07 abril 2009

TOFÚ MOKA CAKE

Aqui está mais uma Tofúbremesa conforme foi baptizado pela Suzi . A culpada destas idas à Tofulândia é a Mary que desde que foi lá a 1ªvez que não quer outra coisa (anda a influênciar toda a gente!!). Embora ela visite mais a parte "salgada" enquanto que eu me aventurei pela parte "doce" desta maravilhosa terra do nunca (...para algumas pessoas).

A presente Tofúbremesa é uma adaptação do famoso bolo de bolacha. Aquele que é carregadinho de manteiga ou chantilly, que até arrepia ao confeccionar. Pois, o Tofú Moka Cake é uma óptima alternativa, muitissimo mais saudável.

Ainda não o degustei na totalidade, mas..., a minha filha e eu, rapámos os restinhos do copo da bimby e o creme tá uma delicia. Vamos lá a ver se me lembro do que inventei ;-).

INGREDIENTES:
  • 500 grs Tofú Fresco;
  • 200 grs Açúcar Integral de Cana;
  • Café forte (de saco ou balão);
  • 1/2 pacote de natas soja;
  • 1 colher (café) aroma baunilha;
  • 1 colher (chá) chocolate em pó;
  • 1 colher (chá) canela em pó;
  • 3 colheres (sopa) agar-agar;
  • 2 pacotes Bolacha Maria;
  • Caramelo liquido;
  • Amêndoas torradas.

CONFECÇÃO:

Fazer café algo forte. Numa caneca juntar o café a ferver com a agar-agar. Deixar a demolhar.

Pulverizar o açúcar na bimby (1 min, vel 5). Juntar o tofú lavado em água corrente, cortado aos pedaços pequenos, mais as natas de soja. Triturar. Juntar metade do café da caneca, o aroma de baunilha, o chocolate e a canela enquanto tritura.

Quando o preparado estiver todo liquidificado, escorrer a agar agar do café que ainda se encontra na caneca, com uma colher e depositar no copo da bimby. Voltar a triturar. Reservar o creme de tofú no frigorifico durante 1 hora.

Ao fim de 1 hora ou mais, faça mais café para molhar as bolachas e começar a construir o bolo, conforme figura 3. Não convém o café estar muito quente quando for molhar as bolachas. Caso contrário o calor do café fará derreter o creme de tofú. Assim como não convém molhar as bolachas em demasia, pásse-as só pelo café, sem encharcar.

Depois de terminado, leve ao frigorifico mais 1 hora. No fim deste tempo, decore com caramelo líquido e amêndoas torradas partidas. Leve ao frigorifico de 1 dia para o outro para solidificar.

17 comentários:

  1. I'm speechless!
    Com esta é que me tramaste! hehehe
    Café, baunilha, xiclate e canela, num só doce é um exito na certa!
    Até os mais renitentes, não conseguem resisti ao aspecto guloso desta tofubremesa...esses neurónios funcionam a mil! 10 points!
    PS - detesto os que em vez de creme, levam montanhas de manteiga! (c'a nojo)...:)

    ResponderEliminar
  2. Rute...Rutinha! Ate fiquei com agua na boca!!!
    Aqui ta td a correr mesmo mto bem
    Beijinhos e ate breve!

    ResponderEliminar
  3. As coisas que vocês inventam :)
    Eu não gosto nada de bolo de bolacha com creme de manteiga! Acho que prefiro esta versão... fica mais bonito e tudo :)

    ResponderEliminar
  4. JÁ PROVEI !!!!!! Muito bom.

    Porém... não sabe ao tradicional bolo de bolacha. Este NÃO é enjoativo.

    Numa próxima oportunidade vou apurar a receita:

    Utilizar café instantâneo para obter sabor mais intenso a moka;

    Não molhar todas as bolachas de café. Intercalar uma camada de bolachas secas com outra de bolachas molhadas;

    Experimentar com bolacha torrada.

    No entanto, gostámos muito deste. Filha inclusive, que é uma Sra. Gulosa.

    ResponderEliminar
  5. Quem é que come estes docinhos todos que tu fazes quase diariamente???? :)

    (ontem fiz arroz-doce (como o teu, mas sem forno solar...) ;)

    ResponderEliminar
  6. Rute, e com esta me renod, porque eu não resisto a uma viagem!
    Tb quero ir à Tofulânida!! :)

    Dúvidas:
    - Onde é que aqui na nossa zona se compra o tofu mais em conta e por quanto?

    - Demolhar as bolachas em café expresso não deveria deixar um sabor mais intenso do que em instantâneo?

    Explica-me lá isto porque esta eu vou mesmo fazer!
    :)

    Beijinhos e parabéns - o bolo está lindo!

    ResponderEliminar
  7. Adoro bolo de bolacha! Faço com manteiga de soja (menos mau de a manteiga da vaquinha) mas esta versão está espectacular! Parabéns

    ResponderEliminar
  8. Lindo! Estou babando....
    Nossa que pecado!!!.
    Como a vida vai melhorando, estou em Lisboa.
    Ainda estou em negociações com os novos workshop´s, pois como enquanto estive fora desmarquei todos, agora tenho de acertar as novas datas.
    beijocas.
    Márcia

    ResponderEliminar
  9. Realmente uma Tofúbremesa fabulosa! Isto porque adoro bolo de bolacha e faço com... manteiga, mas vou fazer com Alprosoja! Deve estar espectacular! Eu ando na senda dos pratos salgados, ainda... e já comprei Tofú fresco e fumado. O fumado será para a carbonnara mas ainda tenho que descobrir o que fazer com o fresco. Sim, porque é muito bonito inventar, mas agradar... vai lá vai! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. És má :-) também quero um pedacinho...please...ficou maravilhoso, que é que pode dizer que não ao tófu...

    ResponderEliminar
  11. Olha...se eu tivesse visto antes...tinha-te pedido para me trazeres hoje uma fatia num "tamparuere" para sobremesa do almoço...

    ResponderEliminar
  12. Ora ora ora... mais um docinho com tofu!! Saudavel nao é verdade... Ja tenho muitooo por onde escolher! Agora ando agarrada aos folares :D

    Ontem lembrei me de ti Rute, vinha no meu correio a revista da farinha branca de neve, e la estava um cheesecake de tofu!! Pensei logo nas tuas receitinhas :)

    Bjs!

    ResponderEliminar
  13. Olá a todas,

    desculpem a demora nas respostas mas hoje foi impossivel vir aqui aos comentários.

    Isabel,

    informaste que fizeste o arroz doce mas não disseste se foi aprovado por unanimidade :-). Quanto à tua pergunta, nem sempre o que parece, é!

    Ou seja, o Tiramissú fiz há quase 1 mês atrás mas só publiquei agora para respeitar o tema mensal 1 filme=1 prato.

    O Cheese Cake comemos nós os 3 todinho, de sexta para segunda.

    A Mango Mousse levei para um almoço de familiares e eramos 9 pelo que desapareceu na hora (eu só comi 1 fatia).

    O Moka Cake andamos a comer desde ontem.
    ___________________________________

    Gasparzinha,

    o tofú costumo comprar no continente do Cascais shopping na secção dos vegetarianos. Custa + ou - 3 euros, 500 grs de tofú fresco biológico.

    Quanto ao café expresso, de certeza que fica mais intenso do que o café de saco. Não me lembrei na altura, mas para a próxima testo com esse. Boa ideia!!
    ___________________________________

    Olá Sandra,

    fico contente de te "ver" pelos blogs novamente. Espero que a tua azafáma já esteja a acalmar.
    ___________________________________

    Boa Márcia! Venham essas datas de workshops. A minha curiosidade é muita em relação ao crudivorismo.

    Passei agora pelo seu blog e gostei da dica sobre a revista Zen. Vou procurar nas bancas.
    ___________________________________

    Suzi,

    se queres começar pelos salgados, aconselho-te o mesmo prato que aconselhei à Mary quando ela se iniciou no Tofú:

    http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/03/receita-de-tof-filetes.html

    Estes filetes de tofú agradam qualquer paladar. São confeccionados com o tofú fresco e o segredo está no tempero. Ficam muito identicos ao filetes de peixe.
    ___________________________________

    Samma, realmente quem é que consegue dizer que não ao Tofú? Já compraste bilhete para a Tofulândia?? A Páscoa está aí a precisar de Tofúbremesas!!

    Eu ando a inventar uma para o domingo de Páscoa com a minha familia (pais, avós, tios). Queria algo novo...
    ___________________________________

    Borboleta,

    acredita que eu pensei nisso, mas como estáva calor fiquei com medo da sobremesa se estragar no caminho.

    Também me lembrei de levar um potinho de doce de pimento laranja para provares mas como sabes fui trabalhar de manhã e era passivel de se estragar.

    Mas há mais marés do que marinheiro e eu hei-de dar-te muita coisa a provar num futuro próximo. Obrigada pela excelente companhia. Adorei conhecer-te!
    ___________________________________

    Verdinha!! Como anda a evoluir o teu blog?? Tenho de ir lá espreitar e adicionar-te ao meu blog roll. Vamos lá ver se tenho tempo para isto tudo ainda hoje...
    ___________________________________

    Beijinhos a todas.
    Obrigada pela visita e pelos comentários.

    ResponderEliminar
  14. Claro que foi aprovado por todos! Eu já tinha feito arroz-doce com leite de soja, mas a particularidade de ser com sabor a baunilha fica muito melhor!

    Beijinhos
    Isabel

    ResponderEliminar
  15. Obrigada!
    O tofú já está na lista de compras.
    Desculpa, mas como nunca comprei, tenho + duas dúvidas:

    - Pode comprar-se ao peso ou só embalado?

    - Depois conserva-se no frigorífico, certo? E dura muito tempo ou tem que se consumir depressa? Pode ser congelado?

    Só não me convertes de vez porque adoro um belo bifinho! :)

    Beijnhos. :)

    ResponderEliminar
  16. O Tofú vende-se embalado. Há embalagens de 250 gr e de 500 gr no Continente. Também encontras tofú fresco nas lojas Celeiro.

    Depois conserva-se no frigorifico. Em principio tem um prazo de validade algo alargado. Mas confirma a data na embalagem antes de comprar.

    Congelado não sei! Quando tinha congelador nunca congelei tofú.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Obrigada pelas dicas.
    É que sou uma tofuçarica (tofu + maçarica!)
    :)

    ResponderEliminar