05 abril 2009

TOFÚ MANGO MOUSSE


Não é por acaso que tenho-me interessado pelo Tofú nas sobremesas. A maior parte destes doces elaborados com ovos, natas, queijo e leite condensado de vaca, contêm uma enorme quantidade de colesterol escondida. São altamente perigosos para aumentar a gordura no sangue.

Dai que ao descobrir uma forma saudável de confeccionar as tipicas sobremesas é deveras aliciante para mim.

Nos artigos anteriores apresentei Tiramissú de Tofú, Cheese Cake de Tofú e agora Mousse de Manga com Tofú. Posso dizer com toda a segurança que a mousse de manga engana qualquer um. Ninguém diz que tem na sua composição, tofú. É deliciosa e conquista qualquer paladar. Fresca, leve e light.

INGREDIENTES:

  • Cereais de peq almoço sem açúcar (de arroz e trigo);
  • 1 punhado de amêndoas torradas sem sal;
  • 3 colheres (sopa) sementes de linhaça;
  • 3 colheres (sobremesa) manteiga soja;
  • 500 grs de Tofú fresco;
  • 1 lata de polpa de manga;
  • Sumo de 2 laranjas;
  • Sumo de 1 limão;
  • 1/2 pacote natas soja;
  • 1/2 chávena açúcar integral;
  • 4 bagas cardamomo (sementes do interior das bagas);
  • 4 colheres (sopa) agar-agar;
  • 1 chávena água;
  • Côco ralado e doce caseiro de Ananás para decorar.

CONFECÇÃO:

Triturar os corn flakes (de arroz e trigo) com as amêndoas e a linhaça. Juntar pedacinhos de manteiga, voltar a triturar. Forrar o fundo duma forma de aro com uma folha de papel vegetal e depois com os cereais moidos.

Lavar o copo da bimby e triturar o tofú, bem lavado à torneira, aos pedaços, com os sumos de laranja e limão, a polpa de manga, as natas de soja, o açúcar e as sementes de cardamomo.

À parte ferver a água num púcaro e diluir a agar-agar completamente até aumentar de volume. Juntar ao preparado de manga, triturar bastante. Ajudar com a espátula se necessário para misturar bem (uma vez que o copo da bimby vai estar bastante cheio).

Verter para dentro da forma, levar ao frigorifico para solidificar, pelo menos durante 1 a 2 horas. Após isto, retirar, decorar com côco ralado e doce de ananás (este era caseiro, feito na MFP, ao qual havia junto sementes de linhaça).

Levar novamente ao frigorifico de um dia para o outro. No meu caso como foi para levar para casa da sogra, deixámos no congelador (da sogra) enquanto almoçávamos. Ficou muito fresquinho mas desmaiou um pouco ao desenformar. Porém todos aprovaram com satisfação, ainda mais quando souberam que tinha 0% de colesterol !!! Os mais velhos adoraram esta ideia de poder comer uma sobremesa sem implicar aumentar gordura nas suas artérias :-))

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Na altura em que andei na net à procura de receitas para mousse de manga, encontrei esta que me serviu de base à ideia de transformá-la num género de charlotte com base de bolacha, partindo do exemplo do Cheese Cake. A receita foi evoluíndo à medida que as ideias iam surgindo, desde modificar a base de bolacha para base de corn flakes light e assim sucessivamente.

Adorei o resultado, aconselho vivamente a testarem esta receita. Devo só alertar para um pequeno pormenor, é possivel que não fique muito sólida porque a textura é mesmo de mousse. Talvez se a deixarem mais tempo no congelador, resulte num semi-frio quase ice-cream.

12 comentários:

  1. Com ingredientes tão diversificados! Aspecto é convidativo, sem dúvida...
    Gostei da decoração com o coco e o ananás, estes dois juntos sei que são uma delícia!
    A textura parece de mousse, e talvez deslizasse bem...
    Ainda não percebi a equivalência do agar-agar para as folhas de gelatina, neste caso, 4 c. de sopa para 2 ou 4 folhas, maybe?

    ResponderEliminar
  2. Rute, excelente! É fantástico porque estive ontem num supermercado que tinha tantas variedades de Tofú que fiquei perdida, sem saber o que comprar. O colesterol está a ser uma constante na família e como ingiro poucas gorduras, o motivo só pode ser as carnes vermelhas. Já comprei soja granulada e farinha de soja... já não é mau para início. Adorava conhecer o sabor das tuas Tofubremesas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Bem amiga,está com um aspecto de babar!!!
    Nem imaginas como gosto de mousse de manga!
    Parabens pela decoração está mesmo lindo.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Podes abrir um serviço de sobremesas de tofu ao domicílio! :)

    Isto vem a evului bem: o tiramisú não me cheira muito, o cheesecake já me parece mais tentador e minha amiga, esta mousse de manga tem-me na mão!
    O problema é que o meu esquisitinho não gosta de manga...
    Deve resultar com polpa de outras frutas, não achas?

    ResponderEliminar
  5. Olá Rute :-)
    Bem isto da guerra ao colesterol é uma batalha quase ganha hehe até as sobremesas já deixam de fora o inimigo!!!fiquei de boca aberta com tanta sugestão e com tão bom ar, esta tem um aspecto delicioso e as anteriores também me enganavam bem :-)
    Obrigado pelo selinho, logo que possa vou colocá-lo lá no meu blog.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Também tenho que experimentar esta! A nossa receita cá de casa de mousse de manga vegan, é muito simples: 4 mangas daquelas bem laranjinhas e maduras, 2 latas de leite de coco, frutose a gosto. Bate-se tudo com a varinha mágica e garda-se no frigorífico. Também pode servir-se como um semi-frio, levando algumas horas ao congelador. É deliciosa, toda a malta que não é vegetariana tem adorado esta (era a receita que ia colocar no dia laranja... :) )
    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Mary,

    também não consigo ajudar-te nessa questão da equivalência para a gelatina animal, mas olha que se puderes usa mesmo agar-agar (gelatina vegetal) é bem mais saudável. Só de pensar que a gelatina animal provém de ossos e peles de animais escaldados (grrrr).
    ___________________________________
    Suzi,

    se na vossa familia o mau colesterol está a ultrapassar os limites tem cuidado! Os ovos e os lacticinios de origem animal são os alimentos mais ricos em colesterol. O ovo então é uma desgraça! Elimina os ovos da tua alimentação durante uns tempos. Depois qdo os vossos niveis normalizarem, vcs voltam a comer ovos. Não te esqueças dos ovos escondidos em pães, bolos, biscoitos, massas alimenticias, maioneses e etc..
    ___________________________________
    Cinha,

    se adoras mousse de manga, experimenta esta. Senão quiseres estar com o trabalho da base e da decoração final, a mousse fica boa só assim.
    ___________________________________
    Gasparzinha,

    lembrei-me de pêssego. Porque não fazes uma mousse de pêssego enlatado?? O teu esquisitinho gosta de pêssego?
    ___________________________________
    Alcina,

    tenho mais tofubremesas previstas (como lhe chamou a Suzi).

    O povo unido, jamais será vencido contra o COLESTEROL!
    ___________________________________
    Isabel,

    a tua sobremesa deve ser um must. Eu adoro leite de côco, costumo fazer um Manto Branco de Côco muito bom:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/12/rapidinhas-na-bimby-1.html

    Mas esta mousse de manga é mais light que a tua :-)) O leite de côco é bastante calorico. Mas... em contra-partida usaste manga verdadeira e eu utilizei polpa de lata porque não tive pachorra para esperar que as mangas amadurecessem (shame on me!). Nesse aspecto a tua é mais natural ;-)

    ResponderEliminar
  8. Hummm... esta tinha mesmo que experimentar. Não sei se as sementes iam fazer um bocadito de confusão ao meu palato... só experimentando :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Rute! Vou tornar a repetir-me que é o de estar muito tempo sem passar por aqui e depois ter este monte de receitas para ler e "digerir"
    Também faço por vezes alguns pratos com tofú mas como te disse em tempos tenho horror à soja transgénica e por isso olho com alguma desconfiança para os produtos que utilizam esta leguminosa.
    Recentemente encontrei num pacote de soja a informação de que era modificada, o que não é habitual aparecer.
    Há tempos encontrei este link: http://www.greenpeace.org/brasil/transgenicos/consumidores/como-a-soja-chega-ao-seu-prato.
    A solução será começar a semear a minha soja tendo a garantia que não é transgénica.
    Cada vez está mais difícil arranjarmos boas opções.
    Mas esquecendo este problema, as tuas sobremesas são realmente de olhar e de se ficar a babar. Vou ter que passar algumas para a minha pasta de receitas aprovadas :))
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de soja, quanto ao tofú as vezes que experimentei não gostei, vou ter de voltar a experimentar, sempre é mais saúdavel.
    Esta mousse está excelente.
    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Ameixinha,

    esquece as sementes de linhaça, mas não esqueças as de cardamomo, que não se sentem mas que dão um óptimo paladar.

    O Topping não é absolutamente necessário. Nem sequer necessitas de fazer em forma de aro.

    Para facilitar, colocas a base de bolacha no fundo de 1 tabuleiro e a mousse de manga por cima. E serves à colherada.

    Beijinhos querida.
    ___________________________________

    Olá Ana Ramon,

    que surpresa agradável.

    Já fui ao teu blog ver o artigo recente. É uma pena não escreveres com maior regularidade. Gosto tanto dos teus posts (aprendo tanto!).

    Quanto aos transgénicos, se comprares biológico certificado à partida não tens esse problema.

    De qualquer das formas a cultura mais genéticamente modificada é o milho que se destina aos animais e aí ninguém se preocupa.

    Eu sei que tu, na tua quinta comes animais criados por ti, pelo que supostamente não tens esse problema, se os cereais que compras são biológicos.

    Um grande beijinho,
    volta sempre e dá noticias se fizeres alguma destas sobremesas.
    ___________________________________

    Isabelocas,

    aconselho-te esta mousse de manga sem medos! É à confiança! Atreve-te a confeccionar :-D

    Beijinhos.

    ResponderEliminar