28 abril 2009

IOGURTE (SOJA) DE HORTELÃ, CANELA E CHÁ VERDE

Agora não quero outra coisa. É iogurte a toda a hora, de manhã ao pequeno almoço, a meio da manhã, a meio da tarde, antes de deitar :-)) Pelo que convém-me mesmo ter diversos sabores no frigorifico que é para não fartar. Já para não falar no prazer de fazer experiências. Eu estou mesmo na área errada, a contabilidade e eu apenas temos em comum a organização e a metodologia, de resto, mais nada.

O iogurte que vos apresento pode ser comido sem açúcar, com açúcar ou salgado dependendo se quer fazer com ele um molho para salada ou não. Tem na sua base um chá que inventei e que adoro: Folhas de hortelã fresca, pau de canela e saqueta de chá verde. Mesmo que não façam o iogurte, experimentem o chá que fica uma delicia. Em várias reuniões familiares têm elogiado o meu chá, talvez porque esta hortelã é muito boa, biologica e caseira.

Conforme referi nos posts anteriores convém ter sempre iogurte natural confeccionado para nos servir de fermento ao novo iogurte. Dai que, tendo em mente este objectivo, desta vez fiz 1/2 litro de iogurte de soja natural ao mesmo tempo que confeccionei 1/2 litro de iogurte de soja com hortelã, canela e chá verde. Julguei ser mais dificil do que foi. Vou passar a fazer sempre assim.

INGREDIENTES:
  • 1 litro Leite soja natural biologico;
  • 2 colheres (chá) Frutose;
  • 6 folhas grandes de Hortelã;
  • 1 pau de Canela;
  • 1 saqueta de Chá Verde;
  • 3 colheres (sopa) iogurte natural soja.

CONFECÇÃO:

Dividir o leite em duas partes (500 ml+500 ml). Levar ao lume em púcaros separados até ferver. Apagar o lume de ambos e num deles colocar a hortelã, a canela e o chá verde. Deixar reposar uns minutos e arrefecer. Não demasiado tempo. Simplesmente o mesmo tempo de infusão que ficaria para o chá normal.

Entretanto, retirar as ervas, o pau e a saqueta. Adoçar ambos os púcaros com 1 colher (chá) de frutose, cada um. Verificar que os líquidos já atinguiram os 40º através da técnica do dedo referida nos artigos anteriores. Juntar 1 colher (sopa) e meia de iogurte caseiro a cada púcaro. Dissolver bem.

Os potes onde deitei o iogurte foram préviamente escaldados com água a ferver. Tampas e tudo. E ainda mornos acolhem os preparados. Convém assinalar de algum modo os frascos para posteriomente saber o que contêm dentro, já que estamos a fazer 2 qualidades que não se vão destinguir pela cor.

O forno solar esteve ao sol durante a tarde, vazio. Apesar do sol de Domingo ter estado fraquinho, serviu perfeitamente para aquecer o forno solar, entre uma nuvem ou outra. Coloca-se então a manta polar dentro do forno morno, os potes já cheios do preparado e tapados, fecha-se a manta polar que neste caso é um casaco polar da Decathlon e fecha-se o forno solar que fará de estufa durante 8 horas. De manhã coloca-se o iogurte no frigorifico e come-se após umas horas de frio (aconselham no minimo 4 h mas eu costumo comer antes).

12 comentários:

  1. OK, OK vou fazer os iogurtes, não aguento mais! Já tenho os ingredientes todos! Agora eu substituiria a hortelã pela hortelã pimenta uma vez que não suporto o cheiro nem o sabor da hortelã. De resto... tudo perfeito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que consistencia perfeita...!!

    Alterava realmente a hortelã... não consigo gostar mesmo.. De resto é seguir as tuas dicas :)

    ResponderEliminar
  3. Rute, e via o sucesso dos iogurtes!
    Tb já fiz com infusão de chá, mas na variedade de chá verde e baunilha e são dos meus favoritos.

    Hoje de manhã levei ao frigorífico os últimos que fiz: pêra e gengibre e pela colherzinha que provei: fnatásticos!

    Estou como tu, sempre que começo a descobrir novas preparações caseiras dadas a variações, como o pão, os gelados, os iogurtes, fico com um bichinho que não pára e me instiga a experimentar, experimentar e experimentar!
    Agora ando numa de gelados. :)

    Beijinhos e dá-lhe no iogurte!!

    ResponderEliminar
  4. Os iogurtes ainda não tenho vontade de experimentar pelo o método tradicional, senão qualquer dia passo o tempo todo na cozinha, mas onde está a receita do teu chá, esse posso experimentar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Hortelã?!
    Canela?!
    Chá verde?!
    É a minha cara!:)

    ResponderEliminar
  6. Tive uma ideia brilhante para as meninas que querem experimentar fazer o iogurte pelo método tradicional:

    Num dia que façam algo no forno convencional, aproveitem o calor do forno já desligado para colocarem lá uns potes a fazer iogurte :-))

    Que tal? Boa ideia não é??
    ___________________________________

    Gasparzinha,

    de certa forma esta receita do iogurte de hortelã, canela e chá verde surgiu-me quando vi a tua etiqueta iogurtes. Pensei assim: que chás costumo beber? Que chás tenho cá em saqueta? (isto para não ir de proposito comprar o de chá verde e baunilha).

    Bom, enquanto andar entertida com as máquinas contenho-me de adquirir a de gelados :-)). Mas um dia destes tens companhia nas invenções geladas ;-)
    ___________________________________

    Isabelocas, o chá que eu faço é muito simples, é só ferveres água e colocares em infusão, hortelã, pau de canela e chá verde. Esta combinação fica 5 estrelas.
    ___________________________________

    Mary,

    eu também acho que é mesmo a tua cara. Acredito até que o comesses sem açúcar que é como eu gostei mais. É um íogurte muito refrescante. E deve ficar óptimo condimentado para molho de saladas pois é bastante neutro, embora com sabor a chá gelado.
    ___________________________________

    Quem não gostar de hortelã substitui, ou faz só de chá verde e canela :-))

    ResponderEliminar
  7. Rute,tenho que experimentar esse chá,eu bebo chá a toda a hora...
    E quanto à profissão, está visto, já estás noutra! (Diz à contabilidade que lhe agradeces muito por tudo o que já te proporcionou, que sempre foi e será uma boa amiga e que queres experimentar agora fazer outras coisas... ela ajuda-te, vais ver... :)
    Muitos beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. Olá !

    A equipe de Cyber Cook enviou um convite de participação para o selo "Comida da boa", mas foi verificado um erro no link de acesso. Gostaríamos de comunicar que ele já está funcionando perfeitamente e aproveite e veja sobre o seu blog no site. Aproveite e insira o selo "Comida da Boa" em seu blog link.
    Parabéns pelo conteúdo apresentado e, qualquer dúvida, entre em contato direto pelo Suporte Cyber Cook, sem problemas.

    ResponderEliminar
  9. Ainda estou de boca aberta com tanta inovação. Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Tenho que experimentar, parece-me excelente :)

    ResponderEliminar
  11. ahh.. ^^' comprei uma iogurteira (finalmente) e pus-me a fazer iogurtes de novo. Antigamente fazia no forno, mas andava sempre com medo ou que estivesse quente demais ou frio demais e agora já não tenho preocupações dessas. :D

    ainda não percebo como consegues iogurtes de soja com essa consistência xD juro que ja li e reli todas as tuas receitas de iogurte! uso leite da marca Frias (aquele com calcio que ate agora é o unico leite de compra de soja, barato, que gosto. tambem tem uma boa percentagem de soja), e só nao uso frutose porque para mim seja frutose, adoçante ou açucar é tudo a mesma coisa, e açucar amarelo tenho sempre em casa e é barato O.o resumo.... continuo a obter uns iogurtes super saborosos, mas com um aspecto horrivel, assim de um beje (mesmo sem baunilha), com imenso soro por cima e mesmo retirando o soro continua bastante liquido. bah. tambem pus leite de soja em po (aquilo é carissimo!) Os meus de leite normal ficam tao bons :X

    ResponderEliminar
  12. Olá rapariga,
    o leite que uso não é o frias, é um biologico italiano, já publiquei algures uma foto dele ao lado dum leite em pó qualquer.

    De vez em quando uso fermento seco de iogurte, outras vezes iogurte de compra. Já alguma vez usaste fermento? Vende-se na página do centro vegetariano. Experimenta! Talvez seja disso.

    Ou então... será que usas detergentes muitos agressivos para lavar a loiça e a cozinha? Eu uso produtos muito neutros, biodegradáveis. E talvez isso influêncie nas bactérias do iogurte...(não sei!).

    Beijinhos e boa sorte nos próximos.
    Rute

    ResponderEliminar