluminio foi picada com uma faca para a respiração do bolo não ficar retida. Nos minutos finais, retira-se a folha de aluminio para deixar corar o bolo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Consegui obter um bolo extremamente fofinho, delicioso! A consistência faz lembrar uns bolos prontos, às fatias, de laranja, chocolate, cenoura ou amêndoa que há no supermercado Continente.

23 comentários:

  1. Quero testar, mas diz-me: "água a cobrir 1 dedo acima da linhaça", é o pulgar ou o mindinho? hehehe
    A água onde a linhaça demolhou é tal e qual a água da sopa onde ela coze...fica espessa e gelatinosa.
    Quem sabe, o "futuro sem ovos" não passa por aqui...:)

    ResponderEliminar
  2. Não 'e uma questão de ser invejosa, mas vou ja por mão na massa....ainda por cima podendo usar a actifry...tambem tenho essa forma!!!
    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  3. As tuas experiências davam um livro!
    E dos bons. :)

    Beijnhos.

    ResponderEliminar
  4. Já li várias formas de substituir os ovos, mas ainda não experimentei porque tenho ovos cá em casa e ainda por cima biológicos! Mas hei-de aventurar-me! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sou uma fã da linhaça. Consumo-a diariamente ao pequeno-almoço e por vezes incluo-a na sopa, no arrosz, etc. Em doces nunca uilizei, mas caho uma ideia excelente. A experimentar.
    Um abraço.
    Susana B.

    ResponderEliminar
  6. Realmente, é interessante e sempre nos livramos do colesterol :)

    ResponderEliminar
  7. Gostei e anotei, vou experimentar.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. que óptima sugestão, ainda mais com todos os benefícios que a linhaça tem

    ResponderEliminar
  9. Rute, já foste ver as nossas fotos ao Pés Na Relva?
    Beijinhos...
    (também fazemos bolos sem ovos, mas ainda não experimentámos usar a linhaça (para a próxima já experimento...)
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Adoro as tuas experiencias, esta é uma optima ideia...

    ResponderEliminar
  11. Parabens pela ideia,eu tambem uso as sementes de linhaca as vezes,mas nunca usei num bolo,obrigado pela partilha,irei muito em breve fazer,bjs Alexis...

    ResponderEliminar
  12. Olá a todas,

    estou aqui a ver "caras" novas... bem vindas! Lá vou eu conhecer novos blogs :-)) Nunca são demais. Todas nós temos sempre algo para partilhar e experiências partilhadas são muito salutares.

    Mary, o dedo de água é melhor que seja o polegar (deitado). No entanto, com o passar das horas, vais ter de acrescentar alguma água para manter o nível de água acima das sementes, pois elas absorvem água.

    Marina, e como correu o teu bolo ontem?? Falámos no msn, sei que ias iniciar confecção e agora estou curiosa!!!

    Garparzinha, conforme dizia o poeta filosofo José Marti: "Há 3 coisas que uma pessoa deve fazer durante a sua vida: Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro". A mim só me falta escrever um livro, talvez esteja para breve, quem sabe!?

    Suzi, tenho de ir espreitar a tua 1ªexperiência com tofú. Será que já publicaste? É tão engraçado como todas vocês começaram a ficar abertas a novas experiências. Vai chegar uma altura que vão olhar para trás e dizer assim: como é que eu fui capaz de ter uma alimentação tão limitada. Este "mundo novo" gastronomico é tão diversificado!

    Susana B., já passeei bastante pelo teu blog e até tive umas ideias para o GREEN DAY. Já tens conhecimento desta iniciativa que conta já com a 2ªedição? Espero que participes com uma receita verde no dia 29/04/2009.

    Ameixinha, é muito interessante mesmo, livrarmo-nos dos ovos escondidos. Porque os ovos estão em todo o lado: bolos, pães, bolachas, sobremesas, massas alimenticias, maioneses, curds, salsichas, etc... Basta-nos comer os ovos simples: estrelados, mexidos, cozidos, escalfados.

    Gina, Pimenta Rosa, Vera e Alexis, este tema tem outros artigos sobre a linhaça. Nesses artigos vocês podem encontrar várias alternativas para utilizar a famosa linhaça que de facto tem imensos beneficios. Ainda ontem descobri mais uns quantos beneficios a nivel de cosmética com linhaça. Incrivel!

    Isabel, vou já ao pés na relva!! Adorei conhecer-te. A ti e à Paula. Foi um encontro tão engraçado. Mas o nosso almoço tem de acontecer de qq forma.

    Beijinhos a todas e voltem sempre. Gosto muito de receber os vossos comentários. Assim que tiver um tempinho vou visitar os vossos blogs. Agora tenho de me dedicar ao trabalho.

    ResponderEliminar
  13. Muito interessante esta alternativa e como eu gosto super simples.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Adorei esta partilha!
    Eu que também faço bolos sem ovos nunca tinha colocado a hipótese da linhaça...óptimo!

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito, é uma excelente ideia.
    Bjos

    ResponderEliminar
  16. As tuas experiências deixam-me à toa! Fantástico! E eu que adoro linhaça.. beijocas

    ResponderEliminar
  17. Olá Rute
    Já comprei linhaça, se percebi bem é melhor moer as sementes do que consumi-las inteiras?
    Bjos

    ResponderEliminar
  18. Rute,
    Uso as sementes de linhaça há algum tempo, mas tenho-me limitado a 1 colher de sopa no iogurte no lanche da tarde (e já têm o efeito desejado), mas este bolo aguçou-me a curiosidade para novos voos uma vez que estou sempre á procura de receitas doces mas em que possa minimizar o uso dos amigos do colesterol.
    Beijinhos...vou continuar a ler "À descoberta da linhaça"

    ResponderEliminar
  19. Eu comprei um Excalibur há pouco tempo, e como me deram um montão de espinafres, decidi desidrata-los. Foi assim que aqui vim parar :-)
    Tenho estado a espreitar todas as secções e a adorar! Tantas expereincias... Eu tambem estou sempre a inventar :-)
    Esta da linhaça substituir ovos está engraçada.
    Qual é a proporção? Uma colher de sopa é um ovo?
    Colheres rasas? Sementes secas ou já hidratadas?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  20. Olá Pajarita,

    desculpa a demora na resposta, mas só hoje é que dei pelo teu comentário. Tenho andado absorvidissima pela Blogagem Coletiva Fases da Vida.

    Sim, a proporção é 1 colher de sopa de linhaça = 1 ovo.
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  21. Ups,
    não respondi ao resto das tuas questões:
    Sim, colheres rasas de sementes secas.
    Hidratar é depois. Deixa-se em água, 1 dedo acima das sementes, durante 1 dia. Eu deixei mais tempo mas não é necessário 36 horas, basta 24 horas.

    ResponderEliminar
  22. Olá Rute, já em tempos tinha visto esta alternativa no teu blog mas ainda nunca a pus em prática. Ultimamente ando viciada nas papas de aveia no forno, que além de saborosas são super saudáveis. Utilizo leite de soja em vez do normal, açúcar mascavado em substituição do branco, azeite em vez de manteiga, melaço de cana em vez de syrup, a única coisa que ainda não consegui substituir foi o ovo que leva. Tenho estado a pensar e como nas últimas já tenho conseguido só usar a clara, será que daria para para fazer a substituição com a linhaça? Até porque já tenho o hábito de colocar linhaça na mesma, aqui a diferença seria a água que "substituiria" a clara de ovo, que me dizes? Obrigada, beijinhos, e continua com a tua partilha inspiradora :-)))

    ResponderEliminar