12 abril 2009

ZEBRA! White & Black Tofú Stripes

As riscas brancas e pretas de tofú foram a minha invenção para o almoço de Páscoa em familia. A ver vamos se os consigo enganar e não mencionar o tofú logo de inicio. Claro que depois do tabuleiro rapado, desvendo o segredo do meu sucesso.

A mousse de Tofú resulta melhor com chocolate em barra. Primeiro é derretido e quando volta à sua forma inicial têm o tofú e o leite misturado, não conseguindo solidificar por completo.

Mais uma vez apostei na base de cereais de pequeno almoço com pouca manteiga. A ver vamos se a combinação destes ingredientes satisfazem.

INGREDIENTES:

BASE:
  • cereais de trigo e arroz;
  • 4 bolachas Maria;
  • 3 colheres (sopa) de sementes linhaça;
  • 2 colheres (sopa) manteiga de soja.
MOUSSE BRANCA:
  • 50 gr água;
  • 200 gr chocolate branco;
  • 250 gr tofú fresco;
  • 25 gr açúcar integral;
  • 100 gr leite de soja natural.
MOUSSE PRETA:
  • 50 gr água;
  • 200 gr chocolate preto;
  • 250 gr tofú fresco;
  • 75 gr açúcar mascavado escuro;
  • 100 gr leite de soja natural.
DECORAÇÃO:
  • Morangos ao natural.

CONFECCÇÃO:

Triture os ingredientes da base na bimby. Primeiro os cereais de peq almoço com as bolachas, depois as sementes de linhaça e por fim a manteiga. Forre o tabuleiro com o preparado. Faça uma moldura com os morangos cortados ao meio, ao alto.

Pásse o copo da bimby por água. Não é preciso lavar com detergente. Coloque as 50 gr de água no copo, programe 3 minutos, temperatura 70º, velocidade 1.

Junte o chocolate branco partido aos quadrados. Deixe repousar uns segundos. A seguir triture na velocidade 8, já sem temperatura, até que fique completamente liquidificado. Junte o tofú, o açúcar e o leite, triture 2 minutos na velocidade 5 e reserve numa tijela.

Sem lavar o copo, deite a água para derreter o chocolate preto. Proceda da mesma maneira. Aquece a água 3 min, temp 70º, vel 1. Deite o chocolate aos pedaços (aguarde). Triture na vel 8. Junte o tofú, o açúcar e o leite, triture 2 min, vel 5.

Deite os chocolates derretidos alteradamente, a fazer riscas. Decore com os restantes morangos.

13 comentários:

  1. Esta deixou-me KO! Deve ser espectacular, eu também ando cá com umas ideias de umas experiências novas... eheheh estás imparável! Acho que vai ser o sucesso do vosso almoço de Páscoa!

    ResponderEliminar
  2. Com esta já não me conseguiste trocar as voltas...
    Com tofu ou sem tofu, não sou muito fã da combinação explícita de morangos e chocolate.

    Mas depois quero saber se
    conseguiste passar a perna aos gulosos mais cépticos! :)

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo, pelo o aspecto queria ser logo a primeira a experimentar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. O maior Guloso da familia que é o meu irmão de 15 anos, até repetiu sem saber que era tofú. Quando soube não o incomodou nada. Repetia a 3ªvez se tivesse barriga para isso. Alias ficou lá o resto para ele comer ainda hoje ou amanhã. A minha mãe não se cansava de perguntar a receita!

    Gostaram todos apesar de já estarmos super cheios com o que antecedeu: entrada e prato principal.

    Fica uma mousse bastante solida, tipo chantily forte. O tofú não dêmos por ele, só sabia a chocolate branco e a chocolate preto.

    O maridão disse que podia estar mais doce. Para mim estáva óptimo!!

    Se me perguntarem, de todas estas tofúbremesas qual eu gosto mais...não vos sei dizer porque gosto de todas :-))

    ResponderEliminar
  5. Bem...fiquei fascinada com mais esta maravilha!!!
    Parabéns !!!
    Aina vou a tempo?!
    Uma Páscoa muito docinha!!!
    Bjinhos
    Tina

    ResponderEliminar
  6. Lamento Tina,

    mas já não vens a tempo duma fatia :-( Ficou tudo em casa da mãe pró mano papar.

    Por um lado é preferivel assim, caso contrário teriamos de comer tudo cá em casa. E por causa do blog tenho feito muitos doces. Tá na hora de travar a fundo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Rute, com o trauqejo que levas nas tofúbremesas, só podia mesmo ser aprovada. Com distinção!!

    :)

    ResponderEliminar
  8. Já ando a congeminar um plano para nova tofúbremesa... para quando a confecção é que não sei. Queria dar um descanso à malta cá de casa:-)

    ResponderEliminar
  9. Uma pessoa afasta-se umas horas e quase que perde esta belezura...
    O efeito decorativo está mesmo "à lá Rute", imaginativo! Este acho que comia muito bem! :)

    ResponderEliminar
  10. Comias todos muito bem, gulosa como tu és, e como eu já começo a conhecer-te :-)

    Tens uma santa boquinha, tal e qual como eu, marcha tudo com uma pinta dos diabos!

    Efeito decorativo "à lá Rute" ah ah ah...mais outra expressão engraçada. És pró em colocar títulos.

    ResponderEliminar
  11. Conta ,Conta!!! Descobriram ?? hehe beijinho

    ResponderEliminar
  12. Samma,

    não descobriram, eu é que contei. Mas aceitaram tranquilamente :-))

    Acho que já se estão a habituar às minhas novidades.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  13. Com essa também eu me "habituava às tuas novidades"!!!!
    Delicia de aspecto Rute, está magnifico!!!
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar