30 abril 2009

IOGURTE (SOJA) DOS 4 Cs

CAFÉ, CHOCOLATE, CAJÚ e CANELA

INGREDIENTES:

1 litro leite soja natural (sem aromas);
4 colheres (sopa) café cevada instantaneo;
1 colher (sopa) chocolate em pó;
1 colher (sopa) manteiga de cajú ou cajú triturado;
1 colher (sopa) frutose;
3 colheres (sopa) iogurte natural caseiro de soja;
Canela q.b. para povilhar ao servir.

CONFECÇÃO:

Aquecer o leite o suficiente para conseguir dissolver o café, o chocolate e a manteiga de cajú. Não é absolutamente necessário que ferva.

Deixe arrefecer até 40º (utilize a técnica do dedo referida nos posts anteriores sobre iogurtes). Quanto atingir 40º, junte a frutose e o iogurte de soja. Misture bem, disfaça os grumos de iogurte.

Deite o preparado em frascos escaldados com água a ferver. Eu costumo aquecer água na chaleira electrica e encher os potes até meio com essa água. Depois deito a água fora e ainda quentes, encho-os do leite com o iogurte.

Leve ao forno solar, tapados e embrulhados numa manta ou casaco polar durante 8 horas. O forno solar convém ter estado ao sol durante a tarde para acumular calor nas suas paredes. Pelo que supostamente ainda está morno à noite.

Caso não tenha forno solar, convido-vos a visitarem o blog Se7e Pecados da Suzi e a aprenderem a maneira tradicional de confeccionar iogurtes sem iogurteira. É tão simples e não há limite para a nossa criatividade.

O iogurte dos 4 Cs é uma verdadeira delicia. Para os mais gulosos é necessário adoçar. Para mim estáva óptimo assim. A canela é a cereja no topo do bolo. Um iogurte que parece uma sobremesa (iogubermesa).

9 comentários:

  1. E são 4 C's de se lhe tirar o chapéu!! Qual deles o melhor... então todos juntos, deve ser uma bomba! :)
    Tb pode ser com "Nescafé", não pode? Ou ficará muito amargo? É que eu sou viciadíssima em café :)

    ResponderEliminar
  2. Eu penso que sim Claúdia. Arrisca.

    Quem não arrisca não petisca! E se gostas de café não tens nada que temer. Podes é aumentar a frutose para não parecer tão forte.

    Mas deve ficar um 5 estrelas de 4 Cs :-)) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Olha ja fiz um bolo asssim C-Cafe, c- Chocolate- c- Capuchinno - e C-canela, ficou bombastico! Imagino em iogurtes!!!
    Cabecinha pensadora!!!!
    Veja muito sol...que ideias não te faltam!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. E cá estão eles!
    Que coisa boa. :)

    Estás uma craque em iogurtes.
    E em inventar nomes... :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Ah pois é, venha ele, o sol, e já veio! Hoje é dia de fazer iogurtes à borlix (com forno solar não custa nix).

    Inventar nomes giros aprendi com a Mary que tem um jeito para rótulos gastronómicos, incrivel.

    Tenho a cabeça tão cheia de receitas de iogurte para pôr em prática, que até doi :-(

    ResponderEliminar
  6. Que grande misturada :) Deve ter ficado delicioso! Esse forno é um espectáculo ;)

    ResponderEliminar
  7. Amiga ....nunca me canso de repetir...adoro as tuas experiências, para mim isso é que torna a cozinha divertida e aliciante.

    ResponderEliminar
  8. Excelente! Essa ideia também já anda na minha cabeça para sabores de novos iogurtes, mas em separado. O chocolate porque os meus filhos adoram chocolate. O café porque adoro iogurte de café e só consigo encontra-los no Lidl. Juntos café, chocolate e capuccino faz me lembrar a bebida que fiz tipo 'Starbucks'.

    Como se não houvesse amanhã. Agora tenho que esperar que acabem os primeiros iogurtes que fiz! Bela inovação Rute! Beijinhos

    ResponderEliminar