03 abril 2009

TOFÚ CHEESE CAKE

INGREDIENTES:

  • 1 pacote bolachas aveia Digestive;
  • 3 colheres sopa manteiga soja;
  • 3 colheres (sopa) sementes linhaça;
  • 500 grs de Tofú fresco;
  • 1 queijo fresco individual grande;
  • 1/2 pacote natas soja;
  • 1 chávena açúcar integral bem cheia;
  • Sumo de 1 limão médio;
  • 1 colher (sopa) agar-agar bem cheia;
  • Côco para povilhar;
  • Doce de Frutos Vermelhos;
  • 1 bombom para raspar.

CONFECÇÃO:

Forrar uma tarteira de aro removivel com papel vegetal. Triturar as bolachas com a linhaça. De seguida juntar a manteiga em pedacinhos e voltar a triturar. Depositar na tarteira forrada e achatar para servir de fundo ao cheese cake.

Lavar o tofú à torneira para sair sabor mais intenso. Se quiser até pode deixá-lo em água filtrada durante um tempo. Em seguida corte aos quadradinhos, deite para dentro do copo da BB, junte o queijo fresco partido e o açúcar. Triture tudo, para ajudar vá juntando a nata de soja até meio pacote. Quase no fim junte o sumo do limão.

Entretanto, num recipiente à parte, demolhe a agar-agar em água quente. Escorra a agar-agar da água com um colher e junte ao tofú. Volte a triturar durante uns segundos, velocidade 5. Prove. Se necessitar de mais açúcar, adicione. No entanto, não se esqueça que a cobertura é doce, bastante doce.

Deite o preparado sobre a base de bolacha, ajeite com uma espátula e leve ao frigorifico, 1 hora, tapado.

Ao fim duma hora, povilhe com côco e volte a levar ao frigorifico. Para terminar, derrame o doce e raspe o chocolate. Leve novamente ao frigorifico ou então ao congelador. Retire o aro só passadas algumas horas de frigorifico ou 1 hora de congelador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

O Tiramissú fez nascer em mim a ideia do cheese cake de Tofú. Claro que na net há imensas receitas deste doce, fui beber inspiração nelas.

Apesar de ficar muito bom, não quero enganar ninguém! O sabor não é igual ao cheese cake normal pois esse sabe imenso a natas de vaca. Porém, este cheese cake fica fantástico.

É uma óptima maneira de terminar com as compotas caseiras :-)) Pois o marido já estáva preocupado com o excesso de compotas cá em casa! Ficou em estado de choque quando viu a de Pimento Amarelo (ih ih ih). Tadinho, ele nunca pensou ter uma mulher tão maluca :-P

18 comentários:

  1. Devias ter guardado esta para o dia vermelho! :) Depois vais andar a correr.... :) :) :)

    Sou uma malandreca!
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog. Venho cá várias vezes mas nunca comentei, mas este cheese cake tem um aspecto fantástico.

    ResponderEliminar
  3. Pelas fotos percebo porque não esperaste por mim para partires a tarte.

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Por acaso pensei nisso!

    Isabel, desconfio que lês o meu pensamento, já é 3ªvez que adivinhas o meu pensamento. Malandreca mesmo!
    ___________________________________
    Olá Conceição, bem vinda!

    Se estás habituada ao paladar do Tofú, vais adorar a sobremesa. Eu comi-a ao lanche :-) :-)
    ___________________________________
    Ah pois é Sr.Miguel,

    o maridão demora-se a vir para casa e depois quer que eu espere!! É muito dificil aguentar-me aqui sozinha, carente, abandonada (ah ah ah). Não chegues não!! Em vez dum cheesecake inteiro vês só uma fatia. Cá te espero!!!!

    ResponderEliminar
  5. Adorava provar este Cheese Cake de Tofú! Vê se fazes um para o famoso Pic-Nic! Fiquei mesmo curiosa. eheheh

    ResponderEliminar
  6. Bem com tofú nunca provei...mas isso já tu estavas à espera :-D isto de ver estas cozinhas emergentes e não poder provar tá mal...

    ResponderEliminar
  7. Que bela vista :D

    Ando curiosa com tofu mesmo, ainda ha uns tempos vi uma mousse, agora o teu cheesecake... So tentaçoes! Nao tenho maos a medir com tantas coisas novas a experimentar assim! Agar agar tambem ja ca canta :D

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  8. Eu não gosto de natas nem de chantilly, só se as natas forem misturadas com alguma coisa. Também não sei se gosto do sabor de tofú nas sobremesas, mas um dia destes atrevo-me :)

    ResponderEliminar
  9. Tem um aspecto fenomenal...acho que marchava muito bem! hehehe
    Bom FDS:)

    ResponderEliminar
  10. Suzi,

    o famoso pic-nic mais parece um conto encantado (ah ah ah). Sempre a mesma história mas quem conta um conto, acrescenta um ponto e nós acrescentamos uma iguaria :-D.
    ___________________________________

    Samma,

    e se te atrevesses como a Ameixa? Atreve-te a cozinhar tofú. Para começares aconselho-te o paté de tofú. Se precisares da receita dou-te o link directo.
    ___________________________________

    Ameixa,

    andas muito atrevida! Já vi que dominas o tofú em pratos salgados. Experimenta a mousse de chocolate com tofú. Pesquisa na net. Em vez de ovos leva tofú e o sabor é disfarçado pelo chocolate.
    ___________________________________

    Mary,

    não dúvido absolutamente. Marchava de certeza! O meu homem adorou! Se ele gostou também tu gostas FOR SURE!!

    Beijokiquinhas e bom fim de semana para as 4.

    ResponderEliminar
  11. Verdinha!! Desculpa, tinha a sensação que o teu comentário era doutro post! Por isso não respondi junto com as outras meninas ;-)

    Aconselho-te a começar pelo doce de frutos vermelhos na MFP. Depois quando o doce já andar lá no frigorifico aos tropeções , fazes o Tofú Cheese Cake :-))

    Sabes...estive para desidratar um bocadinho o doce no desidratador para ficar mais rijo por cima mas também ficou bem deste modo.

    Tenho mais ideias para Tofú em sobremesas mas vou ter de gastar o Cheese Cake primeiro. O que vale é que o Tiramissú já o fiz e consumi há 15 dias atrás.

    ResponderEliminar
  12. Este blog não pára! Uma pessoa ausenta-se destas lides uns dias e fica completamente desactualizada.
    O cheese cake está lindo.
    O comentário ao filme também me fez repensar na correria e no stress do nosso dia a dia e adoro a tua conclusão e o conceito de cozinhar com amor.
    Acho que nunca tinha visto um pimento laranja e compota de pimento nunca me passaria pela cabeça - vou ter de experimentar! E a jardineira de soja tb, tenho ali um saquinho de nacos de soja, não sabia que fazer com ele e calhou mesmo bem a tua receita.
    O sol e o pormenor de ter 1 arco iris no quarto, deve ser mágico para a tua filhota.
    O meu quarto tinha estrelinhas fluorescentes e planetas no tecto e paredes, ainda lá estão, quando vou a casa dos meus pais às vezes entro no quarto(hoje escritório)às escuras e ainda fico ali perdida a olhar, a ver o meu mini céu particular.
    E para concluir adoro o teu blog e não visito mais e não deixo mais comentários, porque nem sempre dá... Ando envolvida em correrias e stresses (como no filme do teu post), sem sentido , mas muitas vezes dificéis de evitar.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  13. Querida Ana,

    tenho sentido a tua falta rapariga.

    Viste o dia Laranja? Consegues alinhar connosco no dia Vermelho (dia 15 Abril)?

    Espero que a tua dieta esteja a continuar em grande força. Agora isso de andares sempre em correria é que não pode ser. Vai mais vezes a casa dos teus país fazer terapia debaixo do teu céu particular. Faz sempre bem um aconchego, regressar às origens e esquecer um pouco as responsabilidades. A casa dos pais é tudo isso, é voltar a ser menina.

    Beijinhos querida.
    Fico à espera de mais visitas.

    ResponderEliminar
  14. Boa noite...mas cada vez que aqui venho ultimamente é so doces??? Hum....sabes que estou na maçã amarela??? pois é perdi centimetros e peso! Fantastico! AHAHHA
    Vou de ferias...mas quando voltar falamos !!!
    Continuação de boas "CULINARIAS"

    ResponderEliminar
  15. Boa noite sra aniversariante! Bom, agora já pássa da meia-noite :-))

    Ora ora, já estás na maçã amarela! Foi a linhaça q te ajudou? Deu-te asas!!! Muito bem, linda menina.

    Eu, esta semana nem lá meti os pés. Quando for à balança e à fita métrica ando para trás nas maçãs (vou para a maçã preta se é q existe!).

    Amanhã tou lá no vivafit a queimar o cheese cake, prometo! Boas férias e fico à espera do teu regresso. Q imbeja, férias!!!

    ResponderEliminar
  16. Rute, esta ainda me atrevo a fazer...
    Ai faço mesmo!

    Olha, a soft já fez o pão de linhaça e soja, estáno blog dela. Ficou lindo e ela adorou!
    Estás de parabéns - o teu pão é um sucesso. :)

    Beijnhos.

    ResponderEliminar
  17. Já lá estive no blog da Soft, de manhã, pela fresca :-) E comentei.

    Tenho de fazer a vossa versão, usar a MFP apenas para amassar. Acredito que o pão cresça mais. Até estou com umas ideias para diminuir fermento...

    O Tofú Cheese Cake está mesmo bom, comi ontem ao lanche e hoje ao pequeno almoço. Tenho por hábito evitar sobremesas ao almoço e ao jantar, a seguir às refeições :-)

    Jokas!

    ResponderEliminar
  18. Adoro cheesecake, adorava provar o teu.
    Ficou lindo.
    Bjs

    ResponderEliminar