24 abril 2009

IOGURTE DE SOJA SOLAR

Atendendo à forma tradicional de fazer iogurte, sem iogurteira, tenho vindo a congeminar um plano para aproveitar a energia solar absorvida durante o dia no forno solar, para protelar o aproveitamento dessa mesma energia durante a noite.

Parece dificil mas não é. Pásso a explicar:

Pelo método tradicional de fazer iogurtes caseiros, necessitamos de uma panela alta onde se põe água a ferver por forma a aquecer a panela para servir como estufa.Por outro lado, precisamos de aquecer 1 litro de leite a 40º e juntar o fermento de iogurte ou 1 iogurte de compra (natural). Seguidamente coloca-se os potes com leite+iogurte dentro da panela já vazia, e embrulha-se num cobertor durante uma noite. No dia seguinte o iogurte já estará pronto, devendo ir ao frigorifico por umas horas antes de utilizar.

Assim sendo, imaginei o seguinte: O forno solar quando é acabado de utilizar, está super quente tanto que eu para o guardar tenho de deixá-lo a arejar. Dai que, porque não, utilizá-lo como estufa para fazer iogurte durante a noite? Bem...foi das melhores ideias que tive. Saiu melhor que a "encomenda". Melhor que qualquer iogurte de iogurteira!

INGREDIENTES:
  • 1 litro leite soja natural (sem aromas);
  • 1 colher (chá) de agar-agar;
  • 1 colher (sobremesa) de frutose;
  • 1 pacotinho de fermento de iogurte.

CONFECÇÃO:

Levar o leite ao lume. Quando começar a aquecer, deitar a agar-agar. Mexer constantemente durante 2 minutos. Desligar. Adicionar a frutose. Mexer. Deixar arrefecer até conseguir aguentar o dedo dentro do leite (40º).

Enquanto isto, ferver água à parte para escaldar os frascos de vidro. Deitar a água quente nos frascos e deixar aquecer o vidro. Escaldar tampas também para matar germes.

Pormenor importante: O Forno solar teve de ser utilizado anteriormente, ao sol. Desta forma, no final do dia, o Forno estará ainda quente por dentro. Mantenha-lo fechado até à hora de introduzir os frascos de iogurte.

Entretanto, o leite já está morno. Junta-se o fermento de iogurte (ou 3 colheres de iogurte natural). Mistura-se, enche-se os potes de vidro com o preparado. Coloca-se a tampa sem fechar e leva-se os potes ao forno solar, cobrindo com uma manta, cobertor ou polar. Fechar o forno solar imediatamente e guardá-lo dentro de casa. O meu ficou no chão da cozinha.

De manhã estáva com este aspecto fantástico! Inclusivamente ficou tão sólido que virando o pote ao contrário, não entornava! Que textura óptima. E docinho! Não foi preciso adicionar açúcar ao comer.

19 comentários:

  1. Acho que vim mesmo quando terminaste de publicar este post. Ainda o sinto fresquinho he he
    Hoje também publiquei iogurtes, adoro comê-los no tempo mais ameno e quente :) De soja nunca provei até porque o leite de soja é caro e eu tenho que gerir o orçamento :) Boa ideia usar o forninho solar!

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz iogurtes, nem com leite de vaca nem de soja... acho o máximo Rute mas já não consigo aguentar mais tarefas!!!

    ResponderEliminar
  3. A ideia é, como não podia deixar de ser, fantástica, mas o agár-agár é batota, altera a consistência natural de iogurte.
    Tens que experimentar fazer sem ele. Diz-me, existe leite em pó de soja? Ou fazer fazrinha dos grãos de soja... Será que dá?

    ResponderEliminar
  4. Pois.. tenho a mesma dúvida que a gasparzinha. Só bebo leite de soja e iogurtes tb e gostava de os fazer..
    Aguardo.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ficaram com uma consistência fabulosa, mas suspeito que foi com a ajuda do agar-agar :P
    Esse fermento de iogurte onde se encontra à venda?

    ResponderEliminar
  6. Então vamos lá a respostas. Vou dar links ok:

    Leite de soja em pó ver este artigo aqui - http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/09/iogurte-de-soja-caseiro.html

    Leite de soja com agar-agar na iogurteira ver este artigo aqui -http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2009/03/agar-agar-no-iogurte.html

    Fermento de iogurte à venda online, neste site aqui - http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-149-Fermento+para+Iogurte+(caixa+de+2+unid.).html

    Ameixinha, ainda deves ter apanhado o artigo todo desconfigurado... Estáva eu a publicar e tu a comentares :-)) Não consegui responder-te logo porque tive de sair na bisga.

    Suzi, compreendo perfeitamente o que dizes. Há alturas em que as nossoas funções são tantas que só apetece fugir! Eu sofro desse mal, de acumular funções em excesso, principalmente por ter esta mania do home made.

    Beijokas a todas.
    Gasparzinha, é batota e não é. Muitos iogurtes e geleias têm gelificantes. Pois assim os iogurtes ficam com menos proteinas, mais lights!

    ResponderEliminar
  7. Outra forma de espessar os iogurtes é com bolacha, coco ou amêndoa ralados na bimby. Ficam logo mais consistentes.

    Já fui cuscar os links!
    :)

    ResponderEliminar
  8. Minha amiga expert em iogurtes (q eu sei q tu és!), vou testar essas variantes no iogurte de soja.

    O forno está a aquecer para outra incubação :-))

    A parte que eu achei mais fantástica foi o espaço que tenho. Posso fazer toneladas de iogurte duma vez só, em vários frascos de 500 grs.

    Coitadas das cobaias cá de casa vão levar os dias todos com:

    Pão de Iogurte;
    Mousse de Limão;
    Iogurte de vários sabores;
    etc...
    tenho de inventar mais confecções à base de iogurte. Se tiveres ideias partilha, estou aberta a sugestões. Ainda por cima vindas de ti, são sempre boas LOLOLOL

    Beijokas.
    P.S.-antigamente eu fazia um frango com iogurte que era um espetáculo. Talvez dê para adaptar...

    ResponderEliminar
  9. Manda-me o teu email que eu mando-te um livro que tenho em pdf com receitas de iotgurtes.
    Doces.
    E salgados!!!
    Estes ainda não experimentei mas tem lá coisas bem interessantes e tenho algumas receitas na extensa lista de espera... :)

    Vou ver o que é que tenho de receitas com iogurte e depois mando-te.
    Eu uso todos os dias nos batidos, pois preparo sempre um para o pequeno almoço do meu Esparguete.
    E se vais mesmo arranjar uma máquina de gelados - perfect!
    Tens frozen yogurt deliciosos com todas as frutas e mais algumas para experimentar. Há imensas receitas na net e dás logo vazão ao iogurte todo. :)

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  10. Rute,nunca fiz iogurtes, nem com leite de vaca nem de soja.Ficaram com uma consistência fantástica. Boa ideia usar o forninho solar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já fui espreitar o link. Obrigada :) Eu também gosto muito de iogurtes caseiros e já fiz com diversos sabores, não sabia onde encontrar esse fermento e estava curiosa.

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Olá Anna,

    podias tentar, hein? Não ficaste com vontade de confeccionar iogurte caseiro depois do meu artigo?

    Senão tens iogurteira, nem forno solar, utiliza o forno normal depois de o teres utilizado. Desligado mas ainda quente com um polar à volta dos potes de iogurte :-) É uma ideia, não sei se resulta.
    ___________________________________

    Gasparzinha,

    acho que recebi um mail teu mas... como não te identificaste com o Nick Name... não tenho a certeza :-)) Há tantas Marias na terra ah ah ah. Embora nem todas as Marias vão a casamentos 2 fins de semana seguidos!
    ___________________________________

    Manuela, tens receitas de iogurtes no teu blog? Vou espreitar!

    Beijokas e bom fim de semana a todas!

    ResponderEliminar
  13. Iogurte de soja nunca fiz e nem provei. Como gosto de leite de soja, penso que o iogurte fica bom também ao paladar. Além do mais, saudável ...

    ResponderEliminar
  14. Tenho que testar uma coisa destas!
    Há alturas em a blogsfera gira em tornos dos iogurtes! E uma gaja só pode imaginar ou papar com os olhos, it's not fair! :)

    ResponderEliminar
  15. Ora pois, a Maria dos casamentos só podia ser eu!

    E o email era mesmo aqui de je - mandei-te agora mesmo outro. :)

    ResponderEliminar
  16. Olá Rute

    Obrigada pelo teu comment. Assino por baixo tudo o que disseste acerca do Magalhães, é um portátil que não vale os 50.00€ e muito menos os 349.00€ P.V.P.!! Cá continuo à espera que ele venha da reparação, enfim, tanto anunciaram que era o portátil mais resistente e, bastou uma ligeira queda para ou meu ter dado o berro, ou isso ou de facto o meu teve azar no meio de milhões. Bjcs grandes!

    ResponderEliminar
  17. Gina e Mary, preparem-se que a moda dos iogurtes vai pegar. Aqui por casa já começou a febre. Estou em experiências...

    Gasparzinha, agora sim, agora já sei quem és e adorei o teu mail. Muito útil o que trazia em anexo.

    Olá Ana. E sabes que mais em relação ao magalhães? Os ciganos andam a ver os computadores dos filhos na feira. Mas esses não tiveram de pagar 50 euros. Realmente os nossos impostos pagam muita coisa... Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  18. Rutinha minha queridóca e sempre tão prestativa amiga, gostei por demais dessa receita, vim ver sua receita aqui, mas vou fazê-la como vc me explicou no email, ja ja estou te mandando um email para tirar umas duvidas...bjos obrigada amiga

    ResponderEliminar
  19. Belíssimo uso do forno solar!
    Meus parabéns!
    Veja oq fazemos com forno solar cá no Brasil!
    Abraço
    Nicolau

    ResponderEliminar